Grupo Premier

oBlog GP

5 Dicas para atender melhor no WhatsApp

5 Dicas para atender melhor no WhatsApp | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Hoje, 79% dos brasileiros usam o WhatsApp como sua principal fonte de informação. Além disso, cerca de 5 milhões de empreendedores já usam a versão Business para atender clientes e 98% dos brasileiros com acesso à internet e dispositivos móveis usam o aplicativo diariamente (dados apresentados pela Oberlo).

Levando estes números em consideração, fica fácil dizer que o WhatsApp já faz parte do dia a dia do consumidor brasileiro.

Por isso, o seu negócio tem muito a ganhar ao usar o aplicativo de mensagens para se comunicar com os clientes.

Entretanto, vale lembrar que o aplicativo não é uma ferramenta de atendimento ao cliente realmente robusta…

Para que você possa atender melhor no WhatsApp e, consequentemente, vender mais no WhatsApp, confira as 5 dicas que preparamos para ajudá-lo.

imagem16-04-2022-12-04-00
imagem16-04-2022-12-04-00

Conheça o método comprovado para vender todos os dias no Whatsapp garantindo o Ebook Como Vender pelo Whatsapp.

Como Atender Melhor no Whatsapp

1- Integre o Whatsapp à uma ferramenta profissional

Mesmo a versão para negócios do Whatsapp não oferece todas as funcionalidades que você encontra em uma ferramenta profissional de atendimento.

Citando alguns recursos importantíssimos que você precisa oferecer em seu Ecommerce, mas que o WhatsApp não disponibiliza, destacamos:

  • Convites proativos para abordar visitantes no Ecommerce através do chat;
  • Transferência de chats e atendimentos para outros representantes em sua equipe;
  • Integração com outros canais de atendimento, como e-mail, telefone e redes sociais, para que possa centralizar a comunicação em uma única ferramenta;

Esses são recursos que podem fazer toda a diferença na qualidade do atendimento e, infelizmente, não fazem parte do escopo de funcionalidades oferecidas de forma nativa pelo WhatsApp.

Por isso, vale muito a pena integrá-lo à uma ferramenta profissional, que já oferece tais recursos e é capaz de incorporar o aplicativo como um de seus canais de atendimento ao cliente, como é o caso do JivoChat.

2- Como atender melhor no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão empresarial do aplicativo. Se você ainda está usando a versão padrão para conversar com clientes, está perdendo a oportunidade de aproveitar recursos nativos que podem ajudá-lo a otimizar a comunicação.

Mesmo que o aplicativo não ofereça funcionalidades avançadas, como aquelas já citadas acima, você poderá contar com os seguintes recursos:

  • Perfil comercial verificado;
  • Atalhos para respostas rápidas;
  • Etiquetas para organizar conversas;
  • Mensagens automáticas para dar boas vindas aos consumidores ou informar que você está ausente;

Aproveite-os para organizar contatos, especialmente através das etiquetas e melhorar o relacionamento com o cliente através deste recurso de CRM incluso na versão para negócios.

Além disso, nessa versão, você poderá disponibilizar mais informações sobre seu negócio através de um perfil comercial, como endereço, descrição de seu negócio, endereço de e-mail, website de sua empresa, etc.

Tudo isso ficará mais acessível para seus clientes, além de transmitir profissionalismo através do atendimento por este canal.

Leia também: 5 Funcionalidades Incríveis do Whatsapp Business

3- Prepare um banco de imagens e links

Ter um banco de imagens e links é extremamente útil e o ajudará a atender melhor no WhatsApp.

Além disso, colocar essas fotos em um banco de imagens organizado te permitirá enviá-las com mais rapidez para o cliente.

De forma semelhante, caso um consumidor pergunte sobre suas formas de entrega, políticas de devolução ou outras particularidades de seu Ecommerce, você poderá compartilhar um link direcionando-o para a página que contém tais informações.

Inclusive, você pode criar um link com o catálogo completo de produtos da sua loja dentro do Whatsapp (clique aqui e saiba mais). Com esse link, sua conversa com o cliente será muito ágil. 

E, para agilizar a comunicação ainda mais, configure atalhos de mensagens rápidas contendo os links

Dessa forma, você não precisará nem mesmo escrever manualmente a mensagem cada vez que um novo cliente perguntar a respeito.

4- Use o WhatsApp Web

Atender pelo smartphone pode ser significativamente mais lento… 

Especialmente porque alternar entre abas do navegador e referenciar recursos necessários para responder às dúvidas dos clientes não é tão prático quanto em um navegador web em um computador.

Por isso, não deixe de utilizar a versão web do aplicativo. 

Para fazer isso, é muito simples: basta acessar a página do WhatsApp web e seguir o passo a passo, usando a câmera do smartphone para ler o código QR.

O WhatsApp Web é sincronizado automaticamente com a versão mobile, ou seja, terá acesso a todos seus contatos, grupos e conversas abertas diretamente em seu navegador.

A vantagem é que, dessa forma, você poderá compartilhar arquivos diretamente de seu computador ou laptop em conversas do WhatsApp, assim como navegar entre sistemas disponíveis apenas no desktop com facilidade, enquanto conversando com clientes pelo WhatsApp.

5- Crie um link do WhatsApp

Você sabia que é possível enviar um link direto pelo qual pessoas podem iniciar conversas com você através do aplicativo sem precisar adicioná-lo como um contato manualmente?

Para ajudá-lo a fazer isso com facilidade, ensinamos como criar um link do WhatsApp manualmente ou através de uma ferramenta.

Além disso, para que possa identificar de onde seus contatos estão vindo, é possível configurar mensagens personalizadas. Elas serão enviadas assim que consumidores clicarem para conversar com você.

Dessa forma, mesmo que você crie diversos links para segmentar de onde estão vindo seus leads, ficará fácil rastrear.

Se está disponibilizando um link em sua página no Facebook, considere criar uma mensagem no estilo: “Olá, vi sua página no Facebook e gostaria de saber mais”.

Já para página de seu Ecommerce, você pode optar por algo como “Olá, quero saber mais sobre os produtos que vi em sua loja virtual”, por exemplo.

Leia também: Como criar link no Whatsapp e atrair mais clientes [Passo a Passo]

Preparado para atender melhor no WhatsApp?

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para que você consiga otimizar o desempenho ao alavancar o Whatsapp para conversar com os consumidores em potencial e clientes de seu Ecommerce.

Mas, para aproveitar ao máximo o potencial de vendas do Whatsapp, você precisa ir além… 

Seja para quem quer iniciar a carreira no empreendedorismo ou para quem já está caminhando no Ecommerce, o nosso Ebook Como Vender pelo Whatsapp é a chave que você precisa para vender utilizando o aplicativo.

Com base nos métodos de venda criados e comprovados na prática por nós e nossos alunos, esse Ebook vai te ensinar o passo a passo para vender no Whatsapp todos os dias.

Clique no botão abaixo agora mesmo e garanta o seu Ebook Como Vender pelo Whatsapp.

QUERO GARANTIR O MEU EBOOK 

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/atender-melhor-no-whatsapp

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram