Grupo Premier

oBlog GP

8 Ferramentas Gratuitas de SEO para a sua Loja Virtual

8 Ferramentas Gratuitas de SEO para a sua Loja Virtual | Ecommerce na Prática

Compartilhar211CompartilharTwittarPin211 Compart.

Utilizar técnicas de SEO para colocar sua Loja Virtual na primeira página dos buscadores (como Google) é um requisito básico na estratégia de tráfego do Ecommerce.

Encontrar o site da sua Loja Virtual na primeira página de buscas do Google pode parecer uma realidade distante neste momento. Ainda mais se você criou a sua loja há pouco tempo…

Para que o seu negócio tenha um ótimo posicionamento no Ecommerce e venda mais, é necessário atrair clientes para dentro do seu site gerando tráfego. Do contrário: sem tráfego, sem vendas. 

Como aumentar o tráfego do seu site? Utilizando técnicas de SEO – Search Engine Optimization – que vão permitir que o seu site esteja bem colocado nos buscadores, principalmente, no Google. 

Será muito mais fácil achar a sua loja virtual ao fazer uma simples busca. 

E não é necessário ser um profissional na área para aprender mais sobre essas técnicas. Inclusive, existem algumas ferramentas gratuitas de SEO que são uma mão na roda na otimização do site. 

Listamos para você, ao longo deste artigo, as principais ferramentas gratuitas de SEO no mercado.  Usando da maneira certa, a sua loja virtual pode conquistar um lugar na tão sonhada primeira página de buscas do Google.

Antes, vamos conhecer mais sobre o que é o SEO e como essas ferramentas podem te ajudar a aumentar a conversão de vendas do seu negócio. 

imagem21-04-2022-12-04-17
imagem21-04-2022-12-04-17

Acesse agora mesmo, de forma gratuita, o nosso treinamento Loja Virtual do Zero.

Índice:

O que é SEO 

SEO é uma sigla que representa o termo em inglês Search Engine Optimization – ou otimização para mecanismos de busca. E o que isso quer dizer exatamente? 

É um conjunto de técnicas que servem para otimizar e destacar os sites, páginas na web e blogs quanto ao posicionamento dentro dos principais buscadores da internet.

De forma orgânica, a sua loja virtual vai gerar muito mais tráfego, atraindo pessoas para dentro do seu site, além de ganhar autoridade ao utilizar as técnicas de SEO. 

Você pode usar essa estratégia na sua empresa como uma maneira de destacar a sua loja virtual, tendo mais notoriedade dentro do Ecommerce. 

Essa é uma breve apresentação sobre o que é SEO, mas se você tem interesse em saber mais sobre o assunto e entender mais detalhes de como funciona, temos um artigo para você (Clique aqui para ler). 

Como dito lá no começo, há algumas ferramentas gratuitas que vão te auxiliar no monitoramento do seu site através dessas técnicas de SEO. 

Trouxe uma lista com as ferramentas mais populares e gratuitas de SEO para você utilizar na sua loja virtual. Separei por ferramentas de palavra-chave e monitoramento de ranking.

Leia também: Como Montar uma Loja Virtual de ROUPAS?

Ferramentas de Palavra-chave

1- Keyword Planner – AdWords

Essa é uma ferramenta criada pelo buscador mais popular da internet, o Google. O Keyword Planner permite que você tenha acesso ao volume de busca de todas as palavras-chave. 

A ferramenta também oferece uma lista com algumas sugestões de palavras-chaves para você utilizar no seu site e assim melhorar o SEO.

Para isso, você precisa colocar a URL do seu site no espaço indicado e de acordo com as palavras-chave que você já tem, o Keyword Planner monta essa lista.

2- Google Trends

O Google Trends não é exatamente uma ferramenta de SEO, porque está mais ligado às tendências de pesquisas – o que está em alta e o que não está. Mas as funcionalidades que ela oferece são bem úteis.

O Trends é uma ferramenta fundamental na pesquisa de palavras-chave relacionadas aos assuntos que tem a ver com a sua loja virtual. 

Por exemplo: vá até o Google Trends e faça uma breve pesquisa sobre “supermercado”. A ferramenta vai te mostrar, em forma de gráfico, com que frequências os usuários do Google procuraram por essa palavra. 

Além de analisar o comportamento do consumidor de acordo com as pesquisas, você pode usar essas informações na criação de conteúdo e otimização dos mesmos. 

É bom saber o que é tendência ou não no mercado, não é verdade? Então, use o Google Trends para isso! 

3-  KeywordTool.io

Essa ferramenta pode ser de grande ajuda para quem procura palavras-chave mais específicas para algum assunto no blog, por exemplo. 

O KeywordTool.io é incrível para buscar palavras-chave conhecidas como cauda longa – que aborda um tema mais específico, geralmente, com mais de duas palavras. 

A versão gratuita é muito eficiente e oferece outras palavras que você pode usar no seu site de acordo com a sua localidade. 

4-Ubersuggest

É uma das ferramentas mais bacanas e fáceis de usar na versão gratuita. Com o Ubersuggets (cujo dono é o Neil Patel, um grande especialista no assunto), você terá mais de uma opção para encontrar a palavra-chave que precisa. Olha alguns desses recursos:

  • Mostra a quantidade de buscas nos últimos 12 meses de uma palavra-chave; 
  • Oferece palavra-chave da própria fonte de dados e de outras fontes; 
  • Sugestões com base em perguntas; 
  • Competição média da palavra-chave;
  • Palavras-chaves locais;
  • Preço médio da palavra-chave.

Posicionamento nos buscadores (Ranking) 

1- Google Search Console

Para saber sobre o tráfego que chega através das buscas feitas pelo Google temos essa ferramenta: Google Search Console. 

O Console mostra para você quantas vezes o seu site ou sua página aparecem nas pesquisas que as pessoas fazem dentro do buscador. 

Nele, é possível monitorar a média de posicionamento do seu site de acordo com o país que for escolhido no momento da pesquisa, além de taxa de cliques que recebe, impressões…

Tudo o que vai te ajudar a otimizar sua Loja Virtual e site.

2- Browseo

Mais uma dica de ferramenta para o garantir um ótimo SEO: o Browseo. Com os recursos que o Browseo oferece, você consegue identificar as características mais importantes da sua página para o SEO. 

A partir desses dados, a ferramenta permite também que você otimize o SEO dentro da sua página. Assim, é possível mapear quais os ajustes deve fazer para ranquear o seu site nos principais buscadores.  

3- Search Latte 

O Search Latte também é uma ferramenta bem simples para monitorar o ranking do seu site de acordo com o país e você pode fazer manualmente. 

Como funciona: 

  • Insira uma palavra-chave;
  • Selecione o idioma; 
  • Escolha um país. 

Depois de fazer isso, você terá acesso aos 100 primeiros sites mais bem posicionado que estão relacionados às informações fornecidas. 

É uma forma de saber quem são os seus principais concorrentes ou buscar sites referências que já estão consolidados no mercado.

Manualmente, você pode procurar o seu site para saber em qual posição do ranking ele se encontra no momento, se está estagnado há algum tempo, se subiu ou caiu… 

Dica: Faça o monitoramento do seu posicionamento no ranking diariamente. É com essas informações que você consegue saber se o seu trabalho realmente está gerando resultados, além de analisar o que pode ser melhorado para subir de posição. 

Crie a sua própria loja virtual 

Saber os resultados que a sua loja virtual está gerando e buscar soluções para os pequenos detalhes no SEO são de extrema importância.

O acesso a esses dados relacionados as melhores palavras-chave para o seu conteúdo e saber o posicionamento que o seu site está te coloca um passo à frente de toda a concorrência.

Concorrência essa que, em boa parte, não se preocupa com esse tipo de monitoramento. Por incrível que pareça, ainda tem gente que não compreende a relevância do SEO para a conversão de vendas. 

Se você chegou até aqui, agora sabe muito bem como é fundamental ficar atento ao SEO do site e sabe quais as ferramentas que pode e deve usar (melhor ainda: todas gratuitas). 

Mas talvez, você ainda não esteja 100% seguro na decisão de criar a sua própria loja virtual por não saber exatamente como fazer…

Pensando em te ajudar nesse momento, liberamos de forma gratuita o nosso Treinamento Loja Virtual do Zero.

Lá, você vai aprender TODOS os passos necessários para realizar criar sua loja online e otimizá-la ao máximo para você atrair mais pessoas e realizar mais vendas. 

Você será capaz de montar a sua loja virtual com baixo custo, sozinho e em plataformas altamente eficazes como essas que te indicamos ao longo do artigo. 

Acesse agora mesmo, de forma gratuita, o nosso treinamento Loja Virtual do Zero.

QUERO ASSISTIR AO TREINAMENTO 

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar211CompartilharTwittarPin211 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/ferramentas-gratuitas-de-seo-loja-virtual

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram