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Não importa qual o tamanho do seu Ecommerce, é essencial entender como as pessoas interagem com o seu site. Por essa razão, saber como usar o Google Tag Manager vai te ajudar a criar e gerenciar Tags, coletar dados e manter tudo isso muito bem organizado.
O GTM pode ser muito útil para empresas de qualquer tamanho, mas é essencial para as pequenas empresas. Por essa razão, um profissional da área saber como usar o Google Tag Manager.
Isso porque o GTM torna muito mais fácil adicionar e editar tags sem precisar de um desenvolvedor, o que é ótimo para empresas menores que que têm dificuldades com suporte técnico.
E é necessário usar dezenas de tags em um site, o Tag Manager facilita o gerenciamento de todas elas e melhora a velocidade do site, para que ele carregue com mais eficiência.
Por esses motivos, saber usar essas duas ferramentas vai tornar a sua vida muito mais simples.
Isso porque os dados podem ser enviados do Google Tag Manager para o Google Analytics, para que você possa analisar, ver tendências e ter todas as informações necessárias em um só lugar.
Segue com a gente para saber TUDO sobre essa ferramenta…

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Índice:
- O que é o Google Tag Manager?
- Por que usar o GTM?
- Google Analytics e Google Tag Manager: duas ferramentas complementares
- Como configurar o GTM
- Dicionário de termos usados pelo GTM
- Como usar o Google Tag Manager?
- Como instalar o Google Analytics no Google Tag Manager?
- Qual a importância de conhecer o Google Tag Manager?
- Como se tornar um Analista de Ecommerce e aprimorar suas habilidades
O que é o Google Tag Manager?
O GTM é uma ferramenta gratuita que te permite criar e gerenciar tags no seu site ou aplicativo, sem a necessidade de modificar os códigos.
A interface do GTM é amigável, o que simplifica muito o trabalho com as tags. Com o Tag Manager, você pode adicionar, editar e desabilitar tags sem ter que tocar no código-fonte.
Embora o GTM seja, obviamente, um produto do Google, você pode usá-lo para gerenciar tags de terceiros , como Twitter, Bing Ads e o Hotjar, apenas para citar alguns.
Existem poucos tipos de tags com as quais o GTM não funciona.
Por que usar o GTM?
Os motivos para você usar o Google Tag Manager são muitos. Em primeiro lugar, ele é gratuito. Tudo que você precisa para ter acesso é ter uma conta no Google.
O GTM é uma ferramenta muito eficaz porque acaba com a necessidade de contratar desenvolvedores externos.
Ele funciona super bem em conjunto com o Google Analytics, o que torna mais fácil para você ter tudo o que precisa diretamente no Google.
Isso te permite encontrar as informações do seu site e manter tudo organizados. Você também pode rastrear quase tudo o que quiser em seu site e ver como as pessoas o estão usando.
Outra grande característica do GTM é que você nem precisa se preocupar com segurança. Isso porque ele usa estratégias para manter seu nome de usuário e senha protegidos.
Ou seja: dificilmente alguém será capaz de entrar na sua conta e encontrar seus dados.
Ao utilizar a ferramenta, você tem controle total sobre quais tags serão usadas, quando uma tag deve ou não ser disparada, para onde as informações devem ir e o que acontece quando elas são disparadas.
Ter controle sobre esses recursos te dará as informações de que você precisa para fazer as suas análises. O que, consequentemente, levará o seu site a ter mais sucesso!
Google Analytics e Google Tag Manager: duas ferramentas complementares
O objetivo da ferramenta não é substituir o Google Analytics. Ao invés disso, os dois trabalham juntos para fornecer um sistema fácil de gerenciar para rastrear as várias análises do seu site…
Funciona assim: o GTM permite que você crie um código de rastreamento nas páginas desejadas e o Google Analytics leia esse código para rastrear vários dados.
Ou seja, é uma ferramenta revolucionária, pois te dá liberdade para adicionar, editar ou remover tags de sem qualquer codificação, tornando o processo muito mais simples e rápido.
Ter essas duas ferramentas pode tornar a sua vida muito mais simples. Os dados podem ser enviados do GTM para o Google Analytics, para que você possa analisá-los, ver tendências e ter todas as informações necessárias em um só lugar.
Como configurar o GTM
Se você usa o Google Analytics, vai ser fácil saber como usar o Google Tag Manager. O passo a passo para configurar a ferramenta no seu site:
- 1 : crie uma conta do Gerenciador de tags do Google
- 2 : adicione o código do contêiner a todas as páginas do seu site
- 3 : crie sua primeira tag (normalmente, é o snippet de código GA)
- 4: ative o modo de visualização para ver se a tag está disparando
- 5: acesse o relatório em tempo real do GA para garantir que as visitas sejam registradas
- 6: publicar o contêiner
Mas antes de desmembrar essas etapas, você precisa entender o significado de alguns termos…
Dicionário de termos usados pelo GTM
Existem alguns componentes diferentes do Google Tag Manager que serão necessários para funcionar corretamente. É importante entender o que é cada um desses componentes e como eles funcionam juntos.
Conta
A conta é o local onde todas as suas configurações ficam guardadas. Ela é o nível mais alto de acesso dentro do Google Tag Manager.
A depender da permissão concedida, um usuário pode apenas visualizar ou até mesmo configurar e excluir as informações contidas dentro dela.
Contêiner
O contêiner é o lugar em que as Tags ficam armazenadas. Ele é segundo nível do Google Tag Manager, com informações mais detalhadas.
É possível criar vários contêineres, com Tags diversas que correspondam a sua estratégia, para um bom desempenho e interpretação dos dados.
Dentro dos contêineres ficam guardadas as configurações das Tags. A ativação das “tags” é feita através de “acionadores”, que são configurados nas “variáveis” e buscam informações nas “camadas de dados”.
Tags
As tags em seu site se referem a uma linha de código que pode enviar informações importantes para alguma outra ferramenta, como o Google Analytics, por exemplo.
Além disso, é possível usar tags para muitas outras finalidades como rastreamento de rolagem, envio de formulários de monitoramento, realização de pesquisas, geração de mapas de engajamento, remarketing ou rastreamento de como as pessoas chegam ao seu site.
Elas também podem ser usadas para monitorar eventos específicos, como downloads de arquivos, cliques em determinados links ou itens sendo removidos de um carrinho de compras.
Ou seja, as tags são a parte que rastreia o que está acontecendo em cada uma das suas páginas do site.
Elas são importantes para descobrir como os usuários estão interagindo com os recursos do site, além de te permitir rastrear automaticamente as informações que você precisa.
O gerenciador de tags também possui um ótimo recurso que permite que você saiba quando o seu código não está funcionando. Isso torna mais fácil para você descobrir que precisa voltar ao gerenciador de tags e corrigir o código.
Acionadores
Os acionadores são o que definem quando as tags são disparadas. Isso significa que as informações serão coletadas da tag e armazenadas onde você escolher.
Os acionadores podem ser definidos quando um usuário clica em botões no site, visualiza uma página específica, rola para baixo para obter mais informações ou faz algum download.
Os acionadores podem ser divididos em dois grupos: eventos e filtros. Ao configurar um acionador no GTM, você terá uma longa lista de tipos de acionadores para escolher.
Variáveis
As variáveis são os nomes de valor preenchidos enquanto o usuário realiza uma ação no seu site. Essas são informações que o Google Tag Manager pode precisar para a ativação da tag e dos acionadores.
Muitas vezes, as variáveis podem ser reutilizadas entre as tags. Uma das dicas mais populares para usar GTM é criar variáveis constantes com os números de ID ou códigos de rastreamento que você possa usar mais de uma vez.
Por exemplo, se precisar usar seu número de ID do Google Analytics em várias tags, você pode apenas criar uma variável de string constante com o valor sendo o seu número de ID.
Dessa forma, em vez de ter que procurar e inserir repetidamente o seu número de ID, você pode apenas selecionar o nome da variável.
As variáveis podem ser criadas a partir do painel do GTM clicando na opção “Variável” no menu do lado esquerdo.
Você também pode criá-los enquanto cria uma tag clicando no botão próximo ao campo que se parece com um bloco de Lego com um sinal de mais nele.
Camada de Dados
A camada de dados é um objeto JavaScript que mantém separadas as informações de que as tags precisam do resto do código do seu site.
Como as tags não precisam perder tempo pesquisando no HTML para encontrar as informações de que precisam, a velocidade do site aumenta.
Tecnicamente, as camadas de dados são opcionais. Você não precisa definir um especifica, pois o GTM pode iniciar um para você.
Mas se você quiser usar o GTM para rastrear eventos específicos, precisará ter uma camada de dados.
Ao adicionar uma camada de dados, o objeto precisa ser colocado antes do código do contêiner GTM.
Se o objeto da camada de dados for colocado após o código do contêiner, o GTM não poderá acessar as informações nele e a camada de dados basicamente será redefinida após o carregamento.
Como usar o Google Tag Manager?
Veja abaixo as etapas necessárias para configurar o Gerenciador de tags do Google tanto para o seu site quanto para aplicativos:
Para web
Para aplicativos
Esta parte do Gerenciador de tags do Google funciona em conjunto com o Firebase, que é uma plataforma móvel para aplicativos do Google.
Criando uma conta e um contêiner:
Instalando o contêiner
Como criar uma tag
Siga estas etapas para criar uma nova Tag dentro do contêiner:
Visualização e Publicação de Tags
O modo de visualização do GTM permite testar as tags antes de publicar para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.
Nesse momento, você pode verificar a configuração do Gerenciador de tags no seu site ou app para garantir que tudo está funcionando conforme o esperado.
Na Web, é possível usar a opção de depuração para ver quais tags são disparadas à medida que você navega e interage com o site.
Para mais informações sobre como usar o Google Tag Manager acesse: https://developers.google.com/tag-manager
Como instalar o Google Analytics no Google Tag Manager?
O Google Analytics é uma tag no Google Tag Manager. Em outras palavras, o GTM contém o Google Analytics dentro dele.
Para instalar o Google Analytics, na tela principal, siga estas etapas:
Publique as alterações do contêiner em seu site
Essa é a hora de publicar todas as suas alterações e no seu site.
Para isso, clique no botão de envio no canto direito do Google Tags Manager.
Qual a importância de conhecer o Google Tag Manager?
Não importa se você é dono de uma empresa ou trabalha em uma, coletar e compreender dados sobre como um site está funcionando é a chave para redefinir e melhorar seu negócio.
Uma análise de dados fornecerá muitas informações importantes que podem ajudar a melhorar o site e, consequentemente, o sucesso do negócio.
Outros benefícios desse tipo de análise são: aumentar as taxas de conversão, melhorar o desempenho e a usabilidade do site. Isso pode ajudar a empresa a crescer e continuar a ter sucesso no futuro próximo.
Agora que você já sabe tudo sobre como usar o Google Tags Manager, pode trabalhar com mais clareza. Afinal, as ferramentas do Google são partes importantes do funcionamento de uma empresa.
Como se tornar um Analista de Ecommerce e aprimorar suas habilidades
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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/como-usar-google-tag-manager