Grupo Premier

oBlog GP

A nova forma de comprar presentes de Natal

A nova forma de comprar presentes de Natal | Ecommerce na Prática

Compartilhar32CompartilharTwittarPin32 Compart.

O Natal é aguardado por todas as pessoas. Quem trabalha com comércio, então, anseia pelo dia 25 de dezembro como ninguém. Ali está uma excelente oportunidade de ganhar muito dinheiro. Entretanto, se você tem um Ecommerce, deveria saber que essa realidade está sendo modificada. Os brasileiros que compram presentes de natal online estão mudando de hábitos. Leia o artigo e saiba mais:

presentes de natal
presentes de natal

O que está mudando na compra de presentes de Natal

Tradicionalmente, o Natal sempre foi a data mais importante para o comércio. Consumidores vão às lojas para comprar presentes para toda a família, gastando muito dinheiro no processo.

Entretanto, desde o surgimento da Black Friday, essa rotina tem sido alterada. A data, nascida nos Estados Unidos e importada para o Brasil em 2011, traz descontos incríveis e uma grande tentação para os clientes. Isso é um dos fatores que faz com que alguns optem por adiantar suas compras natalinas.

Hoje, a Black Friday ainda é percebida como uma data em que as pessoas fazem compras para si próprias, deixando os presentes de natal para o fim do ano.

Segundo pesquisa do Zoom, no entanto, isso está mudando. O levantamento aponta que 62% dos brasileiros pretendem antecipar as compras de fim de ano. Isso significa que a tendência é que, a cada ano que passa, a Black Friday se torne mais relevante.

Já o Natal, apesar de continuar sendo uma data altamente rentável, vai perdendo cada vez mais a sua força. Ou seja, as compras de fim de ano vão sendo diluídas entre Natal e Black Friday, com o consumidor pendendo para a BF.

Por que os brasileiros estão antecipando as compras?

Como já foi dito, o principal motivo da antecipação consciente na compra dos presentes de natal são os descontos incríveis oferecidos no período da Black Friday.

O consumidor olha as ofertas e entende que é mais vantajoso comprar logo na BF por preços baixos do que correr o risco de aguardar o Natal, período em que os preços costumam estar bem mais altos.

Entretanto, há fatores econômicos que vão além da percepção individual do cliente. Antes de 2011, não havia Black Friday. Isso significa que todas as economias para o fim de ano eram gastas no Natal.

Com a chegada da Black Friday em novembro, cerca de um mês antes, muita gente acaba se empolgando nas compras e fica, literalmente, sem dinheiro para comprar depois.

Na realidade brasileira, dinheiro na mão e crédito são escassos. Isso significa que os consumidores acabam gastando o que têm (e grande parte das vezes até o que não têm) na Black Friday. Depois, mesmo que queiram, muitos não têm condições para realizar as compras em dezembro.

presentes de natal   porquinho cofrinho
presentes de natal porquinho cofrinho

Por que a Black Friday é tão importante no Ecommerce

Com a mudança de comportamento do consumidor brasileiro, as prioridades estratégicas do comércio digital também devem ser alteradas.

Isso significa que, para o Ecommerce, é fundamental atrair o cliente enquanto ele ainda tem o poder financeiro de finalizar as compras.

Vender na Black Friday é a única forma de garantir que o possível interessado esteja apto a gastar dinheiro com o seu negócio.

O empresário que negligencia a Black Friday vê os seus clientes gastando alto com a concorrência, especialmente nas gigantes do varejo eletrônico. Resultado: os outros vendem, mas sua loja continua zerada.

Para o pequeno empreendedor, deixar essa oportunidade passar pode significar que seu Ecommerce fique deserto no fim do ano. Para muitos negócios, isso pode significar até mesmo a falência.

Na pior das hipóteses, o lojista virtual que ignora a Black Friday deste ano pode nem mesmo ter a oportunidade de corrigir essa estratégia no ano que vem.

presentes de natal
presentes de natal

Como aproveitar a Black Friday

Agora que já ficou clara a importância da Black Friday para o seu Ecommerce, é natural que a próxima pergunta seja:

“Como eu faço para participar disso?”

Para isso, é fundamental levar em conta 4 pontos centrais:

  • Planejamento
  • Atendimento
  • Campanhas e Marketing
  • Pós-Black Friday

Se você quiser saber tudo sobre como aproveitar a data mais importante do Ecommerce nacional, baixe agora o Ebook gratuito sobre como não perder nenhuma venda na Black Friday.

 

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar32CompartilharTwittarPin32 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/a-nova-forma-de-comprar-presentes-de-natal

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram