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Como atrair clientes e fazê los dizer sim

Como atrair clientes e fazê-los dizer sim | Ecommerce na Prática

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Você já deve ter pensado em diversas estratégias para atrair clientes e levá-lo até o objetivo final – que é a compra -, mas não teve êxito. Grande parte dos empreendedores passam por dificuldades na conversão de vendas, ainda mais no início da jornada no Ecommerce. Por isso, vou te mostrar fazer os clientes dizerem sim não precisa ser tão complicado… 

Você já parou para pensar que, talvez, você mesmo esteja atrapalhando seu processo de vendas?

E não é por falta de vontade.

É por falta de alguns insights importantes para o desenvolvimento do seu negócio…

Então atente-se aos próximos tópicos e saiba como conquistar o cliente e vender mais. 

Afinal, o “não” do seu cliente você já tem. Agora é preciso trabalhar para conquistar o tão esperado “sim” e aumentar a conversão de venda. 

Se preferir, você pode assistir ao vídeo abaixo. Nele, Alan Monteiro, Head Comercial do Ecommerce na Prática, explica como fazer o seu cliente dizer sim para aquilo que você quer vender. Assista:

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Por que o seu cliente não compra com você?

Essa dúvida é bem recorrente entre os empreendedores (não só iniciantes, mas também aqueles que já ganharam espaço no mercado).

A verdade é que o real motivo do cliente não comprar os seus produtos pode ser você mesmo. 

Eu sei que é um pouco decepcionante saber disso, mas, neste momento, o principal objetivo é reverter essa situação que te causa dificuldades na hora de vender. 

Por isso, primeiro de tudo, você precisa mudar a forma como encara o processo de vendas e inserir um ingrediente especial na sua rotina: a paixão pelo que você vai vender, seja um produto ou serviço! 

Mas é possível aprender a ter paixão por algo? 

Vou te contar um pouco mais sobre o método para aprender isso no próximo tópico. 

Antes disso, o que você precisa fazer para manter o seu negócio saudável é analisar o seu dia a dia…

Identifique todas as tarefas que está fazendo ao longo do dia, desde a forma como você falou em uma negociação até a maneira como atendeu um cliente. 

Precisamos exercitar os nossos processos diariamente: como dialogamos, como interagimos ou reagimos… 

Ou seja, uma autoanálise para se conhecer mais e evoluir junto com o seu negócio. 

Depois de pensar em tudo, veja em quais momentos você foi mais assertivo para continuar fazendo.

Mas também, analise os momentos em que não conseguiu ter uma boa performance para ter em mente os pontos que devem ser melhorados. 

Dessa forma, você terá mapeado todas as estratégias que fez para alcançar um resultado positivo e outras que não agregaram muito no desempenho da empresa. 

Mas qual é a relação da autoanálise com o “Sim” que você quer conquistar do cliente? 

Pode não parecer agora, mas há uma conexão entre esses pontos e você logo vai conseguir entender o que estou falando… 

Vejamos! 

3 pontos cruciais para fazer o cliente dizer “sim”

pontos cruciais para fazer o cliente dizer “sim”
pontos cruciais para fazer o cliente dizer “sim”

Há três pontos técnicos importantes que devem ser levadas em consideração agora. 

São eles que dificultam o processo de vendas dos empreendedores e você precisa tratar cada ponto individualmente: 

Lembre-se que isso é um exercício para você entender a sua missão dentro do empreendedorismo e qual a situação no momento. 

1- Sua empresa realmente existe? 

É claro que a sua empresa existe, mas ela transmite segurança e profissionalismo para o cliente? 

Apesar da popularização das compras no Ecommerce, muitas pessoas ainda se sentem inseguras ao comprar em sites. 

Ou seja, os seus clientes querem ter certeza de que o seu negócio online é real! 

O mais importante é tirar essa dúvida da mente do consumidor. Mas, então, o que deve ser feito? 

O que pode gerar uma dúvida é uma explicação ruim sobre o serviço ou produto e, nos piores casos, a falta de informação. Portanto, ofereça o maior número de informações possíveis do seu negócio, como:

  • O tempo de atuação do mercado;
  • A média de vendas mensais;
  • Depoimentos de clientes reais satisfeitos com o seu serviço;
  • Central de atendimento disponível para as demais dúvidas.

Facilite o contato com o seu cliente para que ele tire toda e qualquer dúvida sobre o seu negócio, passe informações de antemão. 

Assim, ele se sentirá mais seguro no momento da decisão de compra e as chances de desistir serão bem menores. 

2- Qual a diferença entre preço e valor? 

Pois é, preço e valor tem significados diferentes e você deve explorá-los para atrair o seu cliente. 

E o melhor de tudo: para fazer isso, a informação também será a base. 

Neste caso, quando falo de preço e valor, quero dizer que o seu produto deve agregar valor ao cliente, além do preço que ele terá que pagar para tê-lo. 

Como assim? 

Vamos supor que você deseja comprar um tênis de um Instagram especializado em calçados… 

Ao entrar no perfil, você se depara com um Feed repleto de fotos de produtos numa parede branca. Isso não é nada atrativo!

Além do mais, a maioria da concorrência já faz o mesmo, você precisa buscar o diferencial para o cliente enxergar o valor do seu negócio.

Inclusive, já falei sobre isso no artigo sobre como bombar no Instagram. O visual conta muito e as pessoas precisam de detalhes para além da foto e preço de produto. 

Elas querem informação, conteúdo de verdade! 

Portanto, descreva detalhadamente sobre o seu produto para que o seu cliente, ao ler, perceba o valor agregado que ele terá ao adquirir o objeto. 

3- Será que esse produto é realmente para mim?

Para descobrir se esse produto é realmente o que o seu cliente quer, ele precisa de um coisa: informação.

Isso mesmo, é a informação de novo! 

Quanto mais detalhes o cliente souber sobre o produto – seja de como usar, como aplicar da melhor maneira, como preservá-lo… -, maiores são as chances dele entender que aquele produto atende às necessidades e desejos que ele tem. 

Ou seja, a comunicação entre cliente e lojista devem ser fácil e rápida para que as informações estejam no alcance de todos. 

Uma boa relação com o cliente é fundamental para o aumento no número de vendas. 

Ajuste as engrenagens do seu negócio e conquiste o seu cliente

O mais interessante aqui é que, antes mesmo de você ter paixão pelo o seu negócio, você precisa ter autoconhecimento! 

Como vai conseguir tocar um negócio se, na sua mente, as coisas ainda não estão claras como deveriam? 

Por isso é tão importante se questionar sobre tudo o que foi falado ao longo desse artigo e analisar sobre as suas ações no dia a dia. 

Só assim você conseguirá evoluir tanto como empreendedor, quanto como pessoa! 

Depois de refletir e encontrar a paixão por empreender, você precisa ajustar todos os setores do seu negócio para alinhar as metas. 

E, para alcançá-las, nada mais justo do que te presentear com um Checklist gratuito criado pelo CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira. 

Lá, você vai encontrar as 6 etapas indispensáveis para construção de um negócio sólido que Bruno desenvolveu durante os mais de 18 anos de carreira no Ecommerce brasileiro. 

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/metodos-para-conquistar-cliente

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