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Como Funciona o Marketing Digital em 7 Passos

Como Funciona o Marketing Digital em 7 Passos | Ecommerce na Prática

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Como Funciona o Marketing Digital? Esse é um assunto que não sai da boca do povo, mas que ainda causa muitas dúvidas…

O Marketing Digital é um dos assuntos do momento e algumas pessoas acreditam que ele funciona como se fosse uma fórmula mágica ou uma receita de bolo… 

Que o segredo é juntar os ingredientes e pronto, o sucesso está garantido! 

Mas não é bem assim… 

Por trás do termo, existe muito estudo, estratégias e métodos aplicados que seguem um passo a passo. 

Só que cada empresa tem suas particularidades que devem ser levadas em consideração. 

Por isso, vamos mostrar para você Como Funciona o Marketing Digital em 7 passos e a melhor maneira de colocá-lo em prática. 

Vamos lá? 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, convida o Diego Santana, Gestor de Tráfego Profissional e CEO da E-commerce Rocket, para falar sobre as 7 etapas primordiais do Marketing Digital. 

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Índice:

A relação entre Marketing Digital e Tráfego 

Antes de falarmos das 7 etapas principais do Marketing Digital, você precisa entender que todas elas estão ligadas diretamente com a Gestão de Tráfego e também com o Marketing de Conteúdo. 

Esse é um breve resumo para você entender melhor: com os 7 passos que vamos apresentar aqui, você vai atrair pessoas para dentro do seu site (gerando tráfego) e vai fazer com que essas pessoas engajem (por meio de marketing de conteúdo). 

A consequência desse trabalho é a construção de audiência aquecida com alto potencial de conversão. 

E mesmo depois que eles se tornarem seus clientes, as estratégias de Marketing Digital não devem parar. 

Isso porque é fundamental implementar estratégias de retenção de clientes para fidelizá-los e criar uma base sólida de clientes para a sua marca.

Conseguiu identificar os pilares? Tráfego, engajamento, conversão e retenção de clientes! 

E são essas 7 etapas que vão te ajudar a percorrer por todos esses pilares… 

Então, vamos a primeira etapa, ok? Presta muita atenção! 

1-  Encontrar o seu público

Se você tem um Ecommerce e ainda não definiu o seu público, chegou a hora de realizar essa tarefa o quanto antes. 

Para definir o público de uma forma mais específica, é importante criar uma persona (representação fictícia do seu público) para a sua marca.

Dessa forma, fica muito mais fácil identificar as dores e os interesses do seu público e usar essas informações para criar conteúdo relevante (vamos falar sobre isso mais a frente) e vender os seus produtos. 

E conhecendo muito bem o seu público, você vai saber com quem está falando, além de encontrar a melhor maneira de se comunicar com essas pessoas para atraí-las.  

2- Atrair o seu público

Uma vez que você conhece o seu público-alvo, o próximo passo é criar conteúdos para atrair essas pessoas. 

Como você já sabe quais são as dores e os interesses desse público, você pode inserir essas informações tanto nos seus conteúdos, quanto nos seus anúncios. 

Vamos supor que você vende moda feminina para mulheres entre 20 e 30 anos. Elas estão sempre engajadas com as tendências de moda do momento e querem acompanhar as novidades. 

Sabendo disso, você consegue utilizar essas informações como argumentos não só de vendas, mas também de relacionamento com o cliente por meio do Marketing de Conteúdo… 

Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico. 

3- Relacionar-se com essa Audiência

O relacionamento com a audiência tem muita relação com o Marketing de Conteúdo… 

O mais importante é que o seu conteúdo seja relevante o suficiente para fazer com que a sua audiência interaja com os seus posts, criando um relacionamento. 

Então, vamos seguir o exemplo de público que falamos no tópico anterior… 

Se você sabe que a sua audiência ama seguir as tendências, que tal criar um post mostrando as tendências para o inverno deste ano? 

Você pode incluir informações relevantes do mundo da moda na legenda e tirar boas fotos da sua próxima coleção de inverno, criando uma  relação com essas informações. 

Caso ainda não queira divulgar a coleção, você pode só um spoiler das fotos das roupas e gerar curiosidade na sua audiência, perguntando o que elas esperam da próxima coleção. 

Essa é uma maneira simples de criar conteúdo relevante e fazer com que as pessoas interajam, gerando engajamento, um dos pilares que falamos lá no início do artigo.

4- Convencer que o seu Produto é necessário

Se você não pulou de fase e já fez as três etapas anteriores, o convencimento será feito de uma forma bem natural. 

Afinal, você conhece muito bem o seu público, atraiu eles para dentro do site e gerou tráfego. Além disso, sabe exatamente o que falar com eles para criar bons conteúdos e gerar engajamento. 

Então, essas pessoas já estão envolvidas com a sua marca e, praticamente, estão preparadas para comprar de você. 

Só falta aquele empurrãozinho! 

Para isso, você precisa mostrar que o seu produto é necessário para essas pessoas, mostrar o valor que tem por trás dele e deixar claro que ele não é um produto qualquer. 

Lembre-se: gerar valor em torno do produto é a chave para vender. 

5- Vender de forma Suave

Você seguiu todas as etapas anteriores? Se sim, a pessoa que se relaciona com a sua marca está engajada e é um cliente aquecido…

Portanto, a venda acontecerá de uma forma bem suave. Esse é o pilar da conversão em prática!

Viu como cada uma dessas etapas estão conectadas umas com as outras? Por isso, classificamos como um passo a passo. 

“Nossa, finalmente vendi, agora posso voltar para o início do ciclo!”

A verdade é que não paramos na venda. Aliás, esse é um erro que muitas empresas cometem por não saber que isso faz parte do Marketing Digital.

Por isso, falamos que ainda há dúvidas sobre como funciona o Marketing Digital… 

E qual será o próximo passo?

6- Surpreender para FIDELIZAR o cliente

A experiência de compra do cliente precisa ser muito boa para que ele fique surpreso, satisfeito e queira comprar de você novamente…. 

E se tornar um cliente fiel a marca! 

Por exemplo, para surpreender o seu cliente, você pode enviar um brinde ou uma cartinha de agradecimento dentro do pacote do pedido. 

Ou até mesmo deixar a caixa perfumada pode ser uma forma de melhorar a experiência de compra do cliente. 

A ideia é que ele receba o produto e fique encantado com os detalhes que vão além do produto em si.

Leia também: A importância da Fidelização de Clientes

7- Multiplicar os seus resultados

Agora que você já fidelizou o seu cliente, você pode aplicar estratégias para que a pessoa compre mais!

Por exemplo, enviar um cupom de 10% de desconto na próxima compra se o cliente postar e marcar o @ da marca nos stories do Instagram. 

Dessa forma, você terá uma prova social, alcançando mais pessoas e podendo gerar mais vendas…

E as dicas não param por aqui… 

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/como-funciona-o-marketing-digital

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