Grupo Premier

oBlog GP

imagem08-05-2022-13-05-29

Brasil é convidado a integrar o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária • OEconomista

Compartilhar Sem categoria

Brasil é convidado a integrar o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária

Autor: O Economista – 13 de março de 2009

O Banco Central informou hoje (13) que o Brasil foi convidado a integrar o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária (BCBS, na sigla em inglês para Basel Committee on Banking Supervision), com sede na Suíça. Também foram convidados Rússia, Índia, China, Austrália, México e Coréia.

A decisão atende a proposta do grupo de países em desenvolvimento, também conhecido como Grupo dos 20 ou simplesmente G20, que reivindica há tempos a revisão dos critérios de associação aos mais importantes órgãos formuladores de padrões de regulação financeira.

O Comitê de Basiléia busca promover e fortalecer as práticas de supervisão e de gerenciamento de riscos mundialmente. Os presidentes dos bancos centrais desses países passam a ter representação de governança no comitê, que até então era formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e Japão.

“O convite ao Brasil é reflexo da qualidade da regulação e supervisão do sistema financeiro, implementadas pelo país”, diz o Banco Central, em nota distribuída hoje. Por isso, o Brasil foi convidado a integrar também o Fórum de Estabilidade Financeira, cujo objetivo é promover a estabilidade em nível internacional por meio do intercâmbio de informações e de cooperação.

Além do Brasil, também foram convidados a fazer parte do fórum outros países do G-20, como África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, China, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.

Agência Brasil / Stênio Ribeiro

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor
Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor

Fonte: www.oeconomista.com.br/brasil-e-convidado-a-integrar-o-comite-de-basileia-para-supervisao-bancaria

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram