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Como otimizar sua Loja Virtual de Moda

Como otimizar sua Loja Virtual de Moda | Ecommerce na Prática

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Manter uma loja virtual funcionando de forma efetiva é um grande desafio. Afinal, com o aumento da concorrência e com tantas ferramentas e tendências novas, fica complicado se destacar e manter a usabilidade de seus clientes.

Por isso, é fundamental entender a importância de manter a sua loja virtual sempre aperfeiçoada.

E é justamente essa a proposta da série “Analista de loja virtual”. A cada episódio, uma loja online será avaliada pelo diretor de operações do Ecommerce na Prática, Josué Aragão.

Assista ao último episódio da série desse segmento:

Principais pontos deste episódio:

A loja virtual é o principal canal de vendas de qualquer negócio.

Por isso, deve ser levado a sério qualquer problema e imperfeição do layout e da usabilidade.

Neste episódio, Josué analisou a loja online do Guilherme da Silva. Ele atua no segmento de moda urbana e é dono da LigthHouse.

Os principais pontos de melhoria da loja virtual foram:

Redes sociais no site

É muito importante colocar as redes sociais da sua loja no rodapé do site, de forma destacada e clara. Assim, fica muito mais fácil do seu público identificá-las e, consequentemente, segui-las.

Ao colocar os ícones na parte de cima, que é a área nobre do site, você corre o risco do seu cliente entrar no seu Facebook, por exemplo, e acabar se perdendo por lá.

Faça todos os esforços para manter o público dentro da sua loja virtual e cortar qualquer possível distração.

Cada elemento do seu site possui um lugar ideal e é importante seguir uma linha de prioridades. Avaliar a concorrência é uma ótima forma de entender melhor onde colocar o que.

Entre nos sites de seus concorrentes e das grandes marcas do seu segmento. Compare, avalie, julgue…

Dessa forma, fica mais fácil de ter novas ideias e ver o que vale a pena implementar ou não.

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Importância dos banners

Pense no banner como a vitrine da sua loja virtual.

Nele, é preciso ter produtos, ofertas e promoções que sejam interessantes e que chamem a atenção de seus clientes.

Por isso, nada de apresentar a sua marca ou expor textos que não sejam interessantes e levem o seu público a comprar.

Pensa comigo: por que utilizar o espaço nobre do seu site com informações da marca se os seus clientes querem produtos, ofertas e promoções?

Não faz sentido, certo?

Você precisa causar interesse na sua audiência sobre um produto ou categoria e essa é justamente a função dos banners que ficam no início da sua página.

Mas lembre-se de que não adianta nada você divulgar ofertas de frete grátis, ou algo do tipo, se, junto à elas, existem condições em letras miúdas.

O seu cliente não quer ser enganado logo na entrada do site, por isso, deixe todas as informações e condições bem claras.

Saber utilizar os espaços do seu site de vendas é essencial. Principalmente quando estamos falando de novidades e promoções. E este é justamente o próximo ponto.

Promoções e Ofertas

Colocar ofertas e promoções na “parte nobre” da sua loja é muito importante. A parte nobre é a área que chama mais atenção da sua audiência, todo o conteúdo ali destacado gera mais impacto.

Por isso, use-a com responsabilidade. Não desperdice esse espaço com informações secundárias que não despertem o interesse do seu público em comprar.

Quando alguém acessa o seu site, o principal interesse sempre é de consumir. Por isso, destacar promoções e ofertas é fundamental.

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Fotos variadas do seu produto

É muito importante ter uma variedade de fotos do mesmo produto para que seus clientes possam analisá-lo de diversas formas e ângulos.

Quando falamos em um negócio do segmento de moda, estamos tratando de uma empresa com um grande apelo visual.

Portanto, as fotos dos produtos precisam ser muito bem trabalhadas e precisam ter um contexto.

No caso do Guilherme, que atua no nicho de moda urbana, as fotos precisam estar em um contexto urbano, com paisagens da cidade, descontraídas, sem muita formalidade…

Além do fato que as fotos precisam ter variedade, incluindo fotos com modelos vestindo o produto.

Assim, se algum cliente chegar na página de compra de um produto específico sem ter a certeza de que quer comprar, a variedade de fotos e vídeos, com certeza ajudará na decisão de compra.

Destaque para informações importantes

É preciso destacar as informações do seu produto com cores e fontes diferenciadas, chamando mais atenção do seu cliente.

Imagine que você está prestes a comprar um produto específico e, na parte de informações sobre ele, o botão de compra não se destaca, a informação mais importante sobre ele é confusa e a promoção de frete grátis é muito pequena.

Isso tudo dificulta muito a decisão de compra.

Por mais que tudo esteja ali, nada chama a atenção do seu cliente.

Isso significa que não adianta de nada ter essas informações tão importantes, porque ele não vê.

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Informações da loja

Todo site de vendas precisa ter um página de quem somos, política de devolução, termos de uso…

São essas informações que vão, além de informar, passar mais credibilidade para o seu negócio, explicando detalhadamente o diferencial da sua empresa, como funciona a política de trocas e devoluções, dentre outros pontos muito importantes que o seu cliente tem direito de saber.

Por esse motivo, é muito importante que, independentemente do nicho que o seu negócio atue, o seu site de vendas disponha de páginas com essas informações bem detalhadas.

No caso da página de quem somos, por exemplo, você pode, inclusive, produzir um vídeo com todas as informações da sua marca (visão, valores, missão).

O texto muitas vezes não é lido pelos seus clientes, mesmo quando passam informações cruciais. Para conseguir passar a mensagem sobre quem a sua loja é e porque ela existe, o vídeo pode ser muito melhor.

As pessoas se identificam mais, poupam tempo e percebem que existe uma pessoa por trás da marca, o que é muito importante.

Mas o ideal é ter as duas opções (vídeo e texto) e que o seu cliente possa escolher como consumir aquele conteúdo.

Pop-ups

Os pop-ups são muito interessantes como forma de adquirir os emails de seus clientes, mas usá-los indevidamente pode não trazer bons resultados.

Uma coisa que não pode acontecer, por exemplo, é a aparição do pop-up assim que o cliente acessa o site de vendas.

Não dá nem tempo para o cliente olhar o site e ver se está realmente interessado na marca que ele já é abordado por uma informação sem contexto que nem tem interesse em entender.

Por isso, invista em produzir conteúdos de valor para a sua audiência se inscrever por vontade própria no seu site. Assim, a relação vai ser de troca e não de mão única.

Informações sobre o produto

Quando mais fotos, vídeos e informações sobre o produto, melhor.

As pessoas tomam a iniciativa de buscar por um produto pela emoção e precisam de um motivo lógico para finalizar o ato de compra.

Por isso, é muito interessante criar conteúdo sobre o porquê dos seus clientes precisarem do seu produto, dizendo o que ele pode proporcionar.

Assim, fica mais fácil de levá-lo a comprar de você.

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Checkout

É muito importante que o seu checkout tenha poucas etapas.

Quanto menos passos seu cliente tiver que percorrer para finalizar a compra, melhor.

Na hora de fechar a compra, qualquer objeção, por menor que seja, pode fazer o cliente desistir da compra.

Quando o seu cliente compra de você ele está animado, se imaginando com o produto, pensando nos problemas que ele poderá solucionar.

Por isso, cada passo a mais é um motivo de desânimo.

E, levando em conta que o seu cliente pode não estar tão animado com aquela compra, qualquer trabalho a mais que ele tenha pode desmotivá-lo e te fazer perder a venda.

Desconto

Na parte de finalização de compra é importante oferecer os descontos.

Assim, o seu cliente pode tomar a decisão de comprar novamente, aproveitando o frete e pagando menos.

Além disso, se o seu cliente não estiver muito certo da compra, fica mais fácil de convence-lo.

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Conclusão

A nota para a loja virtual do Guilherme da Silva.: 7,0.

O site está bem avançado, mas, infelizmente, não dispõe da página de quem somos e não trabalha bem a parte de finalização da compra. O que é um erro muito grave já que seus clientes precisam dessas informações.

Como dito anteriormente, o aperfeiçoamento de uma loja virtual é um processo infinito. Sempre tem como melhorar.

Por isso, analisar a concorrência é fundamental para manter esse processo alinhado com o mercado. Sem deixar passar nenhuma novidade incrível.

Clique Aqui e conheça as principais ferramentas que o seu site de vendas precisa ter.

Tenha a sua loja virtual analisada pelo especialista!

Após a leitura deste artigo, espero que você tenha entendido a importância de se diferenciar e manter a sua loja online funcionando de forma adequada.

Mas, às vezes, quando se trata do nosso próprio negócio, não sabemos identificar o que é preciso para melhorar.

Muito menos quando não somos especialistas ou web designers…

Eu estou aqui e posso te ajudar. Se quiser, posso analisar a sua loja virtual no próximo episódio da série!

Clique aqui e inscreva o seu site para participar da série: Analista de loja virtual!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/analista-de-loja-virtual-segmento-de-moda

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