Grupo Premier

oBlog GP

4 passos para Dobrar seu Ecommerce de tamanho em 2022

4 passos para Dobrar seu Ecommerce de tamanho em 2022 | EnP

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

“Consegui validar o meu Ecommerce, qual será o próximo passo?” Se você chegou nessa fase e já está pensando no futuro, é porque você quer ir além… Então, sabendo que você quer aumentar ainda mais os resultados, chegou a hora de mapear algumas estratégias que vão DOBRAR o seu Ecommerce de tamanho em 2022. 

Esse estágio em que você está  é ÓTIMO e faz com que a sua empresa esteja à frente de várias outras que ficam estagnadas no tempo por não reinvestir os ganhos na própria empresa… 

Quer saber quais são essas estratégias? Continue a leitura e vamos mostrar os 4 Passos comprovados para você literalmente dobrar os resultados… 

No vídeo abaixo, o Ricco de Carvalho, sócio e CBDO do EnP, mostra esses 4 passos para você conseguir DOBRAR a sua empresa de tamanho. Assista:

Índice:

1- Entenda qual é a Finalidade do seu Negócio

A primeira coisa que você tem que pensar agora é: qual a finalidade do seu negócio?

Esse negócio foi criado para ser lucrativo? Vendido? Depois de definir isso, você vai conseguir visualizar o caminho a ser seguido para alcançar essa meta principal. 

Por exemplo, se a sua finalidade é ter um negócio altamente lucrativo, você deve se preocupar com fatores como:

  • Eficiência do time;
  • CAC (Custo de Aquisição por cliente) baixo; 
  • LTV (lifetime value) alto.

Entre outros fatores que contribuem para garantir que o lucro da empresa seja alto. 

Por outro lado, quando você pensa em vender o seu negócio futuramente, há outros pontos pelos quais você tem que trabalhar mais como: 

  • Valor da Marca;
  • Base de Clientes forte;
  • Negócio Independente do CEO (que não precise 100% dele para fazer o Ecommerce funcionar). 

Isso mostra que há caminhos diferentes para você seguir dependendo de qual é a finalidade do seu Ecommerce. Tendo isso em mente, os próximos passos vão ficar bem mais fáceis de serem definidos e executados. 

2- Crie uma Identidade Organizacional

Com a Identidade Organizacional, você vai definir a sua missão, visão e todos os valores ligados a empresa…

Mas o que significa cada um deles? Vamos explicar: 

  • Missão: é a razão pela qual essa empresa existe, a base de todo o planejamento feito para que ela funcione. Ex: promover o empreendedorismo através de educação e capacitação constante do empresário;
  • Visão: como você enxerga essa empresa, onde ela pode chegar, quais os seus planos para o futuro da empresa. Ex: ao longo dos próximos 5 anos, participaremos da evolução de, pelo menos, 100 mil negócios, entregando educação para todos os pontos da jornada de empresários e empresárias;
  • Valores: os princípios e os comportamentos esperados pelos integrantes da empresa (está relacionado com a cultura da empresa).

Os valores são o que garantem que você vai conseguir alcançar a sua meta definida na missão, sem ultrapassar os limites, seguindo os princípios da empresa. 

Ou seja, a sua meta não deve ser alcançada a qualquer custo, pois há valores a serem respeitados tanto por você, quanto pelos seus colaboradores. 

3- Faça um Planejamento Estratégico (OKR’S)

Como todo processo dentro da sua empresa, é necessário criar um Plano Estratégico focado no crescimento da sua empresa, pois só assim você vai conseguir alcançar essa meta com agilidade e eficiência. 

E por onde começar o planejamento? Pensando no seu Objetivo Global…

Objetivo Global 

O objetivo global nada mais é do que a versão simplificada da visão da empresa. Lembra que a visão é onde você quer chegar? 

Então, vamos resumir isso como o seu objetivo global. Exemplo: quero dobrar de tamanho a cada ano. 

Agora, você precisa mapear os desafios e as oportunidades que a sua empresa tem para chegar nesse objetivo global. 

Para isso, você pode utilizar uma ferramenta muito recorrente em diversas empresas que é a Matriz SWOT (ou FOFA, como é conhecida aqui no Brasil. 

A Matriz SWOT vai mostrar para você 4 fatores importantes. São eles: 

  • Strenghts (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças).

Nós, do Ecommerce na Prática, criamos uma Matriz SWOT para facilitar o seu processo. Você pode baixar gratuitamente clicando aqui.  

Resultado-chave [OKR’s]

O Objectives and Key Results (OKR) é um método de traçar metas e resultados-chave para  verificar se a sua empresa está atingindo todos os objetivos mapeados. 

Para você ter a sua OKR muito bem definida, pegue o objetivo global e divida em 3 partes: faturamento, número de clientes e lucratividade. 

Na prática, funciona assim: se o seu objetivo global é dobrar de tamanho a cada ano e o seu faturamento foi de 1 Milhão neste ano, no próximo você precisa ter estratégias já prontas para conseguir faturar 2 Milhões. 

Então, esse será o seu resultado-chave! 

Para você dobrar de tamanho, é necessário dobrar o faturamento. Logo, sair de 1 Milhão para 2 Milhões é o seu resultado-chave. 

E o mesmo você fará com o número de clientes e com a sua lucratividade. Se você quer dobrar em todos esses pontos, comece a pensar no que deverá ser feito para alcançar esses resultados-chave e, consequentemente, o Objetivo Global.  

OKR’S de Suporte

Em seguida, é o momento de definir as OKR’S de suporte, olhando para os objetivos dos próximos 3 meses. 

Isso porque é daqui que saem os projetos para serem executados, ou seja, o plano de ação. 

Ex: Para conseguir alcançar esses objetivos de 3 meses, é necessário contratar mais pessoas para trabalhar na área de Marketing. 

Se em 3 meses você quiser ter todos os processos da sua empresa otimizados, crie projetos para serem feitos nesse período, selecione os responsáveis por esse projetos e quais serão as atividades dentro deles. 

Esse é um plano de ação completo para você atingir o seu ORK Suporte! 

Leia também: De 15 mil a 800 mil reais de faturamento: como ele alavancou o negócio

4- Gestão do Negócio

Não precisamos nem dizer que a Gestão do Negócio é a base para praticamente TUDO o que foi planejado acontecer de verdade.

E isso inclui a gestão financeira, gestão de equipes, processos… Tudo o que for importante para você conseguir alavancar o seu negócio. 

Para fazer uma boa gestão, é necessário mensurar os dados por meio das KPI’s (Indicadores de performance). 

Só com as KPI’s, você realmente saberá a direção pela qual o seu negócio está caminhando. 

Pois, diferente das outras, a KPI é uma métrica bem mais detalhada, que antecipa possíveis problemas e até ajuda a encontrar oportunidades na área de Marketing. 

Essa é uma forma de você planejar algo para saber driblar algum imprevisto ou algo do tipo. 

E assim, você vai garantir a direção e a execução do seu negócio. Para isso, basta seguir os 4 passos que estão nesse artigo… 

Se você ainda não é assinante do EnP PRIME, corre para ter esse e outros diversos conteúdos disponíveis para você onde e quando quiser. 

EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!

Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados que você nem sabia que precisava… 

Mas agora sabe que precisa!

Inclusive, temos um conteúdo incrível feito pela nossa Social Media, Juliana Neves, onde ela ensina tudo sobre TikTok para empresas. 

No EnP Prime, você terá acesso imediato a:

  • + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • + 200 horas de conteúdo;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Assine o EnP Prime e tenha acesso a conteúdos novos e exclusivos TODA semana:

imagem10-05-2022-18-05-43
imagem10-05-2022-18-05-43

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/dobrar-o-seu-ecommerce-de-tamanho

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram