Grupo Premier

oBlog GP

imagem14-05-2022-20-05-30

Crise mundial só acabará quando problema for resolvido nos Estados Unidos, diz especialista • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Crise mundial só acabará quando problema for resolvido nos Estados Unidos, diz especialista

Autor: O Economista – 30 de março de 2009

Por ter tido origem nos Estados Unidos, a crise financeira internacional só acabará quando o problema for resolvido lá. A avaliação é do professor de economia da Universidade de São Paulo, Roberto Macedo, feita em palestra, nesta última semana, a estudantes da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Para o especialista, “se não resolver o problema de lá, não resolverá em lugar nenhum e nem o G20 [grupo das maiores economias do mundo] dará jeito”, comentou.

Macedo acredita que o aprofundamento da crise financeira depende mais de encontrar uma solução para o sistema americano do que o G20. “A crise está mais cravada lá, foi lá que ‘pipocou’ o mercado de subprime”, ressaltou.

Macedo pontou que a reunião do G20, que se realizará na próxima semana, em Londres, servirá “para lavar roupa suja”. “Torço pelo melhor e que eles consigam achar uma solução, mas acho difícil que mude alguma coisa”, disse. Conforme o professor, a maioria dos países continua adotando medidas protecionistas para seus mercados, mesmo quando há uma tendência de abrir o comércio.

O professor alertou que as negociações do G20 podem ser desviadas por conta de um dos temas que estão na pauta e que foi proposto pela China, a criação de uma nova moeda internacional que substitua o dólar.

Macedo explicou que os chineses têm medo que a moeda americana se desvalorize porque ele têm mais de US$ 1 trilhão em reserva. “O euro já se qualifica como uma nova moeda porque muitos contratos agora são negociados em euro. Mas isso é pouco provável porque nem a Inglaterra o aceitou, que dirá os outros países.”

Segundo o professor, o pior aspecto da crise é o desemprego e esta é uma questão que deve ser tratada como uma das prioridades. “Para mim o desemprego é um dano moral, o funcionário que perde seu trabalho se sente diminuído, sofre por não ter dinheiro, por não poder sustentar a família”.

Agência Brasil / Ivy Farias

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/crise-mundial-so-acabara-quando-problema-for-resolvido-nos-estados-unidos-diz-especialista

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram