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Black Friday: Como preparar seu Ecommerce

Black Friday: Como preparar seu Ecommerce | Ecommerce na Prática

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Começou a contagem regressiva para a data mais importante do Ecommerce brasileiro: a Black Friday. Este ano ela vai acontecer no dia 29 de novembro e, para que não se transforme em um verdadeiro pesadelo, criamos este artigo para te mostrar como preparar o seu Ecommerce. Continue a leitura para saber mais.

Nós, do Ecommerce na Prática, estamos preparando uma agenda com diversos conteúdos diferentes que vão te ajudar a alcançar grandes resultados na maior data do Ecommerce brasileiro.

Se liga nesse vídeo que o Bruno de Oliveira, nosso CEO, fez para falar do assunto:

A Black Friday no Brasil

Antes de te mostrar as melhores dicas de como preparar o seu Ecommerce para a Black Friday, preciso te mostrar o porquê dessa data ser a maior do comércio eletrônico brasileiro.

Apesar de ter surgido nos Estados Unidos, a Black Friday já é um fenômeno mundialmente conhecido.

No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2010. Desde então, várias lojas vêm incorporando o dia em seu calendário comercial. Hoje, não entrar na onda da Black Friday pode gerar prejuízo no seu Ecommerce.

Para você ter uma ideia, a data movimentou 3 bilhões de reais no ano passado, somente no Ecommerce. Além disso, o tíquete médio aumentou em 8%, chegando a R$ 608,00.

números da black friday no brasil
números da black friday no brasil

Confira outros números da Black Friday de 2018 e veja por si só a importância dela para o Ecommerce brasileiro:

  • A quinta-feira (véspera) superou a expectativa do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos;
  • Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram; 
  • Na sexta, Smartphones, eletrodomésticos e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);
  • O site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações — a maioria por propaganda enganosa e maquiagem de preço;

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira conversa com Diego Venturelli, Head de Insights e Analytics do Google, sobre o comportamento dos consumidores brasileiros nesta Black Friday. Confira.

https://www.youtube.com/watch?v=DyY2ebPlS5Y

Como preparar seu Ecommerce para a Black Friday

Participar da Black Friday não significa sair dando descontos e esperar que os clientes apareçam aos montes. Na realidade, tudo precisa ser bem pensado, inclusive as ofertas, para que você obtenha lucro real e não gere uma experiência negativa de compra no seu cliente. 

Por isso, separei aqui algumas dicas de como preparar o seu Ecommerce para a Black Friday.

Vamos a elas:

1 – Pense em formas de fazer pré-campanhas

Uma das estratégias que vem dando certo para várias marcas nos últimos anos é a de pré-campanha. Em vez de esperar o dia da Black Friday para apresentar as ofertas aos clientes, as empresas as antecipam como uma forma de estudar e conhecer o mercado.

descontos na pré campanha
descontos na pré campanha

Além disso, a antecipação é um dos melhores gatilhos mentais para se usar na Black Friday. Apresentar algumas ofertas de maneira antecipada aos consumidores é uma ótima forma de fazer um “esquenta”, aumentando a sua base de clientes. Afinal, quem não se sente atraído por uma promoçãozinha?

Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o Ecommerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday.

Contudo, é muito importante pensar em como realizar a pré-campanha para que ela não acabe se tornando e um tiro no próprio pé. 

Por exemplo, pode dar descontos menores em peças selecionadas a partir da segunda quinzena ou na última semana de novembro e, no dia oficial da Black Friday, fazer um “saldão” geral. 

São muitas ideias do que fazer, mas é importante colocar as ações em prática no período mais próximo à Black Friday. É assim que seus clientes vão associar as ofertas à data.

2 – Analise os preços dos concorrentes

O bom empreendedor sabe que essa estratégia precisa ser implementada não somente na Black Friday, mas o tempo todo.

Contudo, quando datas comemorativas como essa chegam, é mais importante ainda saber os preços que estão sendo aplicados pelos outros.

Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de venda serão pequenas.

Para que isso não aconteça, faça, com antecedência, uma análise completa de como está o preço da concorrência e até onde pode chegar sem ter prejuízo. Dessa forma você consegue traçar estratégias mais certeiras de como fazer promoções que atraiam a atenção dos clientes.

analise a concorrência na black friday
analise a concorrência na black friday

Lembre-se, porém, que oferecer um preço muito abaixo do normal também não é recomendado. Isso pode afetar a percepção de valor do produto, gerando dúvida no consumidor sobre a qualidade. Sem contar que, em geral, preços baixos demais podem significar prejuízo no futuro.

Nesse ponto, também podemos destacar o valor do frete. Se você não sabe, o preço pago pela entrega dos produtos é um dos maiores diferenciais para os clientes na hora de decidir ou não comprar uma mercadoria.

Portanto, na hora de analisar a concorrência, preste atenção no valor cobrado pelo frete. Se você não puder competir com os descontos, talvez possa compensar diminuindo no seu frete ou até oferecendo um prazo de entrega reduzido.

Não adianta ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo.

3 – Prepare seu estoque para a Black Friday

Várias lojas dando descontos fora do comum só pode significar uma coisa: muita demanda. Por isso, é importantíssimo você preparar o seu estoque para que o seu Ecommerce seja capaz de suprir todos os pedidos que receber.

prepare seu estoque
prepare seu estoque

Contudo, sabemos como um dos maiores medos dos lojistas é ter um grande estoque parado, sem vender. Por essa razão, antes de sair comprando novas unidades dos seus produtos, avalie quais terão mais demandas na hora que você ofertar aos clientes.

Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.

Uma boa estratégia é focar em quantidade em vez de variedade. Isso porque, na Black Friday, o maior diferencial é oferecer descontos agressivos. Porém, não é viável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.

Portanto, escolha um produto que sabe que é competitivo para oferecer os maiores descontos. Como você sabe que essa mercadoria já vende bem em condições normais, a tendência é vender ainda melhor com um belo de um desconto estampado nela.

Outra opção é selecionar os produtos que estão parados em estoque e dar descontos maiores, assim tem a oportunidade de vendê-los.

Depois que escolheu o produto certo, negocie com o seu fornecedor, mostre a ele o potencial de vendas que aquela mercadoria tem. Dessa forma, pode conseguir bons descontos na aquisição e, consequentemente, ter maior margem de lucro.

4 – Invista em um super atendimento

Sabemos como a experiência de compra é um dos principais fatores que fazem um cliente voltar ou não a um Ecommerce.

super atendimento na black friday
super atendimento na black friday

Por isso, ao preparar a sua loja para a Black Friday, você precisa criar uma jornada completa. Ou seja, precisa pensar em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente.

O objetivo é atrair as pessoas até o seu Ecommerce e fidelizá-las. Para que isso aconteça, crie um relacionamento próximo com  a sua persona: saiba o que a agrada e o que fazer para fidelizá-la a cada compra.

Uma forma de fazer isso é oferecer cupons, brindes e outros benefícios durante a compra. Assim, as pessoas se sentirão atraídas para retornar à loja em outra oportunidade, sendo ela uma data comemorativa, como a Black Friday, ou não.

Além de cupons e brindes para fidelizar sua base de clientes, você deve estar pronto para resolver qualquer tipo de problema que possa aparecer para o consumidor.

Se, por um lado, uma ótima experiência de compra faz com que as pessoas queiram retornar ao seu Ecommerce, uma ruim faz com que queiram a maior distância possível.

5 – Prepare a infraestrutura do seu Ecommerce

Na Black Friday, a tendência é que o seu Ecommerce receba mais demanda do que recebe regularmente. Ou seja, se a sua loja não estiver preparada para essa montanha de pedidos, isso pode afetar negativamente a sua imagem.

Nesse caso, não estou falando exclusivamente de estoque, mas da estrutura do site.

Uma quantidade elevada de pessoas querendo comprar da sua loja ao mesmo tempo pode gerar uma série de problemas: o site pode não suportar o tráfego e ficar lento, sua loja pode não dar conta de fazer a entrega dos produtos no prazo estipulado… 

estrutura do site
estrutura do site

De acordo com o Reclame Aqui, o segundo maior motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday é a dificuldade em finalizar a compra.

Para que isso não aconteça com o seu Ecommerce, entre em contato com o suporte da sua plataforma e meio de pagamento e verifique se está tudo certo para receber o volume de acessos. Eles vão te direcionar a fazer ajustes, se necessário, e estarão ao seu lado para resolver qualquer situação.

Analise se a sua loja virtual tem condições de receber um grande número de visitantes ao mesmo tempo. Converse com outros usuários que já experimentaram o serviço durante esta data e entenda como funcionou. 

Se achar que a plataforma não vai aguentar, verifique quais são as outras opções que tem para evitar que isso te prejudique.

6 – Planeje suas ações de marketing digital

Por fim, não adianta nada oferecer a melhor experiência do mundo, os melhores descontos e produtos se ninguém souber da existência da sua loja e das suas ofertas.

Portanto, um dos fatores mais importantes na preparação do seu Ecommerce para a Black Friday é o planejamento das ações de marketing digital. Afinal, é na internet que as pessoas mais procuram por produtos e descontos hoje.

marketing digital na black friday
marketing digital na black friday

Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados, então realize um planejamento antecipado.

Na Black Friday, uma ação que dá muito certo é a de remarketing para quem já comprou de você. Afinal, vender para quem já é cliente é mais fácil do que conquistar novos consumidores.

Tenha sempre em mente a sua base de clientes. Se o seu Ecommerce trabalha com email marketing ou Whatsapp, por exemplo, algo que funciona muito bem é segmentar as mensagens. Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.

O que você pode fazer também é oferecer descontos maiores para aqueles que já compraram na sua loja. Dessa forma, essas pessoas se sentem valorizadas pela marca, o que ajuda na fidelização.

Agora, para quem ainda nunca adquiriu nada seu, a dica é oferecer aquele produto que mais vende com regularidade.

Alcance resultados grandiosos na Black Friday

Ainda dá tempo de preparar o seu Ecommerce para que ele alcance os melhores resultados possíveis.

Como te mostrei, a chave é planejamento, desde o estoque até a infraestrutura da loja virtual. Se cada uma dos pontos que te mostrei estiverem funcionando perfeitamente, tenho certeza que você vai comemorar o resultado no final do dia.

A Black Friday pode alavancar o seu negócio e trazer ótimos resultados. Então, é só se planejar com antecedência e já colocar a mão na massa!

Como falei lá no começo, nós, do Ecommerce na Prática, estamos preparando uma série de conteúdos a respeito da Black Friday, que vão te ajudar a alcançar os melhores resultados possíveis no seu Ecommerce.

Ano passado, juntamos vários alunos num Workshop de pré-Black Friday e acompanhamos o andamento das vendas, direcionando-os. Os resultados foram incríveis!

Em 2019, queremos fazer algo ainda mais grandioso.

Para ficar por dentro de toda a nossa programação para a Black Friday, te convido a preencher o nosso formulário de maneira gratuita!

Fazendo isso, você vai ter acesso em primeira mão às novidades sobre o Workshop Black Friday 2019, ministrado pelo Bruno de Oliveira.

Participe conosco da maior data do Ecommerce brasileiro de 2019!

QUERO SABER TUDO SOBRE O WORKSHOP BLACK FRIDAY:

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/black-friday-como-preparar-seu-ecommerce

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