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Como Aumentar a Linha de Produtos e Vender Mais? | Ecommerce na Prática

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Se você sente que os resultados nos negócios estagnaram, uma das alternativas é pensar em diversificar seu portfólio de produtos. Ao fazer isso, você quebra o platô e consegue vender para outros mercados.

Porém, é preciso se planejar antes de tomar uma atitude como essa: aumentar a linha de produtos é um passo importante que, se dado em falso, pode prejudicar a saúde financeira da empresa.

Quer saber como? Nós contamos! Confira as lições que podemos tirar de um caso ocorrido com o empresário Bruno de Oliveira!

Aumentar a Linha de Produtos: Quebrando o Platô

Como o próprio Bruno conta no vídeo que você pode conferir no topo do texto, uma das empresas da qual é sócio havia atingido um certo teto de resultados. Depois de considerar diversas saídas, a direção tomou uma decisão: a solução para o crescimento estava na expansão da linha de produtos.

aumentar a linha de produtos
aumentar a linha de produtos

Como o ecommerce em questão vende cartuchos e suprimentos de informática, Bruno e sua equipe pensavam seriamente em expandir a linha de produtos de modo a atender o público interessado por sublimação (processo que envolve a estamparia de camisetas, canecas e produtos personalizados em geral). Começaram então a analisar as alternativas disponíveis…

Em uma reunião de rotina, um dos fornecedores, que também é importador, sugeriu que uma parceria de centenas de milhares de reais fosse fechada — tratava-se da compra de centenas caixas de canecas para sublimação. O investimento seria de, aproximadamente, R$330 mil.

Investir essa quantia em estoque e trazer as mercadorias da China não seria um entrave — daria para ser feito. Mas essa não era a questão mais relevante a ser levada em conta naquele momento.

pexels photo
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Se você já percebeu onde estamos querendo chegar, provavelmente deve estar se perguntando: afinal, quem garante que um ecommerce de suprimentos de informática terá know-how suficiente para vender ao público comprador de canecas para sublimação?

Apesar de o produto ser um sucesso de vendas em outros lugares, a coisa toda poderia, simplesmente, NÃO FUNCIONAR na empresa em questão.

Sendo assim, valeria a pena arriscar tanto dinheiro sem nem mesmo fazer testes e verificar a oportunidade real que aquele novo caminho de vendas representava?

Se Quiser Aumentar a Linha de Produtos, Você Precisa de um Contexto

Quer aumentar o seu portfólio buscando uma nova gama de produtos a serem vendidos? Ótimo, mas tenha sempre um contexto.

Muitos diriam, por exemplo, que as canecas vendem muito. Tudo bem, mas a questão é: não adianta um produto ser somente campeão de vendas… Você precisa saber se O SEU ECOMMERCE conseguirá vendê-lo (ou seja, se ele faz parte do contexto do negócio).

Questionando-se sobre tudo isso, o empresário decidiu negociar um primeiro lote menor — assim poderia fazer testes e, caso os mesmos fossem bem-sucedidos, teria sinal verde para importar em maiores quantidades.

Moral da história: vai aumentar a linha de produtos? Então:

  • Planeje-se
  • Tenha um contexto
  • Pense se os novos itens têm a ver com o seu negócio
  • Não tome decisões precipitadamente

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Fonte: ecommercenapratica.com/como-aumentar-a-linha-de-produtos

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