Grupo Premier

oBlog GP

Cartão CNPJ MEI: para que serve e os benefícios para empresas

Cartão CNPJ MEI: para que serve e os benefícios para empresas

Para realizar a formalização do seu negócio, é fundamental emitir o cartão CNPJ MEI. Ele é um documento que apresenta todas as informações relacionadas ao seu estabelecimento e certifica que ele está de acordo com as exigências da Receita Federal e com outras instituições competentes. Ou seja, deixa claro que a sua empresa está regularizada e pode exercer suas atividades.

Nesse sentido, é importante ressaltar que existem algumas situações que exigem a apresentação do cartão CNPJ, como a solicitação de empréstimos para pessoa jurídica nas instituições financeiras, abertura de conta-corrente para PJ (Pessoa Jurídica), participação de licitações públicas, entre outras.

Continue a leitura e conheça mais a respeito dos benefícios do cartão CNPJ MEI!

O que é o cartão CNPJ MEI?

O cartão CNPJ consiste em um documento que certifica que o seu negócio existe e está corretamente registrado nos órgãos correspondentes.

Saiba que todas as organizações registradas no país precisam ter o número do CNPJ para funcionar de acordo com a Lei e, assim, ter acesso ao cartão. A numeração do CNPJ é constituída por 14 dígitos, sendo que os 8 primeiros são os que realizam a identificação da instituição. O número após a barra (/) se refere à quantidade de filiais que o negócio apresenta.

No cartão CNPJ, é possível encontrar as informações mais importantes do seu estabelecimento como:

  • data de abertura;
  • razão social;
  • número do CNPJ;
  • título do estabelecimento;
  • endereço;
  • e-mail do empreendedor;
  • número de telefone;
  • situação cadastral;
  • código;
  • descrição da natureza jurídica;
  • código e descrição da atividade econômica principal e secundária.

Para que serve?

A principal finalidade do cartão CNPJ é certificar que a empresa está corretamente aberta. Logo, por meio desse documento, é possível comprovar que o seu negócio não trabalha na informalidade.

Esse cartão é solicitado em diversas atividades realizadas pelo empreendedor. Especialmente quando ele for fazer algo em alguma instituição financeira. Existem outras situações que esse documento é solicitado como:

  • na formulação de contratos para prestação de serviços;
  • no fornecimento de produtos para o mercado.

Desse modo, caso ao seu negócio seja contratado para realizar algum serviço em outra organização, será solicitado o cartão CNPJ. Essa solicitação visa certificar que você tem cadastro junto à Receita e, principalmente, analisar o status da situação cadastral da sua companhia.

Além disso, esse cartão é fundamental para retirar a nota fiscal. Em muitas cidades, é exigido o cartão para acessar o sistema da Prefeitura. Nesse contexto, é primordial fazê-lo o mais rápido possível para exercer as suas funções.

Quais os benefícios para as empresas?

Existem diversos benefícios de ter o cartão CNPJ MEI. Com ele, a empresa trabalha na legalidade e de acordo com as normas da Receita Federal. A seguir, apresentamos as suas principais vantagens e como ele pode ajudar a sua companhia. Acompanhe!

Elaboração de contratos

Para elaborar contratos é necessário inserir os dados da sua empresa. Com o cartão CNPJ, esse trabalho é otimizado, visto que é possível encontrar todas as informações necessárias em apenas um local. Assim, o colaborador responsável por essa função não gasta muito tempo para a sua execução.

Parcelamento de compras com os fornecedores

Os fornecedores são essenciais em uma empresa. Quando existe uma boa relação, é possível conseguir preços melhores e mais acessíveis dos produtos. Para conseguir parcelar as mercadorias, por exemplo, é fundamental ter em mãos o cartão CNPJ.

Assim, os fornecedores conseguem se certificar de que a instituição está com as suas obrigações em dia e ainda podem verificar no sistema se o estabelecimento está regulamentado na Receita Federal.

Empréstimos empresariais

Uma das maiores vantagens de emitir o cartão CNPJ é a possibilidade de conseguir empréstimos financeiros de maneira mais rápida e prática. Quando você já apresenta o cartão, o gestor do banco consegue analisar a situação do seu negócio e autorizar o empréstimo.

Isso é muito satisfatório para quem deseja ampliar as suas atividades e melhorar o seu estoque de produtos. Logo, é fundamental garantir o cartão para aproveitar as boas oportunidades oferecidas pelo mercado.

Compra de mercadorias

Para conseguir comprar um grande volume de mercadorias, é necessário apresentar o cartão CNPJ. Dessa forma, você consegue comprovar a atuação da sua empresa. Caso você não tenha os documentos, podem existir contratempos no momento da compra dos produtos necessários para a comercialização.

Regulamentação frente à Receita Federal

O Microempreendedor Individual (MEI) precisa exercer as suas atividades de acordo com as normas e regras da Receita Federal. Se isso não acontecer, o negócio poderá ter diversas multas. Ao ter o cartão CNPJ, é possível deixar claro que a organização está de acordo com o órgão e cumpre com seus deveres e obrigações.

Como adquirir o cartão CNPJ MEI?

Ao abrir o MEI, o empreendedor recebe o número do CNPJ automaticamente. Porém, com apenas esse número não é possível usufruir de todos os benefícios mencionados anteriormente. Por isso, é fundamental gerar o cartão CNPJ.

Desse modo, saiba que o processo de emissão é simples, gratuito e pode ser feito online. Uma das maneiras mais eficientes de consultar o cartão CNPJ MEI é por meio do site da Receita Federal. Para isso, é necessário:

  • entrar na página da Receita;
  • digitar o número do CNPJ da sua empresa;
  • clicar em “consultar”.

Após essa etapa, será aberto o Comprovante de Inscrição, que apresenta todas as informações relacionadas ao CNPJ. Depois é só clicar na opção de impressão, no canto direito da página e emitir o cartão CNPJ.

Como você pode perceber, com o cartão CNPJ MEI é possível comprovar a regularidade da empresa junto à Receita Federal e, consequentemente, melhorar a sua relação com os clientes, fornecedores e outras instituições. Por isso, se você deseja se desenvolver em sua área de atuação, precisa ter esse documento em mãos. Dessa forma, é possível realizar os processos de forma rápida e eficiente.

E aí, gostou deste post? Se você quer ficar por dentro de todas as nossas novidades, assine a nossa newsletter e tenha acesso a excelentes conteúdos diretamente no seu e-mail.

Fonte: empresas.serasaexperian.com.br/blog/cartao-cnpj-mei

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram