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Como Montar um Ecommerce de Sucesso e Crescer Todo os Dias

Como Montar um Ecommerce de Sucesso e Crescer Todo os Dias | Ecommerce na Prática

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Montar um Ecommerce de Sucesso é uma tarefa desafiadora. Fazer com que ele cresça de forma Exponencial, mais ainda. Se você não tiver um direcionamento e um método validado para seguir, pode se perder pelo caminho. 

Sabendo disso, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, desenvolveu seu método próprio de 5 etapas para montar e escalar um Ecommerce de Sucesso.

Você pode conferir esse método sintetizado no vídeo abaixo. Confira:

Nesse artigo, vou te mostrar a fundo cada uma das etapas que fez desse método uma receita de bolo para se montar um negócio de sucesso capaz de crescer diariamente.

1 – Planejamento para o seu Ecommerce de Sucesso

Toda grande ideia precisa ser planejada de forma inteligente antes de ganhar vida.

Planejamento Ecommerce de Sucesso
Planejamento Ecommerce de Sucesso

É aí que entra o papel do plano de negócios.

Essa é a melhor forma de iniciar sua estratégia. Através do plano de negócios, você consegue ter uma visão abrangente e detalhada do mercado, do seu produto e, a partir desses dados, define o caminho a ser traçado pela empresa.

Portanto, o modelo de negócios funciona como um grande mapa, que parte de um ponto de origem até o destino final, onde serão conquistados os objetivos traçados.

Lembre-se sempre de anotar todas as ideias em uma folha de papel. No vídeo abaixo, o Bruno monta o planejamento de um Ecommerce de 1 milhão de reais de dentro de um avião! Confira.

Modelo Canvas

Para se criar um plano de negócios, recomendo o Modelo Canvas, uma ferramenta de gestão estratégica que permite o desenvolvimento do modelo de negócios das empresas. Seu principal objetivo é auxiliar as empresas a projetarem seus empreendimentos e visualizarem o futuro de uma maneira simplificada.

O Canvas original foi criado pelo teórico suíço Alexander Osterwalder, nos anos 2000. Ele possui 9 blocos pré-estabelecidos que resumem o planejamento do negócio desde os pontos básicos de origem até os objetivos finais.

Ao vivenciar o mercado de Ecommerce, porém, o Bruno de Oliveira percebeu que era possível modificar um pouco este Canvas, incluindo categorias essenciais.

Este é o Canvas original do Ecommerce na Prática, que conta com 11 quadrantes indispensáveis para o planejamento do seu negócio digital. Eles são:

Canva EnP
Canva EnP

O Modelo Canvas é um facilitador do plano de negócios, pois ilustra cada fase da estratégia traçada para a montagem do negócio. Ele pode ser impresso e ficar em uma parte visível do seu escritório, por exemplo, para você nunca esquecer do que colocou em cada etapa.

Essa ferramenta é muito útil para empresas que estão em formação ou passando por mudanças na sua estrutura. Veja abaixo algumas das vantagens do Modelo Canvas:

  • Agilidade
  • Flexibilidade
  • Estimula a Competitividade
  • Organização
  • Estimula a Criatividade

No vídeo abaixo, o Bruno mostra o passo a passo de como preencher o Canvas do seu negócio. Confira.

Portanto, o Modelo Canvas é uma ótima ferramenta para te dar um norte sobre os passos a seguir e fazer seu Ecommerce alcançar o sucesso.

2 – Estrutura para o seu Ecommerce

Nesta etapa, você vai começar a direcionar o seu investimento com base nos dados que você coletou na etapa 1. Portanto, depois de planejar, é hora de montar a estrutura necessária para alcançar seu objetivo de montar e fazer seu Ecommerce de sucesso crescer dia após dia. 

Estrutura Ecommerce de Sucesso
Estrutura Ecommerce de Sucesso

A estrutura diz respeito ao estoque, espaço físico (seu escritório), canais de venda que vai usar… ou seja: tudo o que é fundamental para o funcionamento do seu Ecommerce. 

Estoque Inicial

O produto é a fonte de renda do seu negócio. No entanto, muitas pessoas têm dúvida em quanto investir no estoque inicial.

A partir do planejamento feito na etapa 1, você terá traçado as metas do seu Ecommerce. A partir dessas metas, terá calculado quanto precisa vender e, consequentemente, quantos produtos precisa ter à disposição.

Uma dica, no entanto, é não gastar todo o orçamento estipulado em estoque de uma só vez. Dessa maneira, você não corre o risco de ficar com uma pilha de produtos que não vendem no seu estoque.

Portanto, aumente o estoque à medida em que for vendendo.

Canais de Venda

Nós, aqui do Ecommerce na Prática, sempre clicamos na tecla de não começar através de uma loja virtual. Afinal, existem dezenas de marketplaces nos quais é possível iniciar o seu Ecommerce. 

Além dos marketplaces, outro bom lugar para começar o seu Ecommerce é nas redes sociais. O que não falta hoje no Facebook e Instagram são páginas voltadas para a venda de produtos.

Nessas redes sociais, é possível criar páginas de maneira gratuita, onde você consegue não só vender seus produtos, mas também expandir os pontos de contato da sua marca.

Portanto, as redes sociais, são excelentes locais para começar o seu Ecommerce. 

Outros investimentos

Além do estoque e canais de venda, existem outras coisas que devem ser alinhadas para manter seu Ecommerce em funcionamento. Por exemplo: formas de pagamento, logística de entrega, fornecedores

Disponibilizando diferentes formas de pagamento para o seu cliente, você flexibiliza as suas opções, o que atrai mais possíveis compradores para o seu Ecommerce.

Na questão da logística de entrega, no começo pode ser até possível administrar por conta própria o envio dos produtos. Contudo, conforme as vendas forem crescendo, você terá que expandir ou terceirizar os envios.

O mesmo pode ser dito dos fornecedores. É muito importante criar uma parceria com alguém que tenha a mesma ambição que você, que tenha como atender às demandas que o seu negócio irá ter e que ofereça boas condições de pagamento.

3 – Marketing para o Ecommerce

É impossível vender se ninguém conhece o seu produto. Por isso, divulgação, publicidade e estratégias de impulsionamento são muito importantes.

Dessa forma, quando seu Ecommerce tiver um produto para ser vendido, já terá um público para adquiri-lo.

Marketing Ecommerce de Sucesso
Marketing Ecommerce de Sucesso

Através do marketing, o negócio é alavancado de forma estruturada e escalável. Ou seja: o que vai impulsionar o crescimento constante do Ecommerce.

E uma maneira simples e barata de começar a divulgação é nas redes sociais. 

Como a criação de páginas no Facebook e Instagram é feita gratuitamente, essas redes sociais são ótimas ferramentas para expandir a sua marca.

Mas o que você deve levar em consideração é que as pessoas entram nessas redes sociais para consumir conteúdo, e não para comprar alguma coisa, primeiramente.

Portanto, para expandir sua marca dentro dessas redes sociais, é preciso postar conteúdos que se relacionem com o seu público-alvo, constantemente.

Confira neste artigo uma lista com 10 tipos de posts que geram muito engajamento no Facebook.

Conforme sua página for crescendo, você pode investir no alcance das suas publicações, para atingir cada vez mais pessoas.

Marketing direcionado

O marketing direcionado possibilita a segmentação do seu público, direcionando o conteúdo certo que funciona para cada persona.

Como assim?

Nem todo conteúdo produzido por você funciona para todos os públicos. Um email marketing que fale sobre um assunto “x” pode ser relevante e funcionar para uns enquanto pode não ser eficaz para outros.

É aí que mora a diferença entre: “Meu deus, mais um email desse cara, não aguento mais!” e “Opa! Mais um email daquele cara! Vou ler e enviar para os meus amigos.”

Enquanto para um trata-se de um conteúdo irrelevante, para o outro esse coteúdo comunica, conecta.

Na etapa 3, o que deve ser feito é a definição de qual conteúdo é relevante para cada segmento.

Por isso, nada de criar emails marketing genéricos para todos. Segmente o seu público e crie conteúdos relevantes para cada um desses segmentos. Dessa forma, o seu marketing é mais bem recebido e gera mais lucro para o seu negócio.

Mas o email marketing não é o único jeito de se fazer marketing direcionado.

Existe também o marketing direcionado para mecanismos de busca, como o Google. 

Utilizar o Google é uma ótima opção, pois a maioria das pessoas usa esses sites para encontrar os produtos que elas procuram. Ou seja: suas chances de gerar visualização e captar clientes são altas.

Para fazer um bom marketing direcionado no Google, é necessário utilizar técnicas de SEO. Isso requer buscar palavras-chave e frases que são muito pesquisadas na internet e que possuem baixa ou média competição.

Resumindo, o marketing direcionado é a forma de marketing que segmenta o público e envia para cada um dos segmentos o conteúdo que é relevante para ele. 

4 – Gestão do Ecommerce de sucesso

Um negócio não tem como ser bem-sucedido sem estratégias de gestão muito bem implementadas. 

Gestão do negócio
Gestão do negócio

E, para isso, aqueles livros de gestão do século passado não funcionam mais. As empresas com esse modelo de gestão estão em declínio.

O modelo atual, implementado pelas startups, é o modelo que ensinamos no Ecommerce na Prática. Diversas grandes empresas em expansão seguem este mesmo caminho: Netflix, Amazon, Apple, Rappi, Nubank…

Esse modelo é dividido em 4 pilares:

  • Gestão de pessoas: aqui é definido o código de conduta a ser seguido por todos os funcionários da empresa. Dessa forma, todas as peças da engrenagem funcionam em sintonia, fazendo o negócio crescer de forma saudável.
  • Gestão de processos: aqui são definidos detalhadamente os processos, projetos e tarefas da empresa. Dessa forma, cada funcionário sabe exatamente o que se espera dele.
  • Gestão do Produto: o produto é o que gera lucro para o seu negócio. Contudo, a gestão do produto não engloba somente ele, engloba também a experiência do cliente que vi atrás desse produto.
  • Gestão Financeira: não tem jeito, todo negócio precisa ter saúde financeira para funcionar. Por isso, é necessário acompanhar de perto todas as contas que chegam na empresa.

Nesse artigo você encontra detalhadamente cada um desses pilares.

5 – Otimização do Ecommerce de sucesso

Depois que você já tiver o seu negócio validado e gerando lucro, não é hora de se acomodar! Por isso, a quinta etapa é toda voltada para a otimização dos resultados. Dessa forma seu Ecommerce de sucesso não vai parar de crescer.

Otimizar é escalar os resultados atuais. Isso significa aumentar o número de conversões, do ticket médio, do ROI…

Essa é, provavelmente, uma das etapas mais importantes do negócio, o que faz realmente você sair do lugar e começar a crescer.

Infelizmente, é aqui que a maioria dos negócios fica estagnado. Isso porque as pessoas, ao validarem o negócio, se acomodam e não buscam aprimorar e aperfeiçoar os resultados.

Mas eu confio que você não é uma delas.

Então vou de contar que existem várias formas de otimizar o negócio: renovando o layout, aplicando SEO, aumentando tráfego, investindo em marketing pesado, adicionando formas de pagamento…

Todas essas ações são maneiras de otimizar os resultados do seu Ecommerce.

Só que de nada adianta fazer tudo isso às cegas, sem entender o que realmente precisa ser otimizado e o que deve ser ajustado antes de pedir mais investimento.

E é justamente isso que ensinamos durante a Semana do Ecommerce.

Faça do seu Ecommerce de sucesso um negócio saudável e lucrativo

Sempre enfatizo a importância do conhecimento. A busca constante por aprimorar o que sabe e aprender mais é o que diferencia os empreendedores de sucesso do restante das pessoas.

Com esse passo a passo tenho certeza que você terá todos os atributos necessários para montar seu Ecommerce e fazê-lo crescer todos os dias.

Mas sua busca por conhecimento não pode parar aqui! Afinal, a acomodação é um dos grandes fatores que levam à estagnação.

Por isso, te convido a assinar a Lista VIP do Ecommerce na Prática. Fazendo isso, você recebe mais conteúdo como esse de forma gratuita, que podem te ajudar a continuar crescendo seu Ecommerce de maneira saudável e lucrativa!

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Fonte: ecommercenapratica.com/como-montar-um-ecommerce-de-sucesso-e-crescer-todo-os-dias

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