Grupo Premier

oBlog GP

Como Integrar a Gestão do Ponto de Venda Físico e Online

Como Integrar a Gestão do Ponto de Venda Físico e Online | Ecommerce na Prática

Compartilhar35CompartilharTwittarPin35 Compart.

Abrir um Ponto de Venda (PDV) online para o seu negócio pode ampliar seu alcance e potencial de lucro. No entanto, isso também traz a necessidade de uma gestão integrada da empresa, de modo a facilitar o acesso aos pedidos, vendas e processos administrativos.

Assim, você consegue fazer toda a administração do negócio, seja no ponto de venda físico quanto no online, em um só lugar.

Mas como integrar a gestão desses pontos de venda para aumentar as vendas do seu negócio? É sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo.

Mas, antes, vamos te explicar o que é Ponto de Venda Online… 

imagem20-04-2022-16-04-29
imagem20-04-2022-16-04-29

Baixe agora mesmo o Checklist e construa a estrutura sólida que todo negócio lucrativo precisa ter. 

Índice:

O que é Ponto de Venda

O Ponto de Venda (PDV) vem da expressão inglesa Point of Sale (POS) ou Point of Purchase (POP) e descreve a área do varejo onde produtos ficam expostos e o cliente realiza a compra. E isso pode ser físico ou digital.

Você pode ter vários pontos de venda diferentes. Um pode ser físico, outro em uma loja online…

Ou seja: são várias frentes de ação diferentes, o que pode ser complicado na hora de fazer a gestão.

Como Integrar o Ponto de Venda Físico e Online

Como a tecnologia mudou o jeito como o profissional interage no trabalho, inclusive com os parceiros e clientes, é essencial utilizar um sistema de gestão que possibilite o controle desses pontos de venda em um só espaço.

E o sistema ideal para isso é o ERP

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning (ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Esse sistema une em um só lugar todas as atividade da empresa, desde finanças até a logística.

Uma tendência global ligada ao ERP é a função frente de caixa, disponível em alguns sistemas de gestão. Ele é um aliado para grandes, médias e pequenas empresas, pois possibilita a compra de produtos sem contato direto entre cliente e vendedor (ou prestador de serviço).

Ele é indispensável para o seu negócio, pois automatiza o processo de leitura de produtos com código de barras e utiliza etiquetas criadas na ferramenta para que o registro dos itens das vendas aconteça automaticamente.

E o Bling é um ERP que conta com esse sistema de frente de caixa e controle de Ponto de Venda.

Como funciona o PDV Bling? 

Para melhorar os resultados comerciais da sua empresa, utilizar um controle de Ponto de Venda (PDV) é fundamental, pois, de forma forma geral, a presença do PDV ajuda a ter ganhos organizacionais, como gerenciar o estoque, abertura e fechamento de caixa e controlar trocas e devoluções de forma mais simplificada e autônoma. 

O PDV Bling controla suas vendas através do vendedor ou diretamente para consumidor com praticidade e agilidade, e dispõe de planos que incluem o módulo a partir de R$25. 

Com esse PDV, a gestão do caixa ficará mais organizada, pois o Bling integra o estoque físico com a sua loja virtual e marketplaces.

Como o Frente de Caixa Melhora suas Vendas

1) Redução de custos

Em termos de gestão financeira, o frente de caixa é uma ótima forma de reduzir custos, pois o controle pode ser feito através de um tablet ou celular.

A mobilidade que este formato garante oferece a vantagem de atender os clientes, fazer pedidos e aceitar pagamentos de forma totalmente remota e direta.

Leia também: 7 Maiores Erros de Gestão Financeira no Ecommerce

2) Segurança

O pagamento no frente de caixa é tão seguro quanto as máquinas de cartão. Há garantia de segurança sobre todas as vendas, e ainda há uma função que permite que o aplicativo funcione no modo offline, com atualizações programadas para quando a conexão for retomada.

3) Melhora do processo e experiência do cliente

O processo de compra se torna mais dinâmico, fazendo com que o cliente tenha uma melhor experiência. O vendedor passa a ter todas as informações unificadas e consegue verificar o estoque em tempo real.

4) Armazenamento em nuvem

Os registros de produtos em tablets podem ser facilmente integrados à nuvem. Todo o seu processo, estoque, movimentações e outras informações sempre serão exatas e estarão disponíveis a qualquer horário e podendo ser facilmente acessadas.

5) Trabalho facilitado

Otimizar os processos e facilitar o trabalho é a missão do Bling. E com a função PDV, o vendedor pode ter acesso a informações sobre todos os setores da loja, como a gestão de estoque, por exemplo. Isto permite a redução da locomoção, dando maior agilidade e autonomia ao funcionário.

Atenção novatos do Ecommerce 

Quem está começando a vender pela internet, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes, como contratar um sistema de gestão em nuvem, a fim de facilitar o trabalho remoto e garantir maior eficiência do trabalho da sua equipe. 

Muitas vezes, o armazenamento, a indexação, a pesquisa e o acesso de dados em uma empresa acaba por demandar recursos que poderiam ser mais bem empregados em tarefas que estivessem focadas no negócio. 

Nesse caso, o ERP em nuvem mostra-se uma estratégia inteligente para lidar com a tecnologia, sem gastar mais do que se deve. Também é importante investir em canais de vendas como os marketplaces para escalonar vendas e estar presente no meio online. 

O Bling é um ERP para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários façam a  organização e a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. 

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. 

O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.

Como começar um Ecommerce do jeito certo 

Além de ter um sistema ERP com os recursos indispensáveis que o Bling oferece, é necessário estruturar o seu negócio para que todos os setores funcionem no mesmo nível.

Por isso, estamos disponibilizando para você o nosso Checklist GRATUITO para você organizar o seu negócio usando o método criado pelo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática

São 6 etapas muito simples, mas que faz todo a diferença em qualquer negócio online que está começando agora. 

Baixe agora mesmo o Checklist e construa a estrutura sólida que todo negócio lucrativo precisa ter.

QUERO BAIXAR O CHECKLIST GRATUITO!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar35CompartilharTwittarPin35 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/ponto-de-venda-na-internet

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram