Grupo Premier

oBlog GP

9 Estratégias de Redes Sociais Eficazes para Negócios

9 Estratégias de Redes Sociais Eficazes para Negócios | Ecommerce na Prática

Compartilhar6CompartilharTwittarPin6 Compart.

As redes sociais têm sido utilizadas por negócios ao redor do mundo para alcançar novos clientes e vender. Hoje, são mais de 25 milhões de lojas ativas no Instagram e 90 milhões no Facebook. Sabendo disso, restam poucas dúvidas a respeito do impacto que as redes sociais causam no mundo dos negócios.

No entanto, com as mais variadas lojas marcando presença forte nestes canais, destacar a sua empresa torna-se não só importante, como essencial para as vendas e lucratividade

Neste artigo, eu trouxe 9 formas Eficazes de usar Redes Sociais no seu Negócio. Esses são tópicos sobre os quais poucos falam abertamente e que vão te ajudar a conseguir mais engajamento, alcance e conversões.

Se preferir, também pode conferir este conteúdo no vídeo abaixo:

imagem31-03-2022-20-03-12
imagem31-03-2022-20-03-12

Quer ideias do que postar nas redes sociais para gerar valor para sua marca? Baixe aqui o ebook gratuito com 32 ideias do que postar.

Estratégias eficazes de Redes Sociais

1. GRUPOS DE ENGAJAMENTO

Usar e/ou criar grupos de engajamento é uma estratégia popular no exterior e, se você notar, acontece algo semelhante entre instagrammers, blogueiros e etc. Essa é uma forma de conseguir fazer seus posts nas redes sociais serem entregues para mais pessoas.

O método consiste em montar um grupo de pessoas do mesmo nicho e tamanho similar que devem engajar com as publicações mutuamente. Para colocar em prática na sua empresa, basta selecionar marcas que complementam o seu produto de alguma forma e que estão de acordo com seus valores. Mapeie aquelas que não vão acabar competindo com você.

A estratégia é inteligente porque ajuda o algoritmo do Instagram a reconhecer aquele conteúdo como de alta importância. Assim, ele passa a aparecer para mais pessoas, ganha destaque na página de hashtags e pode até aparecer na aba “explorar”. 

2. PARCEIROS COM PÚBLICO SEMELHANTE

estrategias de redes sociais eficazes utilizando parceiros
estrategias de redes sociais eficazes utilizando parceiros

Essa outra dica é parecida com a anterior, porém é mais interessante para conquistar novos possíveis que têm relação com seu segmento. 

Funciona da seguinte forma: você vai mapear outras pessoas e/ou marcas do seu segmento e que têm um público semelhante, com tamanho semelhante. Então, vai conversar com elas para fazerem uma troca de menções numa publicação. Ou seja: você vai mencionar a página ou arroba desta outra marca e, em contrapartida, ela fará o mesmo para você.

Assim, vocês vão compartilhar a audiência que possuem, alcançando novos públicos de forma natural. Aqui no Ecommerce na Prática, por exemplo, os nossos parceiros ganham seguidores e clientes em potencial toda vez que os mencionamos e vice-versa.

Também é possível fazer isso com marcas ou influenciadores com maior número e impacto do que você, mas geralmente isso é pago.

3. REDES SOCIAIS PEDEM CONSISTÊNCIA

Do que adianta produzir um conteúdo incrível uma única vez e, depois, sua marca só aparecer de novo meses depois? Eis a resposta: se o objetivo é te manter na mente da audiência para convertê-la em clientela, não funciona muito.

Nas redes sociais, as postagens têm prazo de validade… Por isso a importância da consistência. É assim que vai manter as pessoas lembrando de você e que vai conseguir influenciá-las de verdade.

Encontre um meio-termo entre qualidade e consistência para que sua marca mantenha-se relevante no mercado.

4. USAR STORIES PARA CHAMAR A ATENÇÃO

publicar nos stories para chamar a atenção
publicar nos stories para chamar a atenção

Os Stories do Instagram podem ser uma forma muito boa de captar a atenção daqueles seguidores que não estão recebendo suas publicações. Esse não é um segredo de redes sociais guardado a sete chaves, mas ainda vejo muitos empresários ignorando. 

Funciona assim: você faz uma publicação no feed e depois compartilha nos stories, com um CTA (call to action) para a audiência comentar na publicação, ver o post…

Veja também: Como Vender no Instagram Stories

5. CRIE UMA LEGIÃO DE FÃS DA SUA MARCA

É muito comum as pessoas chegarem até mim querendo saber como ganhar seguidores nas redes sociais. Inclusive, muita gente considera essa métrica essencial. Sim, é bacana ter muito seguidores, porque seu alcance e número de impressões pode ser maior, além de trazer mais credibilidade visual para a marca… 

Mas você já parou para pensar POR QUE quer mais seguidores nas redes sociais?

Se o seu objetivo é fazer vendas, é mais interessante você focar em ter 1000 seguidores engajados com a sua marca do que simplesmente ter um milhão de seguidores que não se dão ao trabalho nem de curtir suas publicações. 

Esses seguidores só valem a pena se forem pessoas com real potencial de engajar com você e converter. 

Foque em ter FÃS de verdade, pessoas que vão sair falando da sua marca para todo mundo. Isso é o que vai fazer a diferença para o seu negócio – e para o seu bolso.

6. GERE LEADS QUALIFICADOS

processo de geração de leads qualificados
processo de geração de leads qualificados

Você investe seu tempo nas redes sociais, sua criatividade e, mesmo assim, várias pessoas vão te acompanhar e não tomarão a decisão de compra imediatamente. Isso não é um problema… se você souber como converter essas simples visitas ao seu perfil em leads qualificados da sua marca. 

Uma boa estratégia é aproveitar o tráfego que tem nas redes sociais para gerar leads para sua empresa, que posteriormente serão impactados pelo email marketing. Assim, aos poucos, essa pessoa será guiada para a última etapa do funil de vendas: a compra.

Para conquistar o lead, pense no que pode oferecer de forma gratuita para que as pessoas deixem o email ou telefone delas com você.

Atenção: tem que ser algo realmente útil e específico, com uma mensagem clara.

Você pode oferecer descontos para quem se inscrever, uma macete, um ebook ligado ao segmento ou nicho, um template, um estudo de caso…

7. FAÇA CURADORIA DE CONTEÚDOS

No dia a dia do empresário, nem sempre é possível produzir conteúdo original e próprio – especialmente se gerencia uma empresa de um homem só. Nestes casos, fazer uma curadoria de conteúdo pode ser a solução para a sua consistência nas redes sociais.

Mescle esse tipo de conteúdo com seus produtos e os use como referência para a audiência. Se trabalha com itens de decoração, por exemplo, pode buscar imagens que mostrem como ficaria o produto em uma sala, quarto… assim as pessoas começam a se inspirar.

A curadoria funciona da seguinte forma: 

  • Mapeie pilares de conteúdo que fazem sentido para sua marca (entre 3 e 5 já é o suficiente, assim terá uma boa variação de conteúdo);
  • Selecione bancos de imagem pagos e gratuito ou outros canais da onde pode tirar bons conteúdos relacionados às categorias (Pinterest, por exemplo).
  • Monte uma pasta com os bons conteúdos que encontrar, nomeando-as de acordo com os créditos de autoria que precisará dar;
  • Poste!
  • Tenha atenção apenas ao fato de que, quando se pega conteúdo com direito autoral fechado na internet, você tem a obrigação de dar créditos ao dono da imagem. A melhor opção, nestes casos, é entrar em contato com o produtor e pedir permissão por escrito para o uso do conteúdo.

    Bancos de imagem gratuitos são os únicos que não exigem os créditos. Mesmo assim, vale a pena dizer que não é de autoria própria, assim não engana a audiência. 

    Veja também: Como Fazer Marketing de Conteúdo para Negócios

    8. APRESENTE PROVAS DE QUE SEU TRABALHO É REAL

    imagem31-03-2022-20-03-31
    imagem31-03-2022-20-03-31

    60% dos usuário dizem que descobrem novos produtos e marcas dentro Instagram. 

    Mesmo assim, um estudo recente feito na Inglaterra mostrou que mais da metade dos adultos na plataforma só confiam em uma marca depois que vêem PROVAS de que ela é boa e mantém as promessas. 

    Essas provas, em geral, são oferecidas com depoimentos de clientes e pessoas que já compraram da marca. Por isso a importância em mostrar para o mundo o que as pessoas reais estão falando sobre você.

    9. FAÇA CHAMADAS PARA AÇÃO

    É incrível como as pessoas tendem a seguir naturalmente o caminho que você espera se guiá-las do jeito certo. Por isso, use e abuse dos CTAs nas suas publicações, convidando as pessoas para marcar amigos, compartilhar, comentar, salvar a publicação ou até comprar. Se você não disser, é muito provável que as pessoas vejam sua postagem, achem bacana e simplesmente sigam em frente.

    POTENCIALIZE SUAS ESTRATÉGIAS EM REDES SOCIAIS

    Essas são algumas das estratégias mais eficazes para conquistar clientes nas redes sociais. Mas nenhuma delas vale de nada se o conteúdo que você publica é de baixo valor para a audiência e não a prende.

    A grande sacada sobre utilizar as redes sociais no seu Negócio é que você precisa investir em conteúdo de alto valor. Com isso, quero dizer: publicações que oferecem pequenas transformações e vitórias para a audiência, provando a qualidade e autoridade da sua marca.

    E acredite: é possível fazer isso de forma simples e rápida, contanto que você tenha um método de ação e planejamento.

    No treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, abordamos exatamente este assunto. Este é o nosso treinamento focado em produção e estratégia de conteúdo dentro das maiores redes sociais do país (o Instagram e o Facebook).

    Nele, Ana Clara Magalhães, responsável por alcançar mais de 1 milhão de pessoas por semana nas nossas redes sociais, e Lucas Lombardi, especialista em escrita persuasiva e copywriting, mostram o passo a passo completo para você construir sua audiência e oferecer conteúdos de valor, guiando cada pessoa até a hora da compra de forma natural.

    Garanta a sua Vaga no treinamento:

    banner treinamento marketing de conteúdo para negócios
    banner treinamento marketing de conteúdo para negócios

    A maior escola de Ecommerce do Mundo.

    Compartilhar6CompartilharTwittarPin6 Compart.

    Fonte: ecommercenapratica.com/blog/estrategias-de-redes-sociais

    Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on telegram