Grupo Premier

oBlog GP

Como vender moda no Instagram | Ecommerce na Prática

Compartilhar537CompartilharTwittarPin537 Compart.

Vender moda no Instagram não é novidade. Uma porção de lojistas já olham para a plataforma como forte canal de venda devido aos milhões de consumidores assíduos que passam horas do dia por lá. Diante disso, você precisa entender como aproveitar o Instagram para alavancar as vendas do seu Ecommerce de Moda uma vez por todas.

vender moda no instagram
vender moda no instagram

Por que vender no Instagram?

Vender no Instagram pode ser um mar de oportunidades. Hoje em dia, ele é um dos aplicativos mais famosos e utilizados do Brasil, tendo uma base de usuários gigantesca.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos.

E em relação às vendas, os resultados são fantásticos. Segundo o levantamento da NuvemShop, quase 70% das vendas realizadas pelas redes sociais vieram do Instagram no último trimestre de 2018.

Além disso, o Instagram é um aplicativo basicamente visual. Assim, para postar fotos dos seus produtos e chamar a atenção dos clientes, ele funciona perfeitamente.

Ou seja, oportunidade não falta.

Mas você também pode aproveitar outras gigantes redes sociais para vender.

O Brasil é o terceiro país com maior número de usuários do Facebook, por exemplo, com uma base de 130 milhões de usuários.

Para quem está começando, é recomendado focar em uma ou duas redes para poder vender, mas vou entrar em mais detalhes sobre isso mais adiante…

o que vender no instagram
o que vender no instagram

O que vender no Instagram?

Agora que você sabe a importância do Instagram, talvez esteja se perguntando o que pode vender por lá. Eu trouxe algumas ideias aqui para te inspirar:

Sabe todas as roupas que estão ocupando espaço no seu armário e que você não usa? Já pensou em ganhar um dinheiro em cima dela?

  • Ou, quem sabe, você já produz roupas próprias, mas ainda não deu o primeiro passo para começar a vender.
  • Também é possível revender produtos. Entrar em contato com um fornecedor de roupas

Enfim, não importa como você queria fazer, a verdade é que começar a vender moda pelo Instagram – e por outras redes sociais sobre as quais vou falar aqui – pode ser o melhor caminho para quem quer começar do zero.

Digo isso porque é recomendável que você comece com uma pequena estrutura, mas mesmo assim, é preciso ter a estratégia correta para fazer boas vendas.

Mas não dá para fazer vendas pelas redes sociais sem uma boa estratégia para se destacar e alcançar os clientes. Por mais que seja fácil usar o Instagram e o Facebook, por exemplo, você precisa ter atenção ao que está fazendo, do contrário pode acabar espantando os possíveis clientes..

É por isso que, neste artigo, eu decidi te mostrar como vender moda nas redes sociais.

Esse passo a passo fui eu mesmo que criei com toda a experiência que adquiri nos 10 anos vendendo Moda pela internet e com a minha marca, a Pormenor.

Aqui está um vídeo onde dou boas dicas sobre o assunto:

Sem mais delongas, vamos às dicas. Elas são essenciais para você vender moda no Instagram e em outras redes sociais da forma certa.

Como vender Moda no Instagram

como vender no instagram
como vender no instagram

1 – Foque em uma ou duas redes sociais

Falei antes que essas dicas iriam abranger mais do que só o Instagram. Mas é importante que, no início, você foque a sua energia em apenas uma ou duas redes sociais.

Se optar por focar em duas, entenda que uma delas será a principal, a que vai te dar mais retorno e a que você mais vai se dedicar.

Você pode trabalhar com Instagram, Facebook, Youtube… mas, quando trabalha com moda, recomendo o Instagram, porque é uma rede social mais visual.Ele é a rede social mais conhecida por vender roupas. Dessa forma, pode ser extremamente útil e prática para quem está começando a vender.

No Instagram, você pode utilizar as Hashtags para dar mais visibilidade as suas postagens. Além disso, pode abusar de bons conteúdos sobre assuntos que conectam com a audiência, o que, aos poucos, vai te ajudar a ganhar seguidores

conta comercial vender no instagram
conta comercial vender no instagram

2 – Crie uma conta profissional

A maioria das pessoas possuem um perfil pessoal no Instagram, mas ele não será o suficiente para quando você for vender por lá. No Instagram, existe a opção de tornar uma conta comercial. Faça isso e venda suas roupas por essa conta.

Mesmo o seu canal de vendas sendo em uma rede social, você precisar ser o mais profissional possível sempre.

O profissionalismo gera credibilidade e fidelidade nos seus clientes. Eles vão se sentir mais confiantes em comprar com você.

Além disso, a conta comercial vai te oferecer dados e métricas aos quais você não tem acesso de outra forma. Será muito mais fácil tomar decisões estratégias para o seu negócio a partir dessas métricas.

Muitas pessoas acreditam que vender pela conta pessoal gera mais alcance, mas isso não é verdade.

Existem várias estratégias gratuitas que você pode utilizar para ganhar seguidores, ter um bom atendimento, produzir conteúdo

Isso tudo de maneira profissional, dando mais confiabilidade ao seu consumidor.

Sem dizer que, futuramente, você pode começar a trabalhar com tráfego pago, que pode dar mais impulso ao seu negócio.

Leia mais: Técnicas de SEO: dicas para chegar ao topo do Google

comportamento vender no instagram
comportamento vender no instagram

3 – Pense no comportamento do seu cliente

Uma das melhores maneiras de vender é se colocar no lugar o seu cliente. Por isso, pense: como que ele se comporta nas redes sociais?

Se colocar no lugar dele é muito simples, apenas pense no que você faria. Afinal, você não é apenas vendedor, você compra também.

Com isso em mente, pense como é o seu comportamento nas redes sociais.

Quando você entra no seu Instagram, provavelmente você não quer entrar lá para comprar alguma coisa. As pessoas usam as redes sociais para ver amigos, compartilhar momentos…

Ninguém quer toda hora ficar sendo impactado por ofertas, certo?

As redes sociais servem para criar relacionamentos, para você se aproximar do seu cliente.

Vou explicar a importância disso usando o conceito de funil de vendas.

O que é funil de vendas

O funil vendas é a jornada de compra do cliente na sua empresa. Existem basicamente 3 etapas dessa jornada.

O topo do seu funil é onde você vai atrair pessoas para o seu negócio que ainda não te conhecem.

O meio do funil é onde você vai gerar engajamento com essas pessoas. Ele já conhece a sua marca, agora é simplesmente manter um relacionamento com ele e mantê-lo por perto.

O fundo é onde você vai converter essas pessoas.

No Instagram, existe a ferramenta Insatgram Shopping, onde você consegue, na postagem do seu produtos, colocar o preço com o link da página que vai direcionar ao método de pagamento.

A sua rede social vai fazer o trabalho de topo do funil. É lá onde você vai compartilhar conteúdo, vai entregar valor para esse cliente e vai alcançar novas pessoas para a sua empresa.

Para atrair essas pessoas, você vai criar conteúdos de relevância para esse cliente de forma recorrente e consistente Seja presente para ser visto sempre.

Separei um artigo para te ajudar a ter ideias do que postar. Confira:: 8 Postagens que Bombam nas Redes Sociais

Poste conteúdo de valor, não apenas fique postando produto o tempo inteiro. Lembre-se do comportamento de rede social, ninguém quer ver oferta o tempo todo.

Você pode usar Hashtags, fechar parcerias com influenciadores digitais, investir em tráfego pago…

Assim, quando você estiver alcançado um bom número de pessoas interagindo na sua página, você vai levá-las para o meio do seu funil, engajando-as.

contato vender no instagram
contato vender no instagram

4 – Continue se relacionando com o seu cliente

Nunca descarte o seu cliente.

Depois que o consumidor tiver feito a compra, você deve manter esse relacionamento. Portanto, se esforce para conseguir o contato de telefone desse cliente, de forma que poderá alcançá-lo também por Whatsapp.

Você também pode fazer contato com ele via Direct e Email, mas o Whatsapp é mais pessoal.

Assim, aproveite para mandar brindes, pergunte se deu tudo certo com a compra. Se ele sumir, mande mensagem para saber se está tudo bem, um cupom…

Ou seja, fique por perto.

aprenda a vender no instgaram
aprenda a vender no instgaram

5 – Busque conhecimento sobre o Negócio

O mundo muda o tempo todo, assim como o consumidor e o mercado. Por isso, não adianta ficar preso a uma só plataforma e achar que ali será a sua eterna fonte de renda.

Se você viveu na época do ICQ, Orkut, Fotolog, etc., sabe que as redes sociais podem ser muito populares em um dia e, no dia seguinte, não são mais. Novidades chegam o tempo inteiro.

É por isso que você precisa ter as bases do seu negócio bem sólidas, de forma que poderá vender em qualquer lugar e a qualquer momento.

E, se não buscar conhecimento sobre o assunto, vai acabar ficando para trás.

Separei um artigo que eu mesmo escrevi onde eu revelo a estratégia essencial para um Ecommerce de Moda de Sucesso. Essa é uma estratégia de 4 etapas com os pilares que sustentam o negócio.

As etapas são essas:

  • Planejamento
  • Estrutura (Física e Online)
  • Marketing
  • Relacionamento (Atendimento e Vendas)

A partir delas, também mostro como você faz para crescer e impulsionar o negócio em outros canais e plataformas, vendendo de forma constante e sustentável.

Para você ter uma ideia, essas etapas são as mesmas do meu treinamento Ecommerce de Moda do Zero, mas vou te mostrar aqui de forma gratuita.

Confira o artigo:

Como Montar uma Loja de Roupas Online [GUIA DEFINITIVO]

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar537CompartilharTwittarPin537 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/como-vender-moda-no-instagram

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram