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Como fazer uma promoção: 7 dicas para otimizar as vendas em períodos especiais

Como fazer uma promoção: 7 dicas para otimizar as vendas em períodos especiais | Ecommerce na Prática

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Todo consumidor gosta de economizar. Seja em períodos de menor procura de produtos específicos ou em datas badaladas como Natal, Dia dos Namorados e Black Friday, as lojas faturam alto em cima do volume de vendas que vem das ofertas. Mas quais são as melhores práticas para um Ecommerce? Como fazer a promoção certa para atrair novas pessoas e aumentar a conversão do seu negócio? Confira 7 dicas que vão te ajudar a organizar as melhores promoções para você e seus clientes:

1 – Tenha um planejamento eficaz

Existem as datas já carimbadas no calendário, como feriados religiosos e outras festas populares, como o Carnaval. Há também as sazonais, como Copa do Mundo e Olimpíadas, a cada quatro anos. Além disso, negócios específicos, como vender sorvetes ou serviços para formaturas, têm suas particularidades. É importante entender quando é o pico de vendas e em quais períodos seu faturamento seria menor. Planejar a promoção com antecedência minimiza os riscos de ter dores de cabeça e barateia os custos com material, caso haja.

 

2 – Controle seu estoque

Ainda dentro do Planejamento, é fundamental que o Ecommerce tenha um bom controle de estoque. Se você fica sem mercadoria para vender e ainda há pessoas tentando comprar em seu site, é dinheiro que deixa de entrar na empresa. Em contrapartida, acabar o período promocional com muitas peças “encalhadas” seria péssimo para a saúde financeira de sua loja. Calcular o investimento com antecedência e prever o movimento não são tarefas fáceis, mas uma ação promocional bem feita pode render recursos fundamentais para a expansão do negócio.

Saber usar a promoção certa na hora certa pode ser um grande diferencial
Saber usar a promoção certa na hora certa pode ser um grande diferencial

3 – Fique de olho no custo-benefício da promoção

Uma parte crucial de planejar uma promoção é saber se os descontos oferecidos são, de fato, viáveis. Avaliar mal os preços pode trazer grande prejuízo financeiro para seu Ecommerce. Outro detalhe importante é que nem tudo se resume a preço. É possível que um cliente até se encante com um produto barato e de pouca qualidade à primeira vista, mas a repercussão negativa nas redes sociais pode trazer danos irreparáveis à sua imagem e de seu negócio. Sendo assim, faça as contas e perceba se a economia oferecida não vai prejudicar a qualidade do produto nem o caixa da sua loja.

 

4 – Pense em modelos alternativos

Usar a criatividade é sempre uma maneira de fomentar o interesse de seus clientes. Nem sempre os descontos precisam ser diretos, dados no ato da compra. Um cupom ou um vale-presente pode ser uma saída interessante para fidelizar o público, garantindo futuras compras em sua loja. Entretanto, é importante analisar em quais circunstâncias tal prática é válida. Nem todas as pessoas gostam desse tipo de oferta. Muitos consumidores querem apenas o desconto na hora, o que pode fazê-los optar por migrar para a concorrência.

 

5 – Tenha em mente o seu público-alvo

Existem diferentes tipos de promoções no mundo digital. Qual é o foco da sua loja no momento? Trazer novos clientes ou fidelizar sua carteira? Oferecer novos produtos ou liquidar peças remanescentes da temporada que passou? Vender no atacado ou no varejo? Para cada objetivo, uma estratégia se encaixa melhor. Trace suas metas e atue de acordo para que seus resultados sejam sempre positivos.

Redes sociais podem ser usadas para amplificar o alcance de sua promoção.
Redes sociais podem ser usadas para amplificar o alcance de sua promoção.

6 – Escolha os melhores canais para divulgação da sua promoção

O famoso ditado “Quem não é visto, não é lembrado” é muito relevante quando se fala de Ecommerce. Ter uma excelente promoção e produtos incríveis não adianta se o público não consegue alcançá-los. Não tenha medo de usar suas redes sociais e o site da loja para divulgar as ofertas. Em alguns momentos – especialmente para nichos muito concorridos – pode ser interessante contratar um serviço de marketing especializado ou utilizar os serviços pagos de plataformas como Google, Facebook e Instagram para alavancar o alcance do seu Ecommerce. Se você quer se aprofundar mais neste tópico, confira nosso material exclusivo:

Vale a Pena Contratar uma Agência de Marketing?

 

7 – Fique atento às tendências no mercado

Cases de sucesso sempre são uma boa fonte de inspiração. Por isso, estude tendências e acompanhe o que empresas bem colocadas estão fazendo de positivo. Esteja especialmente atento à sua concorrência direta. Estar um passo à frente das lojas que oferecem produtos similares aos seus será o diferencial para conseguir prosperar no mercado.

 

Esperamos que essa leitura tenha sido útil e que as dicas tragam sucesso na próxima promoção. Para que nossos leitores estejam sempre a par das novidades, temos a Lista Vip. Assine e receba todo o nosso conteúdo exclusivo.

Boas vendas, Equipe Ecommerce Na Prática

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/promocao-dicas-otimizar-vendas-online

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