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Como escolher o melhor marketplace para o seu negócio

Como escolher o melhor marketplace para o seu negócio

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Saber escolher marketplace para o seu negócio pode fazer toda diferença em seu jeito de empreender (e lucrar). Isso porque ele é um mercado online em que o vendedor (seller) pode expor os seus produtos em plataformas que são mantidas por grandes marcas do varejo, como Americanas, Shoppe, Magazine Luiza, OLX, Amazon, Mercado Livre, entre outras.

As vantagens são muitas, mas a principal delas é que o pequeno empreendedor se torna parte integrante de uma grande vitrine virtual, junto às gigantes. Dessa forma, é uma parceria que proporciona maior visibilidade, aumentando o seu potencial de vendas.

Quer saber mais? Neste artigo, vamos mostrar as vantagens que você pode obter com essa parceria, como escolher o melhor marketplace para o seu negócio e se destacar na plataforma. Saiba mais!

Quais são as vantagens do marketplace para os empreendedores?

Com os avanços da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor, especialmente, devido à pandemia da Covid-19, que impulsionou as vendas online, não dá para imaginar empreender no varejo sem ter uma loja virtual. Segundo levantamento, no Brasil, o e-commerce registrou um faturamento de R$161 bilhões em 2021, o equivalente a um crescimento de 27%, em comparação a 2020.

Esses dados sinalizam para a importância de fazer parte do comércio eletrônico o mais rápido possível para não ficar para trás. Entretanto, criar uma loja virtual exige a elaboração de uma estrutura digital para as vendas, manter o site sempre atualizado, ter um plano de marketing, criar mecanismos de pagamento e entrega dos produtos.

Tudo isso demanda custos e muitos cuidados. É por isso que “terceirizar” uma boa parte de toda essa engrenagem, adotando o modelo de marketplace, torna-se a melhor opção para os empreendedores aproveitarem as oportunidades na retomada da economia. A seguir, conheça os principais benefícios.

Aumento da visibilidade

A maioria das plataformas de marketplace investe em SEO (Search Engine Optimization). São técnicas que ajudam a destacar o site quando os consumidores fazem buscas no Google. Elas envolvem a criação de anúncios com palavras-chave comuns a nichos de mercado.

Maior faturamento

Fazer parte de um marketplace é uma excelente oportunidade de aumentar as vendas e o ticket médio da sua empresa, visto que esse modelo costuma ofertar outros produtos da mesma marca.

Meios de pagamento com sistema antifraude

No marketplace, você tem a segurança e a tecnologia que as maiores lojas oferecem. Isso inclui opções antifraude e de pagamento, seja como gateway — responsável pela solução que faz o processamento do pagamento on-line, como o PagSeguro) ou como subadquirente (intermediador do pagamento).

Excelente custo-benefício

Os custos podem ser considerados razoáveis e justos. Isso porque a porcentagem cobrada normalmente, que gira em torno de 1%, é muito pouca, em comparação a todas as vantagens que a estrutura oferece. Dessa forma, o marketplace proporciona um custo-benefício interessante para o empreendedor.

Responsividade (mobile)

Você não precisa se preocupar com a visualização da página em computador, tablet ou celular. Isso porque a plataforma usa tecnologias para deixar o conteúdo organizado e legível, independentemente do dispositivo dos consumidores.

Marketing e publicidade

Esse é um ponto muito importante, especialmente, para o microempreendedor que não dispõe de muitos recursos para gastar com anúncios. Com as novas tecnologias, é cada vez mais fácil criar lojas online no marketplace, com ferramentas que permitem a customização para atender às suas necessidades e preferências.

Suporte

Ao escolher o marketplace, o empreendedor não precisa se preocupar com dúvidas em relação à navegação ou transações, pois o sistema oferece atendimento direto ao cliente.

Como escolher marketplace?

Para escolher o melhor marketplace para o seu negócio, é importante considerar alguns aspectos fundamentais, conforme comentamos, a seguir.

Analise o seu público-alvo

É essencial avaliar o nicho de mercado em que você atua, para oferecer os seus produtos com maior probabilidade de encontrar clientes potenciais. Isso porque existem diversos shoppings virtuais que não trabalham com nichos específicos, e sim, com uma grande variedade de produtos ou serviços.

Claro que isso não impede de anunciar nesses canais, mas para conseguir ter vendas mais certeiras, é fundamental pensar em estratégias específicas para os seus produtos.

Pesquise sobre a reputação da plataforma

Outro ponto importante é verificar a reputação das plataformas, a fim de obter todas as informações necessárias para entender como funcionam. Aqui, é preciso observar que, da mesma forma que nenhuma delas gostaria de trabalhar com um parceiro que causasse problemas, como não entregar o produto prometido, você também não deve fazer parceria com uma plataforma que falha com o cliente, como em erros técnicos.

Considere esse ponto como um fator crucial para o seu negócio, pois a imagem e o bom funcionamento das plataformas afetam diretamente na decisão de compra dos clientes. Assim, vale pesquisar comentários e avaliações sobre os marketplaces para analisar a satisfação dos consumidores.

Faça um cálculo do seu investimento

Para escolher a melhor plataforma de marketplace, é importante calcular o investimento que você precisa fazer. Verifique o quanto pretende investir, para evitar problemas futuros com taxas cobradas. Faça uma pesquisa para se certificar de que ela se enquadra na média do mercado.

Verifique como a plataforma funciona

Também é muito importante saber como a plataforma gerencia as vendas. Nesse sentido, considere que os melhores marketplaces são aqueles que proporcionam as ferramentas necessárias para o consumidor ter uma boa experiência de compra.

Para isso, a plataforma deve ser segura, simples e prática. Além disso, precisa ter uma estrutura de vendas intuitiva, tanto para os anunciantes quanto para os clientes.

Como se destacar no marketplace?

Após escolher o marketplace ideal para o seu negócio, é preciso se preocupar com alguns detalhes que ajudam a se destacar na plataforma. Veja o que você pode fazer para isso:

  • cuide da imagem dos produtos — publique fotos de qualidade para atrair clientes;
  • descreva os produtos de maneira relevante — crie especificações detalhadas com informações importantes;
  • destaque a sua identidade — utilize recursos de personalização oferecidos pela plataforma para criar anúncios com a sua logomarca. Assim, você garante que os clientes reconheçam rapidamente a sua loja virtual;
  • mantenha a média de preços — observe os valores que os seus concorrentes de plataforma estão praticando;
  • faça promoções — essa é uma excelente estratégia para atrair clientes;
  • proporcione atendimento de qualidade — utilize canais de comunicação oferecidos pela plataforma, como chat e e-mail de contato, entre outros.

Conforme mostramos ao longo deste artigo, escolher marketplace para o seu negócio digital, envolve a análise de diversos aspectos importantes, como alinhamento com o seu nicho, serviços oferecidos, entre outros. Após a escolha da plataforma ideal, é importante saber se posicionar e cuidar do relacionamento com cliente, utilizando estratégias de marketing.

Essas informações foram úteis? Para saber mais, veja também como aplicar outras estratégias de marketing digital ao seu negócio.

Fonte: empresas.serasaexperian.com.br/blog/escolher-marketplace

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