Grupo Premier

oBlog GP

imagem26-05-2022-12-05-15

Copom reforça necessidade de mudança no sistema financeiro nacional • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Copom reforça necessidade de mudança no sistema financeiro nacional

Autor: O Economista – 7 de maio de 2009

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reforçou que o processo de redução da taxa básica de juros, a Selic, torna necessárias mudanças no “arcabouço instituicional do sistema financeiro nacional”.

A ata da última reunião do colegiado divulgada hoje destaca a preocupação do governo e de analistas de mercado de uma possível migração das aplicações em títulos, remunerados pela Selic, para a poupança.

Com a redução da Selic, a poupança tem se tornado mais atrativa. O governo estuda mudanças nas regras da poupança, que é remunerada pela Taxa Referencial, mais 0,5% ao mês. A TR é considerada uma herança do período de alta da inflação.

“O Comitê entende que a continuidade do processo de flexibilização monetária torna premente a atualização de aspectos, resultantes do longo período de inflação elevada, que subsistem no arcabouço institucional do sistema financeiro nacional”, diz a ata.

O Copom também avalia que as reduções da Selic estão condicionadas às perspectivas de inflação em linha com a meta, que tem como centro 4,5% e margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite superior é de 6,5% e o inferior de 2,5%. O comitê acrescentou que os fetios das mudanças nos juros básicos “se acumulam ao longo do tempo”.

Agência Brasil / Kelly Oliveira

, , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/copom-reforca-necessidade-de-mudanca-no-sistema-financeiro-nacional

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram