Grupo Premier

oBlog GP

Como a Entrega de Produtos impacta na Experiência de Compra Online?

Como a Entrega de Produtos impacta na Experiência de Compra Online? | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Uma das principais diferenças entre a compra na loja física e a feita em um Ecommerce é a entrega de produtos. No primeiro caso, o cliente recebe o pacote na hora e é o responsável por transportá-lo até outro lugar. 

Nas compras virtuais, essa tarefa é de responsabilidade da loja e pode ser decisiva para os consumidores.

Neste post, você vai entender melhor os impactos da entrega de produtos na relação da empresa com o público e conferir algumas formas de otimizar esse processo. 

Continue com a leitura!

imagem22-04-2022-12-04-47
imagem22-04-2022-12-04-47

[Grátis] Baixe Agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça os 6 Passos para criar um negócio Sólido e Lucrativo na Internet.

Índice:

Como a entrega se relaciona com a Experiência do Cliente?

A internet trouxe para as lojas a possibilidade de vender para qualquer pessoa do mundo e ampliar os seus ganhos — mas também aumentou a concorrência. 

Com isso, o cliente tem muito mais opções de escolha na hora da compra, o que o torna cada vez mais exigente.

O preço não é o único critério de escolha avaliado na hora da compra… As pessoas estão em busca de bom atendimento, produtos de qualidade, entregas sem atraso e boas surpresas, como brindes. 

Em todas as etapas da jornada de compra, um cliente experimenta diferentes sensações — o conjunto delas é o que se chama de Customer Experience.

Nesse cenário, a eficiência da entrega de produtos está diretamente relacionada a uma boa experiência. Afinal, ninguém gosta de receber uma compra com atraso, erros, defeitos e em embalagens de baixa qualidade. 

É por isso que todo mundo que vende pela internet precisa dar uma atenção especial para essa etapa, garantindo que ela seja satisfatória para o cliente.

Leia também: Entenda a relação entre Embalagem para Ecommerce e Experiência de Compra

O que pode ser feito para Otimizar a Entrega de Produtos

Independentemente da forma de envio, seja por Correios ou transportadora, é essencial tomar alguns cuidados na entrega de produtos. A seguir, você confere algumas maneiras de manter esse processo mais eficiente!

1- Tenha um bom Controle de Estoque

Saber como controlar o estoque da loja virtual é essencial para quem vende pela internet. O principal ponto aqui é ter mercadoria suficiente para satisfazer a demanda, mas não em excesso, o que poderia significar dinheiro parado.

Existem vários tipos de estoque para Ecommerce, como o descentralizado, o terceirizado e o consignado. Fazer uma boa escolha é o primeiro passo para uma gestão eficiente. 

Para isso, analise dados de rotatividade, ciclo de vendas, comportamento do consumidor, finanças e localização.

2- Atente à estrutura de estocagem e manuseio das mercadorias

A estocagem correta, organizada e bem gerida evita problemas como produtos com avarias e demora no processo de embalagem. 

Fazer uso de SKUs — Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque — é uma forma interessante de manter a organização no estoque.

A SKU é uma combinação de caracteres alfanuméricos atribuída a um produto para identificá-lo e é muito usada em marketplaces e ecommerces. Ela ajuda a manter a eficiência nos processos de organização do estoque e separação dos pedidos, garantindo agilidade e facilidade na identificação de lotes.

3- Respeite o prazo da Entrega de Produtos

Entregas de produtos com atraso são um grande motivo de reclamações de clientes. Além de prejudicar a experiência de quem já comprou, isso faz com que o público em geral tenha uma percepção negativa sobre o negócio.

Portanto, evite estipular prazos ousados, que você não tem certeza de que poderá cumprir. Em caso de dúvidas, arredonde para cima. É melhor surpreender o cliente com uma entrega antes da hora do que precisar lidar com as reclamações.

4- Escreva um recado de agradecimento

A compra não termina quando a caixa chega à casa do cliente. A unboxing experience deixou de ser considerada uma surpresa e já é uma expectativa do consumidor. Embalagens bonitas, recados de agradecimento escritos à mão, brindes e descontos para as próximas compras podem fazer parte desse momento.

5- Ofereça atendimento personalizado em caso de troca

As solicitações de troca sempre vão acontecer. O produto pode não corresponder às expectativas do cliente, não funcionar ou até mesmo não agradar. Esse tipo de situação é frustrante tanto para o consumidor quanto para a loja.

Mas isso não quer dizer que a experiência de troca vai ser algo negativo. Com um atendimento personalizado e atencioso, é possível reverter uma situação ruim em algo surpreendente. Encante o cliente sendo solícito, respondendo a todas as suas dúvidas e prestando as orientações necessárias com muita clareza e gentileza.

Investir na entrega como diferencial competitivo vai te levar mais longe

Como você já sabe, a experiência do cliente vem ganhando cada vez mais importância em todas as áreas da economia. Hoje em dia, é normal que uma pessoa deixe de comprar em uma loja mais barata para fazer negócio com uma empresa que tenha um diferencial competitivo.

A entrega de produtos, por ser uma parte importante do processo de compra, pode garantir grande destaque às lojas que a realizam de maneira efetiva. Para que isso aconteça, certifique-se de ter uma gestão eficiente de estoque, uma equipe gentil e bem treinada e uma comunicação clara, para evitar desencontro de informações.

E não esqueça de utilizar os recursos do olist para tornar a sua loja ainda mais competitiva no e-commerce. Com nossas soluções logísticas, você economiza tempo e dinheiro e ainda oferece a seus clientes uma experiência de compra fantástica!

Utilize o Kit da Logística Perfeita do E-commerce, produzido pelo olist, para otimizar ainda mais a eficiência da sua loja e ganhar competitividade online!

Como o olist facilita a Entrega de Produtos da sua loja

A tecnologia é uma grande aliada das lojas virtuais. E, quando se fala de logística, não poderia ser diferente. O ecossistema olist oferece soluções que ajudam sua loja em todas as etapas da venda, desde a divulgação de produtos até a entrega de pedidos.

Além de destacar seus produtos nos maiores canais de venda do Brasil, você pode economizar até 45% com logística no olist. O programa olist pax oferece as seguintes vantagens logísticas às lojas parceiras:

  • Contratos exclusivos com Correios;
  • Contratos exclusivos com transportadoras privadas, como Jadlog e Loggi;
  • Redução no valor de frete e aumento da taxa de conversão;
  • Entrega de pedidos em tempo recorde;
  • Serviço de fulfillment;
  • Coleta de pedidos em até 24 horas (válido para algumas regiões).

Ao vender com o olist, você não precisa se preocupar com marketing ou contratos logísticos. Na prática, você só precisa cadastrar seus produtos na plataforma, faturar os pedidos e despachar as encomendas. 

Neste post do Ecommerce na Prática você encontra mais detalhes sobre o que o olist faz pela sua loja.

Por que vender sozinha se a sua loja também pode vender com o olist? Aproveite esse ecossistema de vendas completo e ganhe competitividade no e-commerce:

VENDA COM O OLIST

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/entrega-de-produtos

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram