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Aprenda como fazer um Mix de Produtos relevante para o seu Ecommerce

Aprenda como fazer um Mix de Produtos relevante para o seu Ecommerce | Ecommerce na Prática

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Ter um Mix de produtos no seu negócio não está apenas relacionado a variedade. Por trás dessa estratégia, há diversos conceitos envolvidos como fidelização do cliente, abrangência do mercado e o aumento no alcance de pessoas…

Mas se você quer garantir todas essas vantagens, não adianta apenas ampliar o seu catálogo de produtos sem pensar estrategicamente…

Do contrário, serão apenas novos produtos que não terão relevância para a sua persona e ficarão presos no estoque… 

E, como já falamos por aqui: estoque parado é o mesmo que dinheiro parado… 

Não é esse cenário que desejamos para você… 

Por isso, vamos explicar com detalhes o que é um Mix de Produtos, qual a importância dele para o negócio e como criar o seu estrategicamente! 

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Índice:

O que é mix de produtos?

O conceito de Mix de Produtos é o seguinte: é a variedade de produtos ofertada por uma empresa ao mercado. 

Então, todos os produtos que você estiver vendendo no seu negócio, fazem parte de um Mix de Produtos. 

Muitas empresas investem em um bom Mix de produtos para expandir o negócio e alcançar o público de forma mais abrangente. 

Isso porque quanto menor for a quantidade de produtos que você vende, mais segmentado será o seu público…

E está tudo bem. Mesmo trabalhando de forma mais direcionada no Ecommerce, você pode atingir níveis incríveis com a sua empresa. 

Mas, não dá para negar que ampliar o Mix de Produtos pode trazer vantagens valiosas para o desenvolvimento do seu negócio… 

Por que o Mix de Produtos é importante para a sua empresa?

1- Aumentar o alcance de Mercado

Ao ampliar o seu mix de produtos, você consegue abranger muito mais o seu público, atingindo diferentes segmentos… 

Se a sua empresa tem mais produtos, consequentemente terá mais soluções para oferecer aos clientes. 

Mas isso só vai acontecer caso você conheça muito bem a sua persona e saiba quais são as dores ou problemas que ela ainda tem. 

2- Fidelizar o consumidor

Esse é um grande desafio que você vai ter que enfrentar durante a jornada de empreendedor… 

Existem algumas possibilidades de fidelizar o cliente, criando um relacionamento com ele diariamente, por meio do Marketing de Conteúdo.

Ou seja, alimentar as redes sociais com o valor que está relacionado a sua marca. 

Mas, uma outra maneira de fidelizar o consumidor é por meio de um Mix de Produtos. 

Quando você aumenta a variedade de produtos para o cliente, também aumenta as chances de compra dele. 

Principalmente, se você selecionar outros produtos relevantes que tenham um certo tipo de ligação com os outros produtos e a marca no geral. 

3- Melhorar a experiência de compra 

Ao falarmos de experiência de compra do cliente, estamos querendo enfatizar o aspecto competitivo com outras empresas.

Se a experiência com a sua loja for melhor e mais completa do que com o seu concorrente, com certeza o cliente vai optar por comprar novamente com a sua marca. 

Então, pense: o que pode ser um diferencial no seu negócio? 

Nós dizemos: um mix de produtos e/ou serviços. 

Por exemplo, para se adaptar ao mercado e ter um diferencial em meio a concorrência, alguns salões de beleza começaram a desenvolver os próprios produtos de cabelo.

Além disso, o cliente também recebe uma experiência diferenciada com quitutes, bebidas, entre outros artifícios que fazem cada um desses lugares serem únicos. 

4- Diminuir a dependência de um produto 

Depender integralmente apenas de um produto pode ser bem arriscado para manter os resultados da sua empresa. 

Imagina só se o seu único produto, em um mês, não alcança a meta? A empresa será insustentável… 

Por isso, o Mix de produtos pode diminuir a dependência de um produto, pois se um produto não vender muito, outros podem compensar no faturamento, mantendo a consistência nas vendas. 

Como definir o seu Mix de Produtos?

Agora que você já sabe o que é Mix de Produtos e quais as vantagens de aplicar essa estratégia no seu negócio, nada mais justo do que colocar em prática.

Então, para te ajudar nisso, nós separamos os 5 passos indispensáveis para você criar um Mix de Produtos que faça sentido para a sua audiência e realmente traga resultados para o seu negócio.

Leia também: 10 Produtos para Começar a Vender na Internet Agora

1- Conheça a sua persona 

Antes de mais nada, você precisa conhecer a sua persona como a palma da sua mão. Cada detalhe será muito importante para desenvolver o seu Mix de Produtos.

Mas por que?

Para escolher os melhores produtos, é essencial que você saiba quais são as dores ou problemas que o seu cliente tem. 

O que falta para ele ter a melhor experiência de compra na sua loja e encontrar tudo o que ele precisa dentro do seu segmento?

Faça esse exercício de se questionar em busca de entender melhor a sua persona e transformar todas essas lacunas que faltam em soluções. 

Ou seja, em um Mix de produtos completo! 

Vale a pena pensar também se o seu cliente realmente precisa desse novo produto, se ele está disposto a pagar por ele, se é um produto temporário ou que pode ser fixado no seu catálogo… 

Estude bastante antes de escolher, pois assim com certeza você fará um ótimo Mix de Produtos. 

2- Observe o que a concorrência está fazendo

Analise quais são as tendências para o seu segmento nos próximos meses e se já há mudanças relevantes. 

Para isso, é fundamental observar o que a concorrência está fazendo: quais as estratégias que eles estão aplicando, os produtos que estão colocando no catálogo… 

Essa é uma forma de tentar entender qual é o melhor caminho a ser seguido, buscando referências e apostando naquilo que já está dando certo no mercado.

Mas lembre-se: isso não é uma carta branca para você copiar e colar ideias que estão no mercado. A personalidade e o diferencial da sua marca devem ser sempre incluídos em novos projetos. Observe o que está acontecendo, mas nunca deixe de ser autêntico, criativo e responsável. 

3- Entenda a influência da sazonalidade 

Os períodos sazonais influenciam bastante no Mix de Produtos, pois são momentos em que produtos mais específicos são buscados… 

Então, a ideia aqui é que você consiga alterar o seu Mix de produtos temporariamente. 

Como você pode oferecer um novo produto para vender durante uma data comemorativa?

Um exemplo perfeito disso são as chocolaterias que, todo fim de ano, ampliam o Mix de produtos e incluem os panetones. 

Durante todo o ano, são vendidos apenas os chocolates, mas para suprir a demanda do natal, eles investem na produção de panetones trufados com o chocolate da marca. 

Essa é uma boa forma de manter ampliar o catálogo de produtos, chamar a atenção de novos clientes, suprir uma nova demanda e ainda aumentar as chances de fidelização, por proporcionar uma experiência completa. 

4-  Avaliar os resultados [passo fundamental] 

Por fim e pensando no modo estratégico que mencionamos logo no início do artigo, é MUITO importante que você analise os resultados que o seu Mix de produtos está trazendo para a empresa.

Se você não tem o hábito de acompanhar diariamente as métricas do seu negócio, está na hora de mudar isso! 

A partir de hoje, priorize o monitoramento das KPI’s (indicadores-chave de performance) para que você consiga compreender todo o desenvolvimento do seu negócio. 

Dessa forma, você vai saber se precisa mudar algum produto, que esteja realmente dando certo, o que pode ser melhorado, etc. 

Pode apostar que, aplicando esse passo a passo corretamente, você terá um Mix de Produtos pronto para ampliar os resultados da sua empresa, expandindo a marca rapidamente. 

Mas para garantir que tudo isso funcione, você precisa fazer uma coisa… 

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/como-fazer-mix-de-produtos

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