Grupo Premier

oBlog GP

imagem10-05-2022-05-05-24

Crise mundial diminui arrecadação nos Estados • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Crise mundial diminui arrecadação nos Estados

Autor: O Economista – 18 de março de 2009

A crise financeira já pode ser medida também pela queda da arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelos Estados, principal fonte de recursos das unidades da federação, aponta estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado ontem, terça-feira (17).

De acordo com os dados compilados pela entidade, “os efeitos negativos da crise se fizeram sentir a partir do mês de outubro de 2008”. O número de Estados com redução na arrecadação do imposto foi de nove em outubro, 12 em novembro e 16 em dezembro. O levantamento, porém, não cita o valor médio da redução.

Apesar das reduções, a evolução anual de arrecadação ficou em 17,21% no ano passado. “Houve, portanto, um acréscimo real de receita significativo. Tal desempenho, no entanto, não deve ser esperado para o ano de 2009, a menos que o país demonstre uma excepcional capacidade de recuperação”, avalia o Ipea no estudo.

A queda ocorre porque o consumo por parte das família está menor –seja pelo temos da instabilidade ou pela perda do emprego–, e consequentemente com menos vendas, menos impostos são arrecadados.

Folha Online

, , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda
Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda

Fonte: www.oeconomista.com.br/crise-mundial-diminui-arrecadacao-nos-estados

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram