Grupo Premier

oBlog GP

Como começar um Ecommerce do Zero

Como começar um Ecommerce do Zero | Ecommerce na Prática

Compartilhar25CompartilharTwittarPin25 Compart.

Como começar um Ecommerce do zero sem correr riscos? Quando criar um negócio entra em questão, várias estratégias que precisam tempo e dinheiro vêm à cabeça. O problema é que, sem saber se esse modelo de negócio vai funcionar, o risco é alto demais.

Ao observar o negócio de terceiros, a inspiração vem porque vemos potencial naquela ideia. Isto não é errado – já ouviu o ditado “nada se cria, tudo se copia”? -, mas o modo que funciona com uma empresa pode não funcionar em outra. Uma série de questões estão em jogo: o modo de produção, o nome da marca, o preço, os fornecedores, distribuição, etc. Além do mais, o modelo do outro por vezes está oculto no negócio, o que você não desvendará apenas observando de fora.

imagem06-03-2022-08-03-36
imagem06-03-2022-08-03-36

A estratégia de validação significa verificar se o modelo de negócio e as estratégias que você escolheu são as ideais para o ecommerce. Pense no segmento de moda, por exemplo. Embora muitas pessoas trabalhem com isso e pareça que já está validado, não vale para todos. Imagine investir 100 mil reais neste negócio. Você contrata uma agência, empregados, escritório, entre outros aspectos importantes, e no fim a empresa não deslancha. Não faz sentido, certo?

No Ecommerce é possível testar antes de colocar tanto em jogo. Uma loja física já tem tráfego, ou seja, já tem pessoas que passam por aquele ponto. Na internet, é necessário construir audiência, investir em marketing e optar por estratégias atuais que estejam funcionando – e as estratégias na internet mudam rápido.

Saiba como começar um negócio com pouco dinheiro 

Pegue o exemplo da Zappos. Eles fizeram um esquema de validação para Ecommerce de sapatos sem investir nada inicialmente. Simplesmente colocaram os produtos no ar e só compravam no fornecedor quando eles vendiam alguma coisa. Além disso, eles perguntavam para os clientes se  estavam satisfeitos ou não. Anotavam as principais objeções para aplicar melhorias.

A estratégia de validação também pode acontecer mais de uma vez, porque o negócio vai mudando e as estratégias também. Nos dias de hoje existem formas mais fáceis de validar um negócio. Você pode começar por um marketplace para validar um produto, por exemplo, porque a audiência já está lá. É um canal de vendas excelente para começar, principalmente pra quem já tem loja física.

Por outro lado, quem não tem loja física precisa aprender a vender. Não é possível ignorar temas como: fornecedor, pró-labore, margem de lucro e habilidade de negociação.

Para ajudar nesta trajetória, o fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, gravou um vídeo detalhando 7 etapas para começar um negócio.

Confira também os cursos disponíveis para você em nosso site e faça parte da lista Vip!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar25CompartilharTwittarPin25 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/video-ecommerce-do-zero

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram