Grupo Premier

oBlog GP

Aprenda a Digitalizar a sua loja física e Vender na Internet

Aprenda a Digitalizar a sua loja física e Vender na Internet | Ecommerce na Prática

Compartilhar910CompartilharTwittarPin910 Compart.

O Ecommerce vem crescendo há algum tempo. A cada dia surgem novas lojas online e muitas das lojas físicas estão pensando em vender na internet depois dessa transformação geral no mercado.  

E, para quem quer começar a vender na internet, este pode ser um bom momento. É a hora de aproveitar as novas tecnologias e, com isso, reduzir o tempo de digitalização do seu negócio.

Neste artigo, vamos apresentar 6 dicas incríveis para que você comece a vender na internet hoje mesmo, trazendo a sua loja física para o Ecommerce.   

imagem10-05-2022-14-05-43
imagem10-05-2022-14-05-43

Baixe Agora o Checklist GRATUITO Ecommerce do Zero e conheça os 6 Passos para criar um negócio na Internet.

Índice:

1- Conheça os seus clientes no Ecommerce

Antes de o começar a vender na internet, é extremamente importante que você entenda qual é o seu público-alvo por aqui, se ele é parecido com os clientes da sua loja física.

Além disso, saiba quais são as principais diferenças das pessoas que frequentam a sua loja e as pessoas que consomem  os produtos online. 

Como em qualquer ambiente de negócios, antes de pensar em ideias de produtos você deve pensar na sua PERSONA. Não espere que as pessoas comprem seus produtos se você não souber para quem está vendendo.  

2- Busque conhecer mais sobre o Mercado Digital 

Para ter certeza que sua loja física está mesmo preparada para vender na internet, pesquise o máximo de informações que puder sobre o setor dos negócios online. 

Realize pesquisas sobre:

  • O Ecommerce no geral;
  • Assuntos relacionados ao seu nicho;
  • Faça análises do cenário empreendedor e econômico;
  • Converse com outros varejistas que já digitalizaram o negócio.  

Assim, você ficará por dentro das novidades, além de saber como funciona a dinâmica das vendas por meio da internet. 

3- Faça adaptações 

É fato que muitos dos varejistas tradicionais estão apegados com modelos mais antiquados de vendas.  Por isso, vale ressaltar que no ambiente virtual, alguns dos conceitos podem ser diferentes e você deve aceitar isso para começar a vender na internet.  

Estudar sobre marketing digital, vendas online, atendimento e satisfação do cliente é o caminho certo para o sucesso. 

Você deve estar preparado para administrar um Ecommerce, assim como se preparou quando abriu sua loja física. 

Será preciso adequar métodos de trabalho e realizar adaptações de equipe para novas atividades. Por exemplo: o vendedor terá que aprender a vender por meio da internet, utilizando estratégias que funcionam por aqui. 

Você ainda precisará, por exemplo, de funcionários gerenciando o inventário e estoque de seu e-commerce, cuidando dos processos de logística ou, até mesmo, atendendo clientes através de uma central de relacionamento. 

4- Crie seu site de vendas

Embora não seja essencial ter seu próprio site de vendas para vender na internet, é natural que lojas com presença física criem um site ao expandirem o negócio para o digital. Isso é bom porque se seus clientes do varejo físico quiserem encontrar sua loja pelo nome e comprar, a única forma delas fazerem isso é se você tiver seu site de vendas. Todas as outras formas de venda online que existem vão te permitir alcançar novos públicos, mas não vão dar ênfase ao nome da sua loja.

Dito isso, nós indicamos que você opte por plataformas de Ecommerce SaaS, ou seja, plataformas pré-prontas que vão te permitir criar o site da sua loja sem que você precise entender de código e programação. Além disso, o ideal é que busque por planos intermediários em boas plataformas que vão te oferecer integrações e permitir que seu negócio cresça de forma saudável.

Por aqui, nós indicamos a Nuvemshop, que é a plataforma líder na América Latina, e você ainda pode fazer um teste gratuito por 30 dias.

5- Invista em Marketing Digital 

Como já dito anteriormente, para você começar a vender na internet, vai precisar de uma equipe de profissionais qualificados que possam atender determinadas demandas deste novo modelo de negócio. 

É por este motivo que você terá que conhecer algumas estratégias de marketing que podem alavancar o seu Ecommerce. 

Provavelmente, você já conhece o bastante sobre vendas e promoções no varejo físico, mas no Ecommerce as coisas são um pouco diferentes.  

O que você vai ter que fazer para vender na internet: 

  • Criar conteúdo qualificado;
  • Estar presente nas redes sociais;
  • Atrair o consumidor e criar um site;
  • Atendimento online personalizado. 
  • E muito mais… Tudo isso pode exigir mais tempo e trabalho do que você imagina. 

    Além disso, é preciso que você atualize sua comunicação e seja proativo criando estratégias para vender seus produtos ou promover sua marca a todo momento. 

    Esteja preparado para atuar em um ambiente diferente, onde você, certamente, perceberá que tudo acontece em um piscar de olhos. 

    6- Aposte no Marketing de Conteúdo

    Muitas empresas investem pesado em marketing digital… Mas, com pouco dinheiro, você consegue investir em alguns anúncios no Facebook, por exemplo, para começar a vender na internet. 

    Só que existe outra forma muito válida de você gerar tráfego na sua loja online: com o Marketing de Conteúdo.  Por meio de conteúdos de valor e imagens bem feitas, você é capaz de atrair novos clientes até a sua loja através do tráfego orgânico.  

    Grande parte do trabalho de atração de clientes online envolve a personalização. Com uma boa estratégia de marketing digital, seus clientes, certamente, estarão confiáveis para disponibilizar seus dados pessoais em troca de informações ou benefícios. 

    A personalização tem tudo a ver com a criação da experiência de compra online e da qualidade de seus clientes. 

    Existem muitos casos de lojas físicas que já possuem algum tipo de presença virtual, mas não conseguem estabelecer um forte relacionamento e presença online com consumidores. 

    Por isso, você deve considerar este tipo de investimento, em marketing de conteúdo para criar uma relação com o cliente e fortalecer a presença da sua marca no ambiente digital. 

    O tráfego orgânico é apenas uma das estratégias que você pode utilizar para atrair seus clientes, basta criar conteúdo de qualidade. Mas você também pode planejar anúncios pagos. 

    Outra ideia também é pensar em formas de atrair clientes de graça com iscas digitais.

    Nota: Uma boa dica, se você não entende muito sobre marketing, é assinar newsletters e ouvir podcasts para receber dicas e estar por dentro da indústria do marketing digital.  

    7- Utilize ferramentas para vender na internet

    Contar com as ferramentas certas de trabalho vai te ajudar em diversos momentos. 

    Há dois fatores que precisam funcionar com perfeição para começar a vender na internet: um sistema de controle de estoque eficiente e um bom atendimento ao cliente. Você pode optar por contratar diversas ferramentas, mas é muito mais fácil realizar processos que estejam centralizados no mesmo lugar.  Por isso, na hora de escolher a melhor ferramenta para o seu negócio, procure saber todas as vantagens e desvantagens dela. 

    Se você pretende manter sua loja física, vai precisar de um sistema que garanta a atualização de informações para lugares distintos em tempo real. É essencial que você se preocupe com isso para evitar problemas de falta de estoque, entregas atrasadas e reclamações de clientes.  

    Uma boa sugestão é pesquisar sobre um software de ERP e entenda como ele pode impactar em suas vendas.  Existem ótimas opções no mercado, como o Bling ERP.

    Só então você estará pronto para digitalizar a sua loja e começar a vender na internet. 

    Aprenda a Digitalizar o seu negócio

    Digitalize o seu negócio e comece a vender na internet agora.

    Além de digitalizar a sua loja, antes de começar a vender, você precisa VALIDAR o seu negócio no Ecommerce. O processo de validação é composto por 6 etapas…

    Mas como fazer isso? Baixando o Checklist: 6 Passos Para Criar um Ecommerce do Zero!

    Baixe agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet…

    … que vende todos os dias e dá lucro todos os meses. O material é 100% gratuito! Clique aqui para fazer o download:

    imagem10-05-2022-14-05-46
    imagem10-05-2022-14-05-46

    A maior escola de Ecommerce do Mundo.

    Compartilhar910CompartilharTwittarPin910 Compart.

    Fonte: ecommercenapratica.com/blog/como-digitalizar-a-loja-fisica-para-vender-na-internet

    Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on telegram