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4 ideias Criativas para Produzir Conteúdo

4 ideias Criativas para Produzir Conteúdo | Ecommerce na Prática

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Produzir conteúdo é fundamental para qualquer negócio. Isso gera valor, engaja, aumenta o alcance da marca, cria autoridade e… VENDE!

Veja algumas ideias incríveis de como produzir conteúdo abaixo. É algo que pode ser simples e extremamente efetivo, se fizer do jeito certo.

Índice:

4 ideias criativas para produzir conteúdo

ideia do que postar no instagram
ideia do que postar no instagram

(Nota: Cansou de ficar correndo atrás de ideias de publicação que não funcionam de verdade para sua audiência? Confira este ebook GRÁTIS para receber 32 ideias testadas do que postar no Instagram.)

 

1 – Vandal (Email Marketing)

A Vandal é uma loja online que vende camisetas. Esse nicho é extremamente concorrido, com milhares e milhares de outras empresas que vendem produtos muito similares e têm preços parecidos (ou até mais baixos).

Então como se diferenciar no mundo da moda?

Com atitude, é claro.

A Vandal sempre se diferenciou pela forma de se comunicar e de expor suas ideias e suas camisetas, mas o exemplo que eu trouxe aqui é algo bastante interessante:

Em seus envios de email marketing, a empresa coloca um “botão surpresa”. Esse botão leva o leitor para algum vídeo ou conteúdo interessante, não necessariamente produzido por eles.

Eles já enviaram vídeos sobre escalada, esportes radicais, trailers de filmes, ações publicitárias de outras marcas… Ou seja, vários tipos de conteúdo bem diferentes do universo da moda.

Sabe por que isso se destaca? Vou explicar:

Imagine quantas marcas fazem email marketing.

Agora, visualize a caixa de entrada do cliente de todas elas…

Sempre lotada, cheia de propaganda de empresas querendo que o cliente compre, etc.

Agora, imagine o cliente da Vandal.

Ele sabe que os emails que essa marca enviam não querem apenas tirar o dinheiro de sua carteira. Ou seja, não tem o único intuito de vender. A Vandal se preocupa em oferecer um conteúdo de valor sem pedir nada em troca, o que chama a atenção dos clientes.

No email marketing, o título é fundamental para que a taxa de abertura seja boa.

Mas, no caso dessa marca em específico, muita gente acompanha os disparos de email só para ter acesso a esse “botão surpresa” e descobrir qual é o novo conteúdo.

Essa simples ação consegue:

  • aumentar a percepção de valor da marca para os clientes,
  • aumentar a taxa de abertura dos emails
  • e, consequentemente, também multiplica as chances de que o destinatário desses emails decida comprar o que está sendo oferecido.

Pensa no seguinte: quando você conhece uma marca, adora o que ela posta e envia para você, essa marca se torna um destaque na sua mente, certo? E, provavelmente, quando decidir comprar um produto desse nicho, é esta a marca que vai escolher.

É isso que a Vandal e as outras marcas que vamos apresentar adiante fazem. 

produzir conteúdo vandal
produzir conteúdo vandal

Mas como a Vandal escolhe o conteúdo do “botão surpresa”?

Será que o resultado seria igual se os vídeos fossem sobre dança ou algum tutorial de maquiagem?

Posso garantir que não.

Na hora de produzir conteúdo, é fundamental ter atenção à persona.

Os gostos, preferências, interesses, o que a inspira, o que ela gosta…

E é exatamente nisso que a Vandal pensa na hora de escolher o link do “botão surpresa”.

Todo o conteúdo selecionado conversa diretamente com a persona e se conecta com os clientes da marca.

Esse é o segredo do sucesso desse tipo de inciativa.

Como você pode se inspirar nessa ideia

Se você tem um negócio e quer tornar o seu email marketing mais interessante, não precisa copiar literalmente a ideia do botão.

O que você pode aprender com essa iniciativa é que produzir conteúdo não passa apenas por falar dos seus produtos e serviços.

É preciso se conectar com o cliente em um nível mais profundo, entender o que ele gosta de consumir e proporcionar uma experiência incrível.

Tente incluir conteúdo, mesmo que não seja diretamente relacionado ao que você vende, e o engajamento do seu público vai aumentar.

Com isso, as vendas vão começar a ocorrer de forma orgânica.

Se você conseguir entender a sua persona e o que ela quer consumir, verá uma grande mudança.

Ao invés de você ter que convencer seus clientes a comprar, ELES vão querer se conectar com sua marca e consumir seus produtos.

produzir conteúdo
produzir conteúdo

2 – Dr. Macete

É possível produzir conteúdo diferenciado e que dá resultados em absolutamente qualquer segmento.

Até mesmo naqueles que não são conhecidos por serem ambientes de criatividade e inovação.

Um bom exemplo disso é o Dr Macete.

Se você não conhece a história dele, vou te contar aqui:

Dr. Macete é um mecânico de São Paulo que estava com pouco movimento na oficina.

Com o tempo livre, ele passou a fazer vídeos ensinando como realizar consertos e reparos em carros.

Ele passou a publicar esse conteúdo no Youtube e… SUCESSO.

O público adorou os vídeos e hoje o canal já conta com quase 270 mil inscritos.

Incrível, né?

Com essa audiência engajada e a autoridade que sua presença online trouxe, muitas pessoas passaram a procurar o Dr. Macete e levar seus carros para ele.

O movimento na oficina cresceu de forma assustadora e ele até teve que abrir mais um ponto físico.

Ou seja: a ação de fazer vídeos com dicas do dia a dia fez o negócio EXPLODIR sem gastar um centavo a mais para isso.

produzir conteúdo dr macete
produzir conteúdo dr macete

E o mais legal é que essa história ajuda a destruir dois mitos muito reproduzidos que acabam atrapalhando empresários que querem começar a criar conteúdo:

O Mito nº 1: “É muito complicado fazer vídeos”

Se você der uma olhada no material produzido pelo Dr. Macete, vai ver que não tem nenhuma tecnologia de ponta ou aparelhos caríssimos.

Ele usa apenas um celular e, com uma edição bem simples (às vezes até mesmo sem editar), já publica no Youtube.

E os temas de cada vídeo também não são complexos: ele simplesmente se baseia nas dúvidas frequentes de clientes e em dar dicas interessantes para os donos de carros.

Mito nº2: “Vão Roubar Meus Segredos”

Muitos empresários têm medo que a concorrência esteja de olho no conteúdo que produzem para “roubar suas ideias”.

O problema é que esse pensamento faz a empresa “se fechar” e acabar não sendo tão autêntica ou não entregar tanto valor quanto poderia.

E isso diminui o nível de conexão com o público.

Veja só: o Dr Macete ensina a fazer reparos em automóveis. À primeira vista, outros mecânicos pensariam:

“Se eu ensinar o cliente a fazer, ele não vai voltar na minha oficina”.

Mas isso não é uma preocupação para o Dr Macete.

Ele sabe que, ao criar conteúdo de valor, as pessoas passam a confiar nele e a buscar seus serviços.

Talvez até exista uma parcela de autodidatas que resolveram alguns problemas de seus carros sem pagar por isso. Porém, quando se depararem com algum desafio maior, certamente vão procurar o especialista que os ajudou até agora de forma gratuita.

Aliás, a força do canal no Youtube ficou tão grande que pessoas passaram a ir de outras cidades até a oficina.

Isso é uma prova clara de que você não precisa se preocupar tanto em mostrar o dia a dia da sua empresa ou dar dicas que facilitem a vida dos seus clientes.

O valor do conteúdo que entrega está diretamente relacionado ao retorno que o seu negócio terá.

produzir conteúdo
produzir conteúdo

3 – Ecommerce na Prática

Falando em conteúdo gratuito e de valor, vamos a um exemplo “caseiro” aqui do EnP.

O Bruno de Oliveira e toda a nossa equipe está sempre produzindo artigos, posts para redes sociais, vídeos e todo tipo de material para nossa audiência.

Fazemos isso porque sabemos da importância de mostrar para o público o motivo de sermos a maior empresa de educação com foco em Ecommerce do Brasil.

Um exemplo de como reforçar a autoridade ao mesmo tempo em que engaja e gera vendas foi a nossa ação do Dia do Livro, criada pela Ana Clara Magalhães.

A chegada da data foi uma oportunidade de trazer de volta à tona o livro do Bruno de Oliveira, “Crie Seu Mercado no Mundo Digital”.

Foi aí que surgiu a ideia:

Fazer stories com frases marcantes de livros que sempre indicamos por aqui e algumas frases que estão no livro do Bruno.

Todo o material foi produzido no Canva, que é uma ferramenta gratuita e muito simples de usar.

Foram criadas artes com a pergunta: “Quem disse isso?” e duas opções de resposta: “Bruno de Oliveira” ou o autor de algum desses livros que recomendamos.

Ao todo, a Ana Clara passou pouco mais de 1h criando as artes e o conteúdo.

E o resultado da ação foi incrível!

Foram mais de 1000 interações diretamente pelo Stories!

Além disso, diversas pessoas vieram falar conosco pelo direct, querendo saber as respostas e dando feedback positivo sobre a brincadeira.

Isso mostra que o engajamento das pessoas é diretamente igual ao nível de conteúdo interessante que você posta.

Mas o melhor dessa experiência incrível foi que a ação conseguiu trazer dezenas de vendas do livro do Bruno.

O objetivo era apenas engajar e entreter nossa audiência, mas o conteúdo ficou tão bom que trouxe vendas.

Esse é a melhor forma de feedback que existe.

produzir conteúdo ecommerce na prática
produzir conteúdo ecommerce na prática

Como replicar essa ideia no seu negócio

Como você pode ver, produzir conteúdo que engaja pode ser muito simples.

Basta dedicar um pouco mais de tempo para pensar em algo “fora da caixa”, algo que realmente se destaque frente ao que outras marcas estão fazendo.

Tenho certeza de que, se a sua empresa criasse um jogo ou um quiz semelhante, sua audiência também poderia se interessar. É claro que, para isso, você precisa conhecer bem a sua persona.

No caso do nosso exemplo, inserimos um produto em um contexto que foi interessante e atual para o nosso público (afinal, era o Dia do Livro), o que torna a ação muito mais relevante.

Atenção às Datas Comemorativas

Você também pode fazer isso. Fique atento às datas comemorativas e comece a pensar em como produzir conteúdo de valor e que realmente seja diferenciado.

Essas são oportunidades incríveis de dar mais relevância ao seu conteúdo!

Pode ter certeza de que todo o tempo que você gastar pensando nisso vai ser recompensado ao final da ação.

produzir conteúdo calendário
produzir conteúdo calendário

4 – Coca-Cola

O quarto e último exemplo é de uma marca GIGANTE: a Coca-Cola.

Mas, por incrível que pareça, a ideia inspiradora que vamos mostrar aqui pode ser replicada por absolutamente qualquer marca, independentemente do tamanho ou do segmento.

A hashtag “#éboato” foi lançada para responder perguntas frequentes e mitos que circulam na internet sobre a marca. Você provavelmente já ouviu alguns deles, inclusive. E, sabendo disso, a equipe responsável decidiu pegar os boatos popularmente reproduzidos sobre a Coca-Cola e transformar isso em conteúdo.

Ou seja: a Coca-Cola encontrou uma maneira de tornar as FAQs e dúvidas que chegavam até ela pelas redes sociais e canais de comunicação em algo muito mais interessante.

Nesse caso, ao criar uma hashtag, o público se engaja bastante, utilizando-a em redes sociais. Ainda facilita na hora de metrificar os resultados da ação.

Além disso, foi criada uma série de conteúdos para o blog da empresa, que foram extraídos diretamente das dúvidas frequentes.

Essa é uma sacada genial que você pode usar na hora de produzir conteúdo para o seu negócio.

As FAQs e perguntas que você recebe são um material muito rico, de onde você pode tirar ideias e criar conteúdo de valor que engaja, informa, quebra objeções e aproxima o público da sua marca.

Com essa aba no blog, a Coca-Cola consegue responder a perguntas de uma forma diferenciada e ainda constrói valor ao informar sobre especificações técnicas e dar dicas sobre o produto.

produzir conteúdo coca cola
produzir conteúdo coca cola

Comece a agir!

Agora que você viu alguns exemplos de como produzir conteúdo de forma simples e que dá resultado, é hora de começar a se planejar e de agir!

Pense em como a sua comunicação pode ficar mais interessante e, principalmente, pense sempre no que a sua persona quer ver.

Com foco na persona e um pouquinho de proatividade fica bem mais fácil de criar conteúdo de valor e de se diferenciar da concorrência.

Para te ajudar neste caminho de produção de conteúdo para negócios, montamos um treinamento prático que vai te ajudar não só a construir Conteúdo que realmente geram alcance e engajamento para sua marca, mas a criar um planejamento estratégico para divulgá-lo.

Lá, Ana Clara Magalhães e Lucas Lombardi, Heads de Conteúdo do EnP, revelam as estratégias que usamos aqui no Ecommerce na Prática para alcançar mais de um milhão de pessoas semanalmente e faturar acima dos sete dígitos.

Esse é o Treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios.

Saiba mais sobre ele:

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A maior escola de Ecommerce do Mundo.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/ideias-criativas-para-produzir-conteudo

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