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CLUBHOUSE: Como usar a Nova Rede Social no seu Ecommerce

CLUBHOUSE: Como usar a Nova Rede Social no seu Ecommerce | Ecommerce na Prática

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Quem diria que conseguiriam encontrar mais uma forma de criar uma nova rede social? O ClubHouse é a novidade do momento por se tratar de algo diferente do que já tínhamos no mercado… 

Essa é uma rede social de VOZ!

Ou seja, não há imagens, nem feed. Apenas salas de interação nas quais você pode entrar, falar e ouvir os assuntos que estão sendo debatidos…

“É como se fosse um app de podcast?” Não é bem por aí… Mas vamos falar sobre isso mais a frente. 

O mais importante dessa história é que grandes empresas, especialistas, influenciadores entre outras pessoas relevantes do  mercado já estão por lá.

E o que isso tem a ver com o mercado de Ecommerce? TUDO! 

Por mais que o ClubHouse ainda esteja em fase de testes, muitos desses especialistas acreditam que esse seja mais um canal de comunicação que empresas poderão explorar para alcançar mais pessoas por meio de conteúdo de valor…

Usando somente a voz! 

Quer saber mais sobre o aplicativo do momento? Então, continue a leitura deste artigo, pois vamos falar TUDO sobre o ClubHouse e como você pode usar no seu Ecommerce. 

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No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala sobre o Clubhouse, a rede social de voz, e como você pode usar no seu Ecommerce. Assista: 

Índice:

A história da mais nova Rede Social: o ClubHouse

Em abril de 2020, o ClubHouse foi criado pela empresa Alpha Exploration, que pertence a Paul Davison, um dos empresários do Vale do Silício, e Rohan Seth, ex-funcionário do Google.

Mas só no começo deste ano que a rede social deu um “boom” ao redor do mundo e virou o assunto do momento…

Não se fala em outra coisa nas redes sociais a não ser o pedido de convite para entrar no ClubHouse.. 

E o que ajudou o aplicativo a crescer rapidamente nos últimos meses foi a presença de personalidades mundiais como Elon Musk, fundador da SpaceX e Tesla.

Ele conversou com o Vlad Tenev, CEO do Robinhood, e isso repercutiu demais nas redes… Afinal, são duas pessoas com carreiras consolidadas no mercado conversando sobre o mundo dos negócios…

Sem roteiro, apenas um bate-papo. Chama a atenção, não é mesmo?

Outro grande nome que resolveu testar o novo aplicativo foi Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. Ele participou de um programa chamado “The Good Time Show” no início de fevereiro deste ano. 

Logo após a repercussão dessa informação, o aplicativo chegou ao topo dos mais baixados nos Estados Unidos.  

Mas tiveram outros fatores que contribuíram e muito para o “boom” de popularidade do ClubHouse… 

Efeitos que fizeram o ClubHouse se tornar ainda mais popular

1- Efeito de Rede

É uma estratégia para fazer com que uma empresa cresça de forma bem acelerada.

Neste caso, estamos falando dos convites que são enviados para as pessoas irem chamando mais pessoas e isso tem o efeito de rede. 

A escassez de convites gera curiosidade, já que não é tão simples entrar na rede social…

O aplicativo só libera 2 convites por pessoa. 

Apesar de ser uma estratégia bem simples e nada inusitada, o ClubHouse mostrou que ainda funciona muito bem para gerar esse “buzz”. 

 2- Disponibilidade apenas para iOS

O que está deixando muitas pessoas CURIOSÍSSIMAS é o fato de o aplicativo só está disponível para iOS… 

Quem tem o sistema operacional Android e quer entender como a rede social funciona na prática, está ficando com a curiosidade aguçada (nem mesmo se você tiver o convite). 

No entanto, em breve a plataforma estará disponível também para Android (vamos avisar aqui e nas nossas redes quando isso acontecer, fique atento). 

Leia também: 9 Estratégias de Redes Sociais Eficazes para Negócios

Como funciona o Clubhouse? 

Não é nada muito fora do comum no quesito estrutura do aplicativo. Aliás, funciona como qualquer outro que já existe no Mercado… 

Você se cadastra com todas as informações solicitadas (nome, sobrenome, e-mail…). 

O perfil é bem parecido com o Instagram visualmente e também no formato de poder seguir as pessoas. 

Mas, ao contrário das outras redes sociais, o ClubHouse NÃO tem um feed para você deixar expostos os seus conteúdos. 

O que existe por lá são salas em que pessoas estão debatendo e escutando sobre um determinado tema. 

Por exemplo, existem várias salas disponíveis com diferentes tipos de assunto. 

Você entra na sala que deseja, escuta o que as pessoas estão conversando/debatendo e, dependendo do caso, você também pode participar falando! 

Importante: não há outro tipo de interação a não ser a fala. 

Para ficar mais claro, vamos explicar os três tipos de pessoas que estão dentro dessas salas. São elas:

  • Moderadores (que selecionam quem pode falar ou permanecer na sala);
  • Speakers (pessoas que podem falar);
  • Ouvintes.

Ou seja, você só pode falar ou ouvir, nada de comentários, emojis, entre outras formas de interações que estamos familiarizados dentro das outras redes sociais. 

Mas nem todas as salas são liberadas para todos… 

Você também pode utilizar chats privados, em que só pessoas autorizadas podem participar ativamente do bate-papo. 

E vale ressaltar aqui que o aplicativo está em fase de TESTE, então tem muita coisa ainda para melhorar e ajustar durante os próximos meses…

Esse não é o formato final…

Mas, por enquanto, como você pode usar o ClubHouse no seu Ecommerce?

Vamos dar alguns caminhos que podem ser seguidos nesse primeiro momento…

Leia também: SOCIAL COMMERCE: 4 Dicas para você Usar as Redes Sociais do Jeito Certo

Formas de usar o Clubhouse no seu Ecommerce

Neste momento, o ClubHouse é muito interessante para você consumir conteúdo relevante para a sua empresa de uma forma diferente. 

São diversas salas falando sobre o mundo dos negócios, marketing, vendas… E com pessoas MUITO relevantes do próprio mercado.

Lembra que no início contamos que diversos CEO’s, influenciadores e celebridades já estão participando do ClubHouse?

Muitas vezes eles estão por lá conversando sobre o que acontece dentro da empresa deles, como eles se relacionam com o público, até abrem ao público algumas estratégias que são aplicadas… 

Talvez você encontre algo que faça sentido para a sua empresa e consiga absorver bons insights de pessoas que sabem do que estão falando…

Com certeza, será um conteúdo muito enriquecedor em todos os sentidos. 

Além disso, você pode criar a sua própria sala e se posicionar como autoridade lá dentro. 

Que tal convidar especialistas, fornecedores e colaboradores da sua empresa para falarem sobre o seu produto?

Ou até mesmo debater sobre o mercado no geral? 

É uma forma de você explicar ao público alguns detalhes importantes do seu produto, mostrar as vantagens, tirar dúvidas e gerar valor…

No caso dos produtos, seria como um Review por voz, quebrando objeções e agregando valor… 

E também é uma oportunidade de se aproximar cada vez mais da sua audiência! 

Faça o teste aí e depois volte aqui nos comentários para contar como repercutiu e se gerou algum resultado para a sua empresa.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/clubhouse-rede-social-de-voz

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