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Como dominar os Canais de Comunicação do seu Ecommerce

Como dominar os Canais de Comunicação do seu Ecommerce | Ecommerce na Prática

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Anota aí: os Canais de Comunicação serão peças FUNDAMENTAIS para o seu negócio superar os desafios do Ecommerce em 2021. 

Com a chegada dos novos consumidores que não estão habituados com o ato de comprar pela internet, muitas dúvidas acabam surgindo… 

A primeira coisa que essas pessoas fazem é entrar em contato com a loja para tirar todas essas dúvidas e entender um pouco mais sobre o produto, a experiência de compra no online, entre outras coisas… 

Imagina só se novos consumidores chegarem à sua loja para comprar o seu produto e o atendimento da sua empresa não estiver preparado para isso…

Provavelmente, você não vai responder, as pessoas vão desistir e seguir a procura de outra loja (o que é bem rápido, pois basta “dá um google” e milhares de opções aparecem). 

Para que isso não aconteça ao longo do ano, você precisa se preparar para receber esses novos clientes. 

Mas como?

Otimizando os seus Canais de Comunicação e focando no atendimento ao cliente! E é por isso que separamos 4 elementos para dominar os seus Canais de Comunicação em 2021. 

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No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, selecionou 5 elementos que não podem faltar no seu Ecommerce em 2021. Assista: 

Por que focar nos Canais de Comunicação?

Mais do que tirar apenas dúvidas, como falamos anteriormente, os Canais de Comunicação serão a peça chave do seu Ecommerce para QUEBRAR OBJEÇÕES. 

E o que são essas objeções?

É tudo o que faz o seu cliente não comprar de você. 

Por exemplo, se você tem um pequeno negócio que ainda não ganhou espaço no mercado, dificilmente as pessoas vão confiar na sua marca de primeira… 

As pessoas ficam desconfiadas, afinal, há muitas histórias de golpes de produtos que sequer chegaram para o cliente… 

Então, o que fazer para quebrar essas objeções?

Dialogar com o seu cliente para que todos os questionamentos possíveis dessas pessoas sejam solucionados. 

Ou seja, por meio desses canais, você vai passar a CONFIANÇA para o seu prospecto e futuro cliente, fazendo com que ele não compre só uma vez, mas se torne um cliente recorrente da sua empresa.

E nada melhor do que fidelizar um cliente e saber que ele confia em você, não é mesmo? 

Para conquistar mais e mais clientes ao longo deste ano, só vai precisar de uma coisa: seguir as nossas 5 dicas incríveis sobre como dominar os seus Canais de Comunicação.

4 Elementos que Não podem Faltar nos Seus Canais de Comunicação

1- Chat Online direto no site 

Se você já tem um site próprio dentro de uma plataforma, uma ótima dica é instalar um chat online direto no site.

Sabe quando você entra no site de uma loja e, geralmente, tem um chat no canto inferior esquerdo? Ali você consegue entrar em contato com a equipe de atendimento da empresa em questão.

Ou até mesmo, muitas vezes, são enviadas mensagens automatizadas feitas por um Chatbot! 

Essa estratégia do Chatbot serve para respostas rápidas e recorrentes que os clientes sempre fazem. Assim, os assuntos mais simples o próprio chatbot resolve e apenas os assuntos mais complexos são direcionados a equipe de atendimento. 

Outra ideia também de chat dentro do site é a opção do balãozinho do WhatsApp. Se a sua empresa faz atendimento por meio do WhatsApp, é muito válido incluir esse balão no site para levar as pessoas até o seu contato no WhatsApp… 

Desta forma, o cliente é redirecionado diretamente para a conversa no WhatsApp, podendo tirar dúvidas rapidamente. 

Mas sabemos que, às vezes, é complicado responder todas as mensagens diariamente. Neste caso, recomendamos que você busque por ferramentas de solução em atendimento. 

O Jivochat é um ótimo exemplo de ferramenta para te ajudar no atendimento, integrando todos os seus canais de comunicação em um só lugar. 

2- Criar estratégias de Remarketing

Esse ano, mais do que nunca, você vai ter que criar estratégias para resgatar os clientes que entraram no seu site e não compraram nada.

O que acontece na prática: os seus clientes entram na sua loja, têm interesse no seu produto, mas por algum motivo não compram. 

Esses motivos podem ser vários, desde não ter dinheiro o suficiente, até mesmo não estar preparado para comprar da sua marca..

E há casos de clientes em que só falta aquele empurrãozinho a mais para fazer ele comprar de vez. 

O que fazer para impactar essas pessoas? 

Neste caso, estamos falando das estratégias de Remarketing, ou seja,  você vai REENVIAR os anúncios relacionados ao seu produto ou serviço (por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação) para as pessoas que entraram no seu site. 

Tem pessoas que falam que estão sendo perseguidas pela marca, pois depois de entrar no site, qualquer pesquisa que ela faça, surgem publicidades da empresa. 

Mas isso não é perseguição, é estratégia mesmo! 

E, com essa estratégia, você consegue resgatar aqueles clientes mais quentes, que realmente estão preparados para comprar o seu produto ou fazer com que aqueles que já compraram, comprem novamente. 

3- Recuperação de Carrinho abandonado 

Novamente pensando em e-mail (inclusive, um canal de comunicação muito importante para qualquer empresa), nós recomendamos que você crie e-mails de recuperação de carrinho abandonado

Muitas empresas enviam um e-mail para aqueles que se cadastraram e estavam prestes a comprar, mas não finalizaram a compra.

Esses e-mails, geralmente, vêm com um título “Ei, você esqueceu isso aqui” ou “Voltamos para te lembrar de uma coisa” e ao abrir o e-mail, tudo o que você colocou no carrinho está listado para relembrar o cliente. 

Uma sacada importante: a recuperação de carrinho costuma ser mais eficiente quando é enviada 20 minutos depois para o cliente… Vale a pena fazer o teste na sua empresa! 

4- Conteúdo de valor antecipando possíveis dúvidas 

Ao invés de apenas responder os seus clientes por direct, que tal mapear as principais dúvidas e fazer um conteúdo de valor com todas essas questões nas redes sociais?

Essa é uma forma de você antecipar as respostas e não perder tempo respondendo um de cada vez. Sem contar que o post ficará salvo para você enviar para as pessoas quando quiser. 

Mas não pense em apenas tirar as dúvidas… O conteúdo de valor é perfeito para você conseguir criar uma relação mais próxima com o cliente e posicionar a marca na mente dele.

Lembra quando falamos em fidelizar clientes por meio dos canais de comunicação?

O Conteúdo de valor vai ajudar e muito nisso! Então, use a criatividade e pense o que você pode fazer para engajar a sua audiência e fazer com que ela compre novamente da sua marca. 

Bom, esses foram os 4 elementos essenciais para Dominar os seus Canais de Comunicação, mas existem outros pontos que você também não deve deixar de lado. 

Afinal, um Ecommerce é composto por diversas Etapas e todas elas precisam estar em sintonia… 

Por isso, nós temos um presente para você:

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Nesta aula 100% Online e Gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira.

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Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/canais-de-comunicacao

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