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6 Passos que Não Podem faltar no Planejamento

6 Passos que Não Podem faltar no Planejamento | Ecommerce na Prática

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O planejamento de Negócio é uma etapa essencial na construção de qualquer Ecommerce. Mas, para ter bons resultados, é preciso se atentar a alguns fatores fundamentais…

Neste artigo, vou te mostrar os principais pontos que deve considerar na hora de planejar um Ecommerce de sucesso!

No vídeo abaixo, eu explico mais sobre o assunto. Confira:

6 Passos principais do Planejamento de um Ecommerce

1- Diferenciais

Os diferenciais são um fator-chave na construção de qualquer negócio. Sem eles, a sua empresa se torna mais uma no meio de milhões e isso é algo que não pode acontecer…

Aqui, é preciso entender o que te torna diferente dos seus concorrentes e das outras marcas com as quais o seu cliente tem contato. Busque entender o motivo dessas pessoas te escolherem, o que você tem de mais especial. Isso precisa estar muito claro na sua comunicação.

Por exemplo: se você atua no segmento de cosméticos, o seu diferencial pode ser não testar produtos em animais, ter ingredientes veganos, etc.

Hoje, muitas pessoas acabam escolhendo suas “marcas do coração” por meio dos diferenciais que elas apresentam. Se este diferencial tiver um propósito maior, algo que ser relacione com os valores da pessoa, melhor.

É justamente isso que você precisa fazer quando for criar o planejamento da sua marca.

planejamento
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2 – Metas

As metas e objetivos funcionam como um “norte” para nossas ações. Sem eles, não sabemos qual direção seguir e acabamos ficando estagnados. Sem um objetivo final, nunca saberemos se estamos no caminho certo ou quais ajustes precisamos fazer.

A principal importância de traçar seus objetivos é saber como se planejar diante de toda a jornada que você pretende percorrer. E, falando em planejamento, esse passo não pode passar batido!

Essas metas vão te ajudar a definir exatamente o que você vai fazer a partir de agora. É com base nelas que você vai traçar as estratégias que vai tomar, como: orçamento, prazo… TUDO o que você vai disponibilizar para alcançar esse objetivo.

Por exemplo: aumentar seu ticket médio, trazer mais pessoas para o funil de vendas, vender mais, aumentar seu engajamento…

planejamento
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3 – Posicionamento

Nesta etapa, é muito importante entender exatamente o propósito da sua empresa, mapeando tudo o que faz do seu negócio único e singular.

  • Quem é a sua empresa?
  • Quais são os seus valores?
  • Como você quer que as pessoas vejam e falem do seu negócio?
  • Como você o descreve?
  • O que a sua marca se propõe a fazer?

Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a definir o seu posicionamento no mercado, mostrando a identidade da sua marca para o mundo!

Lembre-se de que ela precisa transmitir aquilo que você faz, seus diferenciais e a razão pela qual ela combina tanto com a persona do seu negócio.

planejamento
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4 – Persona

Vamos supor que você escolheu o Mercado de Moda para atuar.

Existem milhares de perfis diferentes que consomem roupas e acessórios, certo?

Desde pessoas acima do peso, que precisam de roupas maiores e mais confortáveis, até bebês, que demandam peças hipoalergênicas, por exemplo.

Mas o seu negócio precisa focar em um cliente ideal. Essa é a persona que você vai investir todo o seu esforço de comunicação e vendas.

É para esse cliente que você vai tentar vender TODOS OS DIAS.

Essa é uma parte do planejamento estratégico que deve ser vista com muita atenção.

Falhar em identificar a sua persona vai fazer com que o seu negócio não tenha foco e, muito provavelmente, não consiga resultados sustentáveis.

Clique Aqui e conheça o manual para definir a persona do seu negócio!

planejamento
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5 – Canais

Quando você fizer o seu planejamento, é preciso definir onde a sua empresa vai atuar. Lembrando que esta decisão vai depender da sua persona.

Se você, como no exemplo anterior, atua no mercado de moda, o Instagram pode ser um dos seus principais canais por ser uma rede social com muito apelo visual.

Mas existem muitos outros canais que podem te servir, como: Mercado Livre, Submarino, Americanas, Loja Virtual própria, Facebook…

Aqui, o importante é definir os seus locais de venda para ficar atento aos pedidos e estratégias que serão utilizadas para vender mais e fazer o melhor atendimento possível, sempre atento ao comportamento dentro das plataformas.

Mas não se esqueça: nenhum negócio pode depender de apenas um canal de vendas!

Clique Aqui e descubra qual rede social é a melhor para o seu negócio!

planejamento
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6 – Fornecedores

Os seus fornecedores são, praticamente, o que mantém o seu negócio funcionando. Afinal, sem produtos não tem como vender nada, certo?

Se você pretende vender produtos de fabricação própria, precisará de fornecedores de matéria-prima. Caso atue na revenda, será necessário encontrar fornecedores dos seus produtos.

Uma dica para quem ainda está no início do negócio e ainda nem validou ou não tem espaço para guardar mercadoria, é não ter um estoque muito grande.

Para isso, é preciso negociar com fornecedores para que te entreguem o produto com agilidade e que consigam fazer o melhor preço possível.

Mas é muito importante que você tenha mais de um fornecedor em mente, para que, caso um fornecedor não consiga te entregar seus produtos, seu negócio consiga continuar.

Além disso, a busca por fornecedores é infinita! Sempre busque por melhores, mais baratos e mais rápidos.

Saiba como escolher o fornecedor ideal Aqui!

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Tire seu Planejamento do Papel!

Esses foram os 6 passos mais importantes na hora de fazer o planejamento estratégico do seu negócio.

Além desses, existem alguns outros pontos que você precisa ter atenção e se aprofundar para ter um negócio de sucesso…

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/passos-que-nao-podem-faltar-no-planejamento

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