Grupo Premier

oBlog GP

imagem30-04-2022-20-04-18

Caem taxas de juros cobradas pelo mercado, depois de sete meses de alta • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Caem taxas de juros cobradas pelo mercado, depois de sete meses de alta

Autor: O Economista – 14 de janeiro de 2009

Após sete meses consecutivos de alta, houve redução das taxas de juros cobrados pelo mercado em dezembro. Segundo levantamento da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgado hoje (14), a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou redução de 0,12 ponto percentual em dezembro, passando de 7,61%, em novembro, para 7,49% no mês passado. É a menor taxa de juros média desde setembro do ano passado.

Também houve queda dos juros para pessoa jurídica, segundo a Anefac. A média geral apresentou uma redução de 0,12 ponto, passando de 4,47% em novembro, para 4,35% em dezembro.

Na análise da Anefac, as reduções podem ser atribuídas às medidas implementadas pelo Banco Central para dar maior liquidez ao mercado, como a redução do compulsório bancário, a pressão exercida pelo governo para que os bancos públicos reduzissem o spread, a queda dos juros futuros e à expectativa de redução da taxa básica de juros (Selic), além de maior estabilidade no sistema financeiro internacional.

De acordo com a Anefac, entre setembro de 2005 e dezembro do ano passado, houve redução de 6 pontos percentuais da taxa Selic. A taxa básica de juros da economia passou de 19,75% para 13,75% ao ano, no período.

Os juros do comércio, do cheque especial e o CDC dos bancos também apresentaram redução no mês de dezembro. A única exceção ficou por conta dos juros cobrados pelas empresas de cartão de crédito, que ficaram estáveis em 10,56% ao mês (233,56% ao ano).

Agência Brasil – Ivan Richard

,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/caem-taxas-de-juros-cobradas-pelo-mercado-depois-de-sete-meses-de-alta

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram