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7 Melhores Convites Proativos para abordar clientes pelo chat online

7 Melhores Convites Proativos para abordar clientes pelo chat online | Ecommerce na Prática

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O chat online é considerado um dos melhores canais para atender clientes no ambiente digital. Isso por ser feito, por exemplo, diretamente através da página de uma loja virtual, agência digital, blog ou em qualquer website.

Existem diversos motivos que destacam o chat online na página dos demais canais de atendimento, como redes sociais, e-mail, telefone, SMS, etc.

Entretanto, neste artigo focamos especialmente de um recurso profissional oferecido pelas melhores soluções de chat: os convites proativos.

Saiba o que é um convite proativo, confira 7 melhores modelos para usar em sua página e descubra como este recurso pode fazer toda a diferença na hora de conversar com visitantes e atender clientes em potencial em seu Ecommerce.

O que é convite proativo e como funciona?

Ferramentas profissionais de chat online, como o próprio JivoChat – já indicamos aqui no blog anteriormente neste conteúdo -, normalmente oferecem dois recursos modernos, capazes de otimizar o desempenho de sua equipe e ajudar a gerar mais oportunidades de negócios. Estamos falando do monitoramento de visitantes e, claro, dos convites proativos.

Monitoramento de visitantes

Como o próprio nome já indica, através do monitoramento de visitantes, você poderá rastrear pessoas acessando seu Ecommerce diretamente a partir da ferramenta de chat online. 

Dessa forma, é possível obter informações como qual dispositivo está sendo usado pelo visitante para acessar seu website (computador, smartphone, tablet, etc), dados demográficos e saber exatamente qual página do website o visitante está acessando – uma página de produto, carrinho de compras, homepage, página de categorias, etc.

Apresentar o monitoramento de visitantes é essencial para que você entenda o que é convite proativo e como ele funciona.

Convite proativo

A partir da capacidade de rastrear visitantes, torna-se possível configurar e personalizar mensagens diferentes para cada página no domínio de seu Ecommerce.

Estas mensagens serão então enviadas automaticamente aos visitantes, através de um pop-up da janela do chat, assim que os mesmos ativarem os gatilhos pré estabelecidos por você.

O objetivo do convite proativo é permitir que seu negócio seja capaz de abordar clientes e deixar de trabalhar de forma reativa em relação ao atendimento. Ou seja, deixar de aguardar que os visitantes e clientes tomem a iniciativa de iniciar uma conversa com sua equipe de atendimento e vendas.

Confira o exemplo na imagem abaixo:

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Existem diversas maneiras de aproveitar este recurso além do clássico “Olá, posso ajudá-lo?” Confira abaixo os 7 melhores convites proativos para abordar clientes pelo chat online em seu Ecommerce.

1- Alerte seus clientes sobre promoções

O objetivo dos convites proativos é chamar consumidores para uma conversa no chat online, onde sua equipe poderá empregar técnicas de vendas e impulsionar suas chances de conversão.

Aproveite o pop-up da janela do chat para incluir alertas realmente chamativos, como avisar sobre promoções, descontos ou até mesmo apresentar seu programa de fidelidade.

Exemplo de convite proativo:

Olá, não deixe de aproveitar nosso programa de fidelidade para ter acesso à descontos especiais. Me chame aqui no chat e poderei explicar tudo!

2- Entregue cupons de desconto

Além de chamar visitantes para conversar com sua equipe, é possível simplesmente reforçar suas chances de vender ao entregar cupons de desconto diretamente a partir do pop-up da janela do chat online

Você pode alavancar esta estratégia tanto para gerar mais conversas quanto simplesmente para oferecer descontos e ativar gatilhos mentais.

Exemplo de convite proativo:

Use o cupom de desconto “123” na compra de qualquer produto. Aproveite, é só essa semana!

Olá, gostaria de ter um cupom de desconto para a sua próxima compra? Fale comigo aqui no chat!

3- Ajude clientes a fechar negócios na página de checkout

A página de checkout é uma das principais páginas de seu Ecommerce, afinal, é aqui que o consumidor toma sua decisão final de compra.

Por isso, coloque-se à disposição para ajudar clientes e tirar suas dúvidas antes que os mesmos saiam da página em busca de respostas ou desistam de uma negociação.

Exemplo de convite proativo:

Olá, caso tenha qualquer dúvida ou problema para finalizar sua compra, fale comigo e poderei ajudá-lo imediatamente!

4- Apresente novos produtos

Abriu uma nova categoria de produtos em seu Ecommerce? Então não deixe de aproveitar seus convites proativos para alertar visitantes e até mesmo clientes já cadastrados.

Exemplo de convite proativo:

Temos novidades! Agora também estamos trabalhando com roupas infantis, confira nossa nova categoria acessando pelo link.

5- Avise sobre mudanças em seu horário de funcionamento

Se por qualquer motivo você precisar alterar o horário de funcionamento de sua equipe de atendimento no chat online ou caso precise avisar consumidores sobre mudanças significativas em seu negócio, é possível aproveitar a janela do chat online para fazê-lo.

O pop-up do chat online tende a chamar a atenção de visitantes imediatamente, o que faz desse recurso uma excelente forma de enviar alertas e avisos desse tipo. Mas, claro, utilize também outros canais para certificar-se que seus consumidores estão cientes sobre as alterações.

6- Auxilie visitantes em páginas de erro

Por mais que você tente manter todo seu domínio organizado, receber a chegada de visitantes em páginas de erro, como páginas 404 (páginas não existentes) acaba acontecendo.

Configure convites proativos para ajudar a redirecionar estes visitantes e ajudá-los a encontrar o que estavam procurando.

Exemplo de convite proativo:

Ops, parece que essa página não existe mais! Posso ajudá-lo a encontrar o que estava em busca, é só me chamar aqui no chat!

7- Ofereça o callback como alternativa

Por mais que o chat online seja um excelente canal de atendimento ao cliente, diversos consumidores ainda preferem conversar com sua equipe via telefone. Neste caso, você pode aproveitar o próprio convite proativo do chat para apresentar alternativas de atendimento, como por exemplo uma ferramenta de callback.

O callback permite que clientes solicitem uma ligação de sua equipe ao informar o próprio número de telefone, o que ajuda a eliminar o tempo de espera na linha de telefone e melhora os índices de satisfação com o atendimento por este canal.

Personalize seus convites proativos para gerar mais resultados A forma como você aborda seus visitantes faz toda a diferença. Portanto, não deixe de considerar estas diversas maneiras de engajar consumidores de acordo com seu posicionamento nas páginas de seu Ecommerce.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para o seu negócio e, caso ainda não tenha um chat online que oferece este tipo de recurso, comece a gerar mais oportunidades de negócios agora mesmo com o JivoChat!

Boas vendas!

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/abordar-clientes-pelo-chat-online

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