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Como aproveitar a Black Friday nos Marketplaces

Como aproveitar a Black Friday nos Marketplaces | Ecommerce na Prática

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Que a Black Friday é o evento mais importante do Ecommerce você já sabe, mas uma dúvida comum é como aproveitar a Black Friday nos Marketplaces, em vez de apenas na loja virtual. Com um crescimento 52% acima do mercado no ano de 2020, os marketplaces atraem novos consumidores todos os dias através da sua expertise e altos investimentos em tráfego, fazendo com que essas plataformas se transformem em verdadeiros celeiros de vendas em datas como a Black Friday.

Os números não mentem: só em 2020 foram realizados 148,6 milhões de pedidos em marketplaces.

Um dos imãs que mais atraem os clientes na última sexta-feira de novembro para os marketplaces são os descontos imperdíveis, porém engana-se quem pensa que a Black Friday acontecerá apenas no dia 26 de novembro. Para os empreendedores, a preparação se inicia bem antes…

Índice:

Como se preparar para a Black Friday nos Marketplaces 

Antes de colocar o melhor preço em um anúncio, o empreendedor deve checar todas as etapas que antecedem a divulgação do seu produto nos marketplaces

Além das ofertas tentadoras, as plataformas estão cada vez mais exigentes quanto ao atendimento ao consumidor, por isso o planejamento pode ser o seu melhor aliado quando o assunto é black friday em marketplaces. 

Diferenças entre ecommerce e marketplace na black friday

Ao contrário das lojas virtuais, os preparativos para a black friday em marketplaces pula algumas etapas, já que em um site próprio além da preparação dos anúncios e estoque, o lojista deve pensar também em detalhes operacionais e de marketing, como: 

  • Tráfego pago para atrair clientes;
  • Estrutura do site para suportar um grande número de visitantes;
  • Gateways de pagamento e ações anti fraudes;

Os marketplaces por sua vez ficam responsáveis por todas as etapas estratégicas de aquisição e controle de pagamento, e o lojista se preocupa somente em como realizar uma boa ação de black friday com os seus anúncios.

Como fazer uma boa ação BLACK FRIDAY nos MARKETPLACES 

Existem duas palavras-chave para a execução de uma boa black friday: planejamento e definição clara de objetivos. Esses dois elementos irão dar um norte durante a criação dos seus anúncios e ofertas.

Quando bem traçados, esses pontos geram benefícios para ambos os lados, não apenas o consumidor que terá descontos, mas também os vendedores que irão atingir suas metas através de uma boa campanha de Black Friday! 

Baixe Grátis: Manual para vendedores da Black Friday 

Qual é o seu objetivo de Black Friday? 

Para muitas pessoas essa pergunta parece óbvia e seria facilmente respondida com um: vender muito, porém qual é sua meta além de um faturamento superior a outros meses em Novembro? 

É possível utilizar as campanhas de black friday para objetivos a médio prazo, conheça algumas formas de tirar proveito dessa data! 

Queima de estoque 

Nem todos os itens no estoque performam e se transformam em itens de curva A, alguns vendedores fazem a escolha errada e acabam com várias unidades de um produto com pouca procura. 

Utilize a Black Friday para liberar espaço no seu estoque, fazer um fluxo de caixa e eliminar os seus produtos da curva C. 

Visibilidade

Sua conta é nova ou você está precisando de um gás de novos clientes para o seu anúncio? 

Durante a Black Friday o preço chama mais atenção do que o histórico da conta, e esse é um momento propício para você conseguir suas primeiras vendas em um anúncio, avaliações e dar um up na visibilidade do seu produto nos marketplaces.

Vender rápido produtos que demoram 

Produtos com um ticket médio mais baixo costumam levar um tempo maior para realizar uma conversão, utilize a Black Friday para oferecer uma proposta única de compra que vai fazer o seu cliente tomar uma decisão mais rápida e fazer toda a diferença no seu fluxo de caixa e faturamento. 

3 passos para a Black Friday perfeita 

Depois de traçar o seu objetivo de Black Friday é hora de olhar para dentro da sua operação e alinhar alguns pontos, conheça três passos que com certeza fazem parte da BF perfeita. 

Tratativa com os fornecedores

Iniciar as tratativas com antecedência com os seus fornecedores garante que você terá estoque durante o alto fluxo de vendas da data e também permite que você consiga condições de compra especiais, dando uma maior margem de lucro e possibilidades de praticar descontos atrativos nos marketplaces. 

Revisão de anúncios 

Melhore a qualidade dos seus anúncios para ganhar mais destaque nos marketplaces, preencha corretamente a ficha técnica, título, faça boas fotos e descrições.Esses elementos ajudam na melhor exposição do seu produto. 

Revise a sua operação 

Quando o assunto é alto fluxo de vendas, principalmente nos marketplaces, revisar a operação é essencial para garantir que tudo ocorra de forma sincronizada, visando sempre uma boa experiência do cliente. 

Realizar vários pedidos e não conseguir cumprir com prazos de entrega, atendimento ao cliente e até mesmo ter que fazer cancelamentos por falta de estoque além de frustrar o consumidor pode gerar danos na reputação da sua conta e abalar a visibilidade dos seus anúncios. 

O que mais devo checar na minha operação? 

Utilize um integrador de marketplaces 

Não dá para realizar uma boa black friday manualmente, o controle de estoque em múltiplos marketplaces no dia 26 de novembro será quase impossível devido ao grande número de pedidos realizados. 

Automatize e simplifique a gestão de estoque e faça as edições de anúncios de forma massiva .

Quer uma dica? 

A Plugg.To é um HUB de integração com mais de 50 marketplaces integrados, preparado para dar todo o suporte necessário em campanhas como a Black Friday

Não se esqueça do pós venda! 

A Black Friday não acaba no dia 27 de novembro, até o seu último pedido de black ter confirmação de entrega você precisa ficar atento ao bom atendimento ao cliente. 

  • Cumpra os SLA’s de entrega;
  • Responda aos pedidos de trocas e devoluções;
  • Utilize o momento para criar um bom relacionamento com o seu consumidor;

Não deixe um alto fluxo de pedidos se transformar em um pesadelo nas suas avaliações por conta do não cumprimento de prazos ou falhas na operação. 

Certifique-se que tudo está rodando corretamente, conte com a Plugg.To e boas vendas! 

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/black-friday-nos-marketplaces

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