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5 Gatilhos mentais incríveis para alavancar vendas

5 Gatilhos mentais incríveis para alavancar vendas | Ecommerce na Prática

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Gatilhos mentais sempre foram utilizado no comércio físico. Quando falamos de Ecommerce, em que o imediatismo da compra é maior, essa técnica é ainda mais importante para alavancar vendas e levar o negócio ao sucesso.

#1 Mostre novidades

Um dos mais básicos gatilhos no Ecommerce é a novidade. Todos querem estar por dentro das tendências e se sentir pioneiros em suas áreas de interesse. A sensação de comprar algo novo tem um apelo muito forte, que certamente pode alavancar vendas. Por isso, tente mostrar aos clientes novidades periódicas, que reascendam o desejo de comprar e o interesse pela sua marca.

Novidades podem ser anunciadas por meio de redes sociais, email marketing, com publicidade paga e qualquer outro canal que esteja disponível. O objetivo é impactar o máximo de interessados e tentar converte-los em clientes. Expressões como “novo”, “novidade” e similares devem estar em destaque para chamar bastante a atenção de quem lê.

Para dar ainda mais dramaticidade, sua empresa também pode usar teasers. Esse recurso vai anunciando e gerando expectativa no público. Por exemplo: “Está chegando um produto que vai mudar sua rotina”, ou “prepare-se para o lançamento da nova linha”. Essa técnica é utilizada frequentemente pela indústria automobilística e clubes de futebol, que revelam apenas detalhes dos lançamentos para instigar o público.

 

#2 Utilize os seus clientes para trazer novos compradores

Possíveis clientes se sentem mais seguros para efetuar compras quando veem depoimentos e relatos de outros consumidores sobre aquele produto ou serviço. O “boca a boca digital” é uma forma muito eficaz de alavancar vendas. Por isso, vale a pena sempre incentivar reviews e comentários, que depois serão lidos e podem acabar se tornando o fator decisivo para uma venda ser confirmada.

É interessante exibir esse tipo de comentário com destaque em sua página, para que quem entre consiga identificar rapidamente. Se você presta serviços para pessoas de influência ou empresas maiores, destaque. Nesse sentido, o mundo físico sempre esteve atento. São vários os restaurantes que exibem fotos dos funcionários com celebridades que já frequentaram a casa. Assim, outras pessoas acabam sendo incentivadas a visitar o local, para se sentir próximas aos famosos. Já no ambiente digital, é comum ver o portfólio da empresa, com os serviços prestados a grandes players do mercado. Isso passa segurança a interessados em fazer negócio com seu Ecommerce.

Outra estratégia nessa linha é anunciar os produtos mais vendidos, junto com os motivos que os fazem ter tanto destaque. Realizar pesquisas de opinião também é um bom método de entender como pensa a sua persona. Depois, esses dados podem ser utilizados para captar ainda mais clientes.

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#3 Aposte em autoridade para alavancar vendas

Um gatilho mental que dá resultado é construir autoridade no assunto. As pessoas querem ouvir dicas dos melhores e mais bem-sucedidos em suas áreas. Apesar de poder ser um processo demorado, aos poucos você vai mostrando ao público o porquê de terem que prestar atenção nas suas recomendações. Caso você já tenha uma certa reputação construída, o caminho é apostar na personificação. Por exemplo: um ortopedista que abre um Ecommerce de palmilhas ortopédicas pode usar sua imagem e expertise para alavancar vendas.

A construção dessa relevância pode ser feita através de artigos publicados nas redes sociais e de um blog em sua página. Lembre-se que ser dono de uma loja virtual não é apenas vender, mas também gerar valor e dar ao cliente uma contrapartida pelo dinheiro pago em seus produtos. Outra alternativa é buscar especialistas ou digital influencers para produzir conteúdo relevante para sua empresa.

 

#4 Resolva os problemas dos clientes

Quão bem você entende o seu cliente? Para vender, a resposta tem que ser “muito bem”. Conhecendo o público, um gatilho muito oportuno é tentar subverter a ideia de vender. Ao invés de ‘vender’ um produto, ofereça como uma ‘solução’ para um problema. Mostre como o seu produto é útil e as vendas vão acontecer naturalmente.

É fundamental que você entenda profundamente dores, desejos e necessidades da sua persona para que consiga oferecer exatamente o que seu cliente quer. Associe seu produto com algo útil e indispensável para o consumidor. Dessa forma, é certo que vai conseguir alavancar vendas de forma orgânica.

 

#5 Apele ao senso de urgência

Em muitos casos, a compra se dá por impulso. Mercados e lojas de departamento usam gatilhos como “imperdível”, “última chance” e “últimas unidades” há décadas, sempre com sucesso. Por isso, passe a sinalizar ao cliente oportunidades que podem ser (ou parecer) vantajosas para ele. Apele ao senso de urgência para dizer ao consumidor que aquela pode ser a oportunidade de fazer um bom negócio.

Se for optar por anunciar queima de estoque ou últimas unidades, lembre-se de ser transparente. É muito desagradável para o consumidor realizar uma compra e depois descobrir que o mesmo anúncio continua no ar semanas depois. Seja sempre verdadeiro para manter uma relação de confiança.

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Fonte: ecommercenapratica.com/gatilhos-alavancar-vendas

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