Grupo Premier

oBlog GP

7 Tendências do Ecommerce

7 Tendências do Ecommerce | Ecommerce na Prática

Compartilhar53CompartilharTwittarPin53 Compart.

Adequar o seu negócio para se manter atualizado no mercado Ecommerce é um desafio. São tantas inovações incríveis surgindo que, às vezes, não sabemos qual vale a pena investir e o que vai fazer diferença para o negócio. Pensando em te ajudar nessa pesquisa, preparei uma lista com as 7 Tendências do Ecommerce para você ficar por dentro das novidades. 

Você também pode conferir nossa opinião e apostas para o ano no vídeo abaixo e no nosso podcast (EnPCast).

Índice:

1- Pesquisa por Voz

7 tendencias no ecommerce   pesquisa por voz
7 tendencias no ecommerce pesquisa por voz

A Pesquisa por Voz é uma ferramenta no qual o usuário realiza pesquisas através da fala. A vantagem das pesquisas feitas por voz é que você perde menos tempo falando do que digitando e pode fazer outras coisas ao mesmo tempo, como por exemplo, pesquisar algo enquanto está cozinhando ou dirigindo.

Existem alguns sistemas de Pesquisa por Voz como a Siri encontrada no sistema operacional IOS, a Cortana para quem usa o Windows e o Google Assistente. Todos esses são inteligências artificiais capazes de responder através do comando de voz. Você fala e o dispositivo realiza a busca. 

Além dos assistentes virtuais que estão nos celulares, existem aparelhos mais específicos, como o Google Nest Mini. Esse dispositivo funciona como uma central de controle e conta com o Google Assistente.

Nos Estados Unidos, compras já estão sendo realizadas através da Pesquisa por Voz. E essa é uma tendência do Ecommerce global. 

Como a pesquisa por voz é simplesmente uma leitura do que está bem ranqueado nos mecanismos de busca, é importante que você atente-se para o SEO do site. 

Quanto melhor for sua colocação nos mecanismos de busca, maiores são as chances da assistente virtual optar pela sua página para responder à pergunta.

Se o seu site não estiver na primeira página, provavelmente o comprador que poderia se tornar seu cliente vai achar o produto que deseja em outro site. 

2- ChatBot

Essa ferramenta mudou a comunicação entre vendedor e cliente. O ChatBot é um sistema de Inteligência Artificial que funciona como um assistente virtual para interagir com as pessoas através de mensagens automatizadas. 

A semelhança do chatbot com uma conversa real proporciona uma ótima experiência para o cliente. Ali, a comunicação é mais humanizada e o consumidor pode tirar diversas dúvidas antes de finalizar a compra, por exemplo. No dia a dia, isso significa otimizar o seu tempo e o tempo dos seus funcionários.

Devido à facilidade, essa é uma tendência interessante do Ecommerce, então fique de olho e tente aderí-la o mais rápido possível. 

Para tal, basta cadastrar uma unidade de conhecimento ou incluir perguntas frequentes no seu site. Assim, o seu ChatBot vai aprendendo com o que você diz e atendendo os clientes em tempo real. 

Pontuei diferentes funcionalidades que você pode dar ao ChatBot:

  • Divulgação dos novos produtos
  • Rastreio de pedidos
  • Solução de problemas
  • Responder dúvidas frequentes
  • Divulgação de promoções do site

Dessa forma, você vai conseguir melhorar o processo de vendas do seu Ecommerce, tornando a experiência do cliente cada vez mais interessante.

3– Omnichannel

7 tendencias no ecommerce   Omnichannel
7 tendencias no ecommerce Omnichannel

O Omnichannel é a integração dos canais de venda de uma empresa, proporcionando a mesma experiência para o cliente independentemente do canal que ele escolher. 

Essa é uma estratégia eficaz para grandes e médias empresas, que tendem a ter muito ruído de comunicação. Assim, faz com que o cliente não sinta diferença entre os canais de contato, seja online ou offline, e todos eles trabalham em conjunto para melhorar a experiência do cliente e efetivar a compra.

Embora não seja uma tendência do Ecommerce nova – desde 2015 já se fala sobre o assunto amplamente -, a consciência das marcas com relação à importância do omnichannel tem crescido. Hoje, já vemos lojas famosas investirem na estratégia, entre elas: Nike, Adidas, Farm…

4- Produtos Recorrentes 

produtos recorrentes
produtos recorrentes

Outra tendência do Ecommerce são os produtos recorrentes. Provavelmente já os viu por aí sendo vendidos como aqueles pacotes de assinatura. Esses produtos são vendidos mensalmentes, bimestralmente ou trimestralmente para o cliente. 

Além de ser uma ótima estratégia para atrair clientes por um valor mais acessível, você consegue ter mais previsibilidade de caixa e aumenta as chances de fidelizar os compradores. Em geral, quando seu trabalho é bem feito, esses clientes tendem a promover e defender a marca, atraindo mais pessoas.

Quer saber mais sobre produtos recorrentes? Escrevemos este artigo sobre onde encontrar produtos recorrentes que você pode vender no seu Ecommerce.

5- Realidade Aumentada

7 tendencias no ecommerce   Realidade Virtual
7 tendencias no ecommerce Realidade Virtual

Em 2018, algumas boas iniciativas de realidade aumentada e virtual surgiram no mercado, chamando atenção para as formas como a tecnologia poderia ser utilizada no Ecommerce. O que antes parecia ficção científica, hoje já é recorrente nas marcas que promovem produtos por realidade desta forma. 

Diversos segmentos do mercado já estão usando a Realidade Virtual, como o mercado imobiliário, mercado de Óticas e Vestuários. Na Realidade Aumentada, as maiores iniciativas foram em Vestuários, mas de forma bem tímida.

Veja aqui a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Saiba que este é um investimento alto, mas com potencial de converter mais pessoas por sua interação não exigir que as pessoas tenham o produto em mãos para testá-los.

Vamos prestar atenção à tecnologia para entender como as marcas vão abraçá-la ao longo do ano.

6- Next Day Delivery

Imagina esse cenário: você resolveu comprar um produto na internet e, quando olha o período de entrega, percebe que no dia seguinte já o terá em mãos. O Next Day Delivery é tendência do Ecommerce que pode tornar isso realidade. 

Essa tendência pode te auxiliar na otimização da entrega do seus produtos. Você pode começar a usar através do Mercado Livre Coletas, Log – serviços de Motoboy e entrega -, além de outros tipos de logísticas de entrega rápida.

Vendedores que usam o Fullfilment no Mercado Livre, por exemplo, costumam usar o Next Day Delivery. 

O imediatismo pode ser usado a seu favor. Sabendo que as pessoas não gostam de esperar, você pode cobrar mais caro esse tipo de serviço. Ofereça esse serviço e verá que os seus clientes vão optar pelo Next Day Delivery.

7- Marketing de Influência 

marketing de influencia
marketing de influencia

Hoje, qualquer pessoa pode produzir conteúdo de qualidade apenas com um celular. Com bons vídeos, fotos e textos, essas pessoas se tornam influenciadoras dentro das redes sociais. 

As marcas viram grande potencial de marketing nos Influenciadores Digitais e resolveram investir nessa nova estratégia. Embora isso não seja novidade, este ano, com as mudanças nas redes sociais, o negócio caminha para algo mais profissional e com métricas mais claras. 

No Ecommerce, o uso de Influenciadores Digitais traz bastante resultado seja para venda, seja para reconhecimento de marca. E, felizmente, nem sempre é preciso pagar caro por esta parceria.

Muitos jovens influenciadores gostam de criar conteúdo e fazem isso em troca de produtos, por exemplo. Então, selecione alguém que esteja de acordo com o seu nicho para atingir o público-alvo e faça a proposta.

Como ir mais longe com o seu Ecommerce

Apresentei as principais tendências para você se manter atualizado e continuar crescendo no mercado Ecommerce. As tecnologias como o chatbot, a pesquisa por voz e todas as outros que te mostrei vão simplificar o atendimento e influenciar diretamente na decisão de compra do seu cliente. 

Mas eu sei que, às vezes, simplesmente aderir às novas tecnologias não é a resposta para chegar onde você deseja. Do contrário: pode até te atrapalhar, se seu negócio não estiver bem organizado e com as engrenagens funcionando.

Devido a momentos como este, quando ficamos em dúvida sobre como ir mais longe, é que criamos o programa de mentoria do Ecommerce na Prática. Nela, você recebe o direcionamento completo, de forma presencial, do Bruno de Oliveira e da Babi Tonhela, especialistas em Ecommerce com anos de experiência.

Se você sabe que o seu negócio pode ir mais longe, mas está enfrentando dificuldades para chegar lá, preencha o formulário abaixo para participar da mentoria.

Nossa equipe irá entrar em contato com você para tirar dúvidas e explicar cada detalhe do que pode esperar desta Mentoria.

QUERO PREENCHER O FORMULÁRIO AGORA

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar53CompartilharTwittarPin53 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/tendencias-do-ecommerce

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram