Grupo Premier

oBlog GP

Como consultar o CNPJ: veja o passo a passo da Serasa Experian

Como consultar o CNPJ: veja o passo a passo da Serasa Experian

A consulta de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é uma ação importante para qualquer tipo de empresa, pois permite descobrir se a situação do empreendimento está regularizada. Quando esse identificador apresenta problemas relacionados a aspectos legais, os proprietários têm dificuldades para a continuidade das atividades e a credibilidade do negócio é afetada.

A partir desse tipo de consulta, é possível saber se uma empresa está ativa ou inativa, além de possíveis pendências financeiras. Nesse sentido, a Serasa Experian oferece uma excelente solução que permite definir diferentes modalidades de pesquisa, conforme as necessidades do negócio.

Pensando em esclarecer as principais dúvidas a respeito desse assunto, vamos explicar neste artigo a importância de fazer consultas no seu CNPJ. Confira também um passo a passo para pesquisar na Serasa Experian e os diferenciais que a plataforma oferece. Continue a leitura para saber mais!

Qual é a importância de consultar o CNPJ?

Para as pessoas jurídicas, ter um bom score (pontuação de crédito no mercado) é um fator de grande relevância para a saúde financeira e o crescimento da empresa, pois favorece financiamentos e empréstimos com melhores condições de juros e prazos para pagamento.

Além disso, manter uma boa reputação financeira no mercado se torna uma vantagem importante para aumentar a segurança em acordos e estabelecer parcerias robustas e duradouras. Para ter um bom score, são necessárias as seguintes ações:

  • manter os dados cadastrais atualizados;
  • pagar as contas em dia;
  • ter um bom planejamento financeiro (para evitar atrasos no pagamento de compromissos).

É importante observar que o score não é fixo. Ele pode sofrer alterações conforme o comportamento financeiro do seu empreendimento. Assim, se você deixar de pagar uma conta, a empresa credora poderá enviar o seu CNPJ para a lista de negativados e, com isso, comprometê-lo.

Considere também que mesmo após a dívida ser paga, pode demorar algum tempo até que a sua pontuação se eleve novamente. Por isso, é importante fazer o monitoramento periódico do CNPJ, a fim de evitar negativações.

Consultas periódicas

As consultas periódicas do CNPJ são de fundamental importância para manter uma boa reputação no mercado. Além de identificar se a empresa está ativa — aspecto importante quando se pretende alguma negociação com parceiros —, também facilita a verificação de eventuais protestos.

Também é possível verificar pendências que constam no seu número de registro como pessoa jurídica. A consulta ao CNPJ pode ser aplicada nas seguintes situações:

  • ao realizar negócio com clientes empresariais;
  • antes de acordos com fornecedores;
  • para avaliar o perfil financeiro do seu empreendimento.

As principais vantagens dessa estratégia são:

  • atualização de dados cadastrais;
  • levantamento de dívidas anteriores e score positivo;
  • redução de risco de fraudes e inadimplência por meio da pesquisa de score de crédito;
  • negociações mais seguras, alinhadas ao perfil do cliente ou do fornecedor;
  • prevenção de negativações para a sua empresa.

Como consultar o CNPJ na Serasa Experian?

Para consultar o seu CNPJ na Serasa Experian é simples e muito fácil. Veja, a seguir, o passo a passo:

  • acesse o site de Consulta CNPJ e clique em “cadastrar”;
  • preencha os dados cadastrais;
  • confira as informações digitadas e valide os dados;
  • crie a sua senha — para maior segurança é aconselhável incluir letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como $, #, @, entre outros;
  • faça a consulta do CNPJ.

Após o cadastramento, você poderá fazer o login para consulta sempre que precisar. Elas podem ser feitas gratuitamente ou por meio da contratação do serviço “Saúde do Seu Negócio”, que proporciona uma solução completa de monitoramento do CNPJ, conforme o plano escolhido.

O sistema gera um relatório detalhado sobre a situação do seu CNPJ e CPF, e emite avisos por e-mail e SMS sempre que alguém consultar, pré-negativar ou negativar os seus documentos. Dessa forma, é possível monitorar a sua empresa e seu quadro societário em um único lugar.

A consulta fornece o seu score, apontamentos de dívidas em aberto, protestos, entre outros. Além disso, a solução conta com um assistente de segurança contra fraude, que apresenta dicas de como proceder nesses casos e como se prevenir.

Se você possui participação em outras empresas, também é possível monitorar todas as instituições com as quais os seus dados estejam relacionados e ser alertado em tempo real quando surgir algum apontamento.

Tipos de consultas

A Serasa Experian oferece diferentes tipos de consultas para você poder optar pelo mais adequado às suas necessidades para facilitar as suas negociações:

  • completa — para negociação de alto risco e obtenção de informações sobre os sócios de uma empresa;
  • intermediária — proporciona mais detalhes após uma consulta com o identificador de dívidas;
  • identificador de dívida — essa consulta oferece informações básicas para a tomada de decisão, gerando dados sobre dívidas vencidas e negativadas por CNPJ ou CPF e situação cadastral;
  • confirmação cadastral — valida os cadastros dos seus clientes em relação aos dados pessoais completos, com endereços, telefones e faturamento presumido.

Quais são os diferenciais da Serasa Experian?

A Serasa Experian, responsável pela maior base de dados da América Latina, atua no mercado brasileiro há mais de 50 anos e oferece os relatórios mais precisos e eficientes do mercado. Dessa forma, apoia empresas, empreendedores e consumidores em suas decisões de crédito, oferecendo soluções para gestão de riscos, certificação digital e marketing.

Com um longo histórico de consultorias e parcerias com empresas, desde 2007 a Serasa faz parte do grupo Experian, referência mundial em serviços de informação. Com a aplicação de soluções tecnológicas de ponta, realizam análises e fornecem informações para decisões de crédito.

O seu banco de dados contém informações enviadas por bancos, lojas e financeiras com apontamentos sobre cheques sem fundos, dívidas vencidas e protestos. Atualmente, são realizadas mais de 6 milhões de consultas diárias por mais de 500 mil clientes. Veja, a seguir, os principais diferenciais da Serasa Experian:

  • gera relatórios de análises sobre pessoas jurídicas conforme as necessidades da sua empresa;
  • conta com um banco de dados nacional;
  • contém os mais importantes indicadores do CNPJ consultado;
  • inclui informações adicionais em suas análises;
  • permite consultas 24 horas, 7 dias por semana.

Conforme comentamos ao longo deste artigo, realizar consultas do CNPJ é muito importante para manter a saúde dos negócios e obter maior segurança em transações com parceiros e clientes. Para garantir um monitoramento completo, é importante contar com um serviço como o que a Serasa Experian proporciona.

Essas informações foram úteis? Para saber mais sobre os planos de consultas ao CNPJ, entre em contato com a Serasa Experian!

Fonte: empresas.serasaexperian.com.br/blog/consultar-o-cnpj

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram