Grupo Premier

oBlog GP

8 melhores ferramentas de SEO do mercado

8 melhores ferramentas de SEO do mercado | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Se você está estudando para ser um excelente profissional de Ecommerce, com certeza já esbarrou com o tema SEO e sabe o quanto isso é importante para que o site tenha bons resultados. Hoje, você vai aprender um pouco mais sobre SEO e vamos te mostrar as 8 melhores ferramentas de SEO do mercado.

O que é SEO?

Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca é o conjunto de boas práticas para o um site, seja loja virtual, um blog ou qualquer outra categoria, ganhar relevância em índices de mecanismos de busca. 

Aqui, no Brasil, podemos dizer que é basicamente tudo que é feito para que o site apareça nas primeiras páginas do Google. Isso porque, de acordo com a Statcounter, o Google tem 96,82% de participação no mercado de mecanismos de busca no Brasil.

SEO também pode ser considerado uma estratégia de aquisição, ou seja, uma forma de atrair clientes e novos usuários para o site em que trabalhamos. 

Para conseguirmos fazer um bom trabalho de SEO, precisamos levar em consideração fatores On Page e Off Page. On page são as características internas do site e Off Page são os fatores externos que ajudam o seu site a ganhar relevância. E, no fim, o On Page unido ao Off Page ajuda no posicionamento do seu site.

Exemplos de fatores On Page e Off Page

Fatores On Page: site é ou não é mobile friendly, quanto tempo leva para o site carregar e se é seguro para o usuário (https). Além disso, precisamos considerar se urls do site são amigáveis, se tem ou não uma árvore de categorias intuitiva, metadados estão ou não bem estruturados, etc.

Fatores Off Page: backlinks (links de outros sites para o seu) e autoridade do domínio (domínios mais antigos com mais conteúdos publicados são vistos como mais confiáveis e geram mais credibilidade ao seu site). Além disso, devemos olhar os sinais sociais (trabalhar o engajamento das pessoas com a sua marca para ela ser bastante mencionada).

Ferramentas para ajudar com o SEO

A maioria das ferramentas de SEO vão focar mais nos fatores On Page, pois é o que depende só da gente, enquanto o Off Page vai depender de pessoas externas ao nosso ambiente de trabalho. Mesmo assim, temos opções no mercado de ferramentas que também apontam fatores Off Page.

Abaixo, trouxemos uma lista das ferramentas que consideramos as melhores do mercado nesse sentido e que podem ser utilizadas por profissionais inclusive simultaneamente, pois cobrem diferentes aspectos da performance do site. Confira:

1- Semrush

A Semrush é uma ferramenta extremamente completa que possibilita descobrir palavras-chaves nacionais e locais. Isso vai te ajudar a saber quais palavras deverão ser o foco do seu conteúdo. Também permite que você monitore as suas posições na SERP (páginas de resultado de busca) diariamente.

Além disso, a ferramenta vai te ajudar com auditorias de SEO técnico. Ou seja, vai ver o que pode ser melhorado na parte técnica, tudo que for ligado a rastreamento, indexação e renderização.

Mas não para por aí… A Semrush vai além do On Page. Ela tem, dentro das suas funcionalidades, a parte de análise de backlinks, que você poderá usar para ver o que e quem está gerando backlinks para seus concorrentes, assim como análise e auditoria do site. Assim, você conseguirá listar domínios que poderão te ajudar com o seu Off Page para entrar em contato e fazer parcerias.

Outras funcionalidades da Semrush são: monitoramento dos concorrentes, palavras-chave para campanhas de tráfego pago e notificações por e-mail de mudanças de comportamento das suas palavras-chave.

2- Google PageSpeed Insights

Essa não é uma ferramenta de SEO, mas é essencial para um profissional de SEO ter melhor atuação, afinal um dos fatores On Page principais para o site ficar bem posicionado é o tempo de carregamento da página. Isso porque quanto mais o site demora para carregar, maiores as chances das pessoas abandonarem sem se quer ver o conteúdo, o que gera para o site alta taxa de rejeição.

O PageSpeed Insights vai avaliar o tempo de carregamento das páginas do site e oferecerá sugestões práticas para você conseguir otimizar o site. Essa avaliação é dividida entre Desktop e Dispositivos Móveis, o que te ajudará a entender melhor como está sendo o desempenho em cada dispositivo. Além de te ajudar a enxergar se o seu site é mobile friendly ou não.

3- Google Analytics

O Google Analytics vai te ajudar a entender como estão sendo as interações dos usuários com o seu site. Por meio das métricas do GA, conseguimos ver se o site está sendo agradável ou não para o usuário. Uma das métricas relevantes para entender isso é a taxa de rejeição. Ela mostra uma porcentagem de usuários que entraram no site e saíram logo em seguida. 

Se essa taxa estiver alta, o mecanismo de busca do Google pode interpretar que o seu site não está sendo bom para o usuário, o que pode prejudicar o seu posicionamento na busca. Portanto, se quiser oferecer uma boa experiência para os usuários e, consequentemente, ter um bom posicionamento no Google, vai precisar monitorar o comportamento das pessoas via Google Analytics.

4- Ahrefs

O primeiro recurso dessa ferramenta de SEO é o “Auditor de Sites”, que consiste em rastrear todas páginas do seu site e em seguida fornecer uma pontuação geral da saúde do SEO. Para melhor visualização, a Ahrefs disponibiliza os dados da análise em gráficos para que você possa entender todos os possíveis problemas de SEO e ver formas de como corrigi-los.

O segundo recurso da Ahrefs é o ” Explorador de Sites”. Ele permite que você veja com profundidade o tráfego orgânico de pesquisas e o perfil de backlinks de qualquer website ou URL. Além disso, esse recurso combina três ferramentas de SEO em um único lugar. São elas: Pesquisa de tráfego orgânico, Verificador de Backlinks e Pesquisa de tráfego pago.

A primeira serve para te mostrar quais as palavras-chave os seus concorrentes estão usando, em que posição eles se encontram e quais as páginas estão trazendo maior tráfego para eles. 

Já a segunda serve para ver quais os websites estão ligados aos sites dos seus concorrentes e avaliar a qualidade do perfil de backlinks deles.  Por fim, a terceira é para você ver se os concorrentes estão fazendo alguma campanha de mídia paga.

Explore outros recursos da Ahrefs

O terceiro recurso é o “Explorador de Palavras-Chave”. Ele serve para fornecer ideias de palavras-chaves, mostrando a dificuldade de se classificar para elas e também calcula o potencial do tráfego.

O quarto recurso é o ” Explorador Conteúdo” com ele você vai conseguir descobrir e analisar o conteúdo com mais performance do seu nicho. 

Ele leva em consideração o número estimado de tráfego mensal a partir de motores de pesquisa, o número de websites únicos com ligações para a página, a popularidade de backlinks de um website e o número de compartilhamentos em redes sociais.

Por fim, o quinto recurso que é o “Rastreador de Classificação”. Ele permite que você monitore as classificações do seu website ao longo do tempo e visualize em gráfico a sua performance contra os concorrentes. Além disso, é possível obter relatórios programados sendo enviados para o seu email. Assim, a Ahrefs te ajuda a fazer um checkup geral externo e interno.

5-  Moz

A Moz é uma plataforma totalmente focada em te ajudar a fazer o melhor trabalho de Seo possível. Dentro dela, há a função de auditoria de site. Ela serve para fazer o rastreamento geral do seu site, para ver se há algum problema técnico de SEO, ao terminar, a ferramenta oferece melhorias e correções que precisam ser feitas.

Também há a função de rastreamento de classificação, que te ajuda a acompanhar o desempenho de centenas de palavras-chave que direcionam tráfego para mais de 170 mecanismos de busca.

Além disso, a Moz oferece a análise de backlink, que vai te mostrar as métricas de qualquer site em questão de segundos, incluindo o texto âncora e a autoridade de domínio. 

Por fim, há a parte de pesquisa de palavras-chave, que é o local onde você vai encontrar milhares de palavras-chave acompanhadas do nível de dificuldade de ranqueamento, pesquisa da concorrência e análise SERP.

Depois de vermos os recursos da Moz, podemos concluir que ela é uma ferramenta que ajuda tanto na parte de On Page quanto na parte de Off Page, o que te possibilita criar uma estratégia de SEO completa.

6- TinyPNG 

Assim como a PageSpeed Insights, o TinyPNG vai te ajudar com a parte do tempo de carregamento do site. Essas duas ferramentas vão colaborar para que você mantenha o tempo de carregamento das páginas dentro do tempo limite de até 3 segundos para não perder tráfego e, consequentemente, ser visto como um resultado ruim pelo Google, por conta da saída rápida das pessoas do site.

O TinyPNG vai ajudar a reduzir o tamanho das suas imagens em até 70%, sem que fique perceptível, para a maioria das pessoas, a diferença entre a original e a nova. Isso vai ajudar a reduzir o tempo de carregamento das páginas do seu site, pois o peso das imagens é algo que interfere diretamente nisso.

7- Majestic SEO

É uma ferramenta que vai te ajudar a desenvolver suas estratégias de backlink ( SEO Off Page). Além disso, também ajuda a direcionar o tráfego orgânico e impulsionar. Para que você consiga usar da melhor forma possível a ferramenta vai precisar entender os indicadores dela. São eles: Citation Flow, Trust Flow, Tropical Trust Flow e Flow Metrics.

O primeiro é o Citation Flow, métrica que ajuda a prever quão influente uma URL pode ser. Para isso usa como base o peso dos backlinks que ela possui. Já o segundo é o Trust Flow, ele identifica os backlinks recebidos de domínios de “alta qualidade”.

O terceiro indicador é o Tropical Trust Flow, que mede a qualidade de uma URL tendo como base os nichos dos backlinks que apontam para ela. Ou seja, quanto mais relacionado o backlink for com o tema do conteúdo, maior é a qualidade.

Por fim, o quarto indicador, o Flow Metrics, que tem como base o Citation Flow e o Trust Flow para medir o poder do domínio. Assim, podemos notar que a ferramenta Majestic Seo é bem voltada para os fatores de SEO Off Page.

Além disso, a Majestic Seo outras tem funcionalidades como: Search Explorer, você insere uma palavra-chave e recebe como resultado as métricas de todos os sites posicionados no topo do Google. Também tem o Neighborhood Checker, que faz uma análise da qualidade dos sites hospedados no mesmo domínio que o seu. Essa funcionalidade evita que você caia na blacklist do Google.

8- AnswerThePublic 

Sabe quando você está escrevendo algo na busca do Google e começa a aparecer sugestões abaixo? Isso é chamado de Google Suggest. E é em cima disso que o AnswerThePublic trabalha.

Essa ferramenta coleta os dados de preenchimento automático dos mecanismos de pesquisa como o Google e cria várias frases/perguntas em cima disso para que você tenha infinitas possibilidades de temas de conteúdo.

Com o AnswerThePublic, você conseguirá criar conteúdos mais relevantes, pois terá como base perguntas que estão sendo feitas pelas pessoas. Assim, ao criar conteúdos relevantes, você conseguirá atrair mais pessoas para o seu site e consequentemente conseguirá fazer elas ficarem mais tempo com você. Esses dois fatos vão te ajudar a ganhar pontos com o Google para ficar bem posicionado nos resultados de busca.

Quer aprenda mais a fundo sobre SEO para Ecommerce? Conheça a nossa Formação de Analista de Ecommerce!

CONHEÇA A FORMAÇÃO

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/ferramentas-de-seo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram