Grupo Premier

oBlog GP

Como Instalar o GOOGLE ANALYTICS em uma Loja Virtual? Passo a Passo

Como Instalar o GOOGLE ANALYTICS em uma Loja Virtual? Passo a Passo

Compartilhar22CompartilharTwittarPin22 Compart.

O Ecommerce na Prática, como você provavelmente já sabe, é um espaço dedicado a compartilhar dicas sobre empreendedorismo para empresários do comércio eletrônico.

Sendo assim, vez ou outra falamos por aqui sobre ferramentas importantes para o bom funcionamento do seu negócio na internet… E hoje não vai ser diferente: se você está lendo isto, é porque está buscando entender como instalar o Google Analytics em uma loja virtual — e nós vamos ajudar!

Antes de tudo, queremos que fique tranquilo: essa integração, além de gratuita, é bastante simples de ser feita.

Vamos continuar? Então dê o play no vídeo acima ou fique com a gente até o final do texto!

A importância do Google Analytics para a sua Loja Virtual

Antes de falar sobre o passo a passo que mostra como instalar o Google Analytics em uma loja virtual, precisamos que você entenda como essa ferramenta traz dados fundamentais para a prosperidade do seu negócio.

Através dela, além de entender quantos usuários acessam diariamente a loja, você também consegue reunir informações sobre quais são os produtos mais visitados, taxa de conversão do negócio, dados geográficos dos clientes, comportamento desses consumidores no funil etc.

Basicamente, o Google Analytics é uma plataforma a ser acessada diariamente pelo empreendedor. É por lá que você vai descobrir onde estão alguns de seus principais erros e acertos.

Não é incrível que uma ferramenta como essa esteja disponível de forma 100% gratuita para empreendedores do mundo inteiro?

Ao finalizar a integração do Google Analytics com a sua loja virtual, não pare por aqui. Busque cursos, videoaulas, treinamentos e quaisquer outros recursos que possam te ajudar a tirar cada vez mais proveito dessa arma oferecida pelo Google… O Analytics é o futuro!

Como Instalar o GOOGLE ANALYTICS em uma Loja Virtual?

Para ter acesso às valiosas informações trazidas pelo Google Analytics é bem simples. Em primeiro lugar, acesse o site do Google Analytics.

Como você ainda não tem uma conta, a plataforma pedirá para que crie uma — mas fique tranquilo, pois essa etapa é bastante intuitiva.

Uma vez preenchendo os dados da nova conta, o Analytics solicitará informações como nome da conta, nome do website, categoria do seu negócio, fuso horário… Enfim, os dados necessários para que a ferramenta funcione perfeitamente.

Ao finalizar todo o processo e confirmar a criação da sua conta no Google Analytics, um código aparecerá na tela — basta copiá-lo em sua loja virtual e pronto: o Google Analytics estará ativado!

Obs: as principais plataformas de ecommerce possuem um lugar pré-determinado para a inserção desse código, porém, se você precisar de ajuda, é recomendado pedir auxílio para o seu desenvolver ou algum outro profissional da área.

Como ter certeza de que o Google Analytics está mesmo funcionando?

Depois de inserir o script, basta acessar a ferramenta Google Analytics para ver os dados sendo analisados em tempo real. Nesse caso, recomendamos que você faça o seguinte teste:

Vá até a aba “Tempo Real” e depois clique em “Visão Geral”. A partir daí, um número aparecerá na tela medindo a quantidade de usuários ativos naquele momento no site.

Se o número for zero, você mesmo pode abrir uma aba e acessar a loja virtual. Espere alguns momentos: se o Analytics estiver funcionando, ele vai apontar o número 1.

Como Instalar o GOOGLE ANALYTICS em uma Loja Virtual
Como Instalar o GOOGLE ANALYTICS em uma Loja Virtual

Dicas Extras

Depois de configurar a ferramenta do Google Analytics, selecione a opção:

Configurações da Propriedade

Você precisa ativar os “Relatórios demográficos e com base em interesses” e “Usar atribuição melhorada de link”.

Depois disso, acesse:

Vista da Propriedade

Selecione a opção “Configurações de comércio eletrônico” e ative todas as opções disponíveis de comércio eletrônico.

Com essa configuração básica é possível começar a mensurar os resultados da sua loja virtual com total confiança. Temos certeza de que esse será um passo e tanto rumo ao crescimento do seu negócio!

Próximo passo: Entender o que as métricas significam

Com o seu Google Analytics pronto para ser analisado na sua loja virtual, o próximo passo é entender o que fazer com todas as informações, dados e métricas.

O Google Analytics serve como um mapa para mostrar quais caminhos você deve seguir no seu negócio.

A partir dos dados e relatórios, é possível usar as informações para criar estratégias de alta performance e tomar decisões assertivas para aumentar visitas, conversão, vendas e turbinar o seu Ecommerce.

Para aprender tudo isso, o treinamento Web Analytics para Ecommerce é ideal para você!

Você vai assistir quantas vezes quiser as videoaulas do Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss, maior portal de Google Analytics do Brasil.

Ele vai te mostrar o passo a passo para transformar todos os números adquiridos no Google Analytics em estrategias que trazem resultados.

Se matricule agora no treinamento Web Analytics para Ecommerce e comece a vender cada vez!

QUERO APRENDER A USAR AS MÉTRICAS

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar22CompartilharTwittarPin22 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/como-instalar-o-google-analytics-em-uma-loja-virtual

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram