Compartilhar Sem categoria
Brasil é convidado a integrar o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária
Autor: O Economista – 13 de março de 2009
O Banco Central informou hoje (13) que o Brasil foi convidado a integrar o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária (BCBS, na sigla em inglês para Basel Committee on Banking Supervision), com sede na Suíça. Também foram convidados Rússia, Índia, China, Austrália, México e Coréia.
A decisão atende a proposta do grupo de países em desenvolvimento, também conhecido como Grupo dos 20 ou simplesmente G20, que reivindica há tempos a revisão dos critérios de associação aos mais importantes órgãos formuladores de padrões de regulação financeira.
O Comitê de Basiléia busca promover e fortalecer as práticas de supervisão e de gerenciamento de riscos mundialmente. Os presidentes dos bancos centrais desses países passam a ter representação de governança no comitê, que até então era formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e Japão.
“O convite ao Brasil é reflexo da qualidade da regulação e supervisão do sistema financeiro, implementadas pelo país”, diz o Banco Central, em nota distribuída hoje. Por isso, o Brasil foi convidado a integrar também o Fórum de Estabilidade Financeira, cujo objetivo é promover a estabilidade em nível internacional por meio do intercâmbio de informações e de cooperação.
Além do Brasil, também foram convidados a fazer parte do fórum outros países do G-20, como África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, China, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.
Agência Brasil / Stênio Ribeiro
banco central, basiléia, blog, blog economia, blog economista, brasil real, crescimento, crise mundial, desenvolvimento, economia, FHC, fusões, inflação, juros impostos, mailson nóbrega, sarney, selic
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.
Fonte: www.oeconomista.com.br/brasil-e-convidado-a-integrar-o-comite-de-basileia-para-supervisao-bancaria