Grupo Premier

oBlog GP

4 Formas de Vencer uma Crise Econômica

4 Formas de Vencer uma Crise Econômica | Ecommerce na Prática

Compartilhar62CompartilharTwittarPin62 Compart.

Por mais que a gente tente, existem fatores externos ao negócio que não podemos controlar… e a crise econômica é uma delas. Para evitar que impacte diretamente nos resultados do negócio, existem formas eficazes de se preparar para uma possível desaceleração econômica.

Hoje, ao redor do mundo, é inegável que vivemos um período que pede cautela e estratégias de contenção. Diversas empresas já anunciaram revisão na previsão de faturamento anual e, infelizmente, algumas até precisaram fechar as portas.

Mas esta não é a primeira crise econômica que vivemos. E tampouco será a última.

Ao longo dos últimos anos, com altos e baixos na economia brasileira e mundial, conseguimos entender algumas formas de se preparar para desaceleração. Essas são formas de evitar que seu negócio e você percam dinheiro durante esses períodos.

A partir dessas dicas, com certeza, você será capaz de vencer uma Crise Econômica.

O Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, abriu o jogo no vídeo abaixo e contou sua opinião sobre como o negócio pode sobreviver em momentos de crise. Assista:

imagem05-04-2022-16-04-29
imagem05-04-2022-16-04-29

Participe da Mentoria Ecommerce na Prática. Preencha o formulário de inscrição o quanto antes, restam apenas 15 vagas!

Como Vencer a Crise Econômica

1 – Diminuir a concentração de fornecedores

Diminuir a concentração de fornecedores
Diminuir a concentração de fornecedores

Com o crescimento desenfreado do Coronavírus pelo mundo e, principalmente, na China – epicentro da doença -, a produção de matéria-prima diminui a cada dia e a importação de produtos reduziu na mesma velocidade.

E como isso reflete na economia brasileira?

No Brasil, a maioria das pessoas tem apenas um fornecedor e esse único fornecedor, geralmente, é de origem chinesa. Isso acontece especialmente com quem faz dropshipping.

O resultado é que, em momentos como esse, a economia e situação do país onde concentra os fornecedores impacta diretamente no negócio.

Por esta razão, é importante que a sua empresa não dependa apenas de um fornecedor. O ideal é que você tenha mais opções de fornecedores – de preferência, em outras localidades – e diversifique por produto e por categoria.

Vou montar um breve cenário para você entender do que estou falando:

Imagine que, para repor o estoque com o seu produto estrela, que é responsável por mais da metade do lucro da empresa, você tem apenas um fornecedor para recorrer… E esse fornecedor é da China.

Consequentemente, por conta da disseminação do vírus, o produto não chega na data certa e o seu negócio para também. Você não vende mais.

Neste caso, se você tivesse uma segunda opção de fornecedor mais próximo da região em que mora, provavelmente não teria o mesmo problema.

Isso é válido para qualquer tipo de crise!

Portanto, mapeie outros fornecedores da mesma categoria de produtos, porém de regiões diferentes. Assim, você não vai correr o risco de não realizar vendas em períodos difíceis.

Aqui no EnP, temos um artigo com mais detalhes sobre Como minimizar os impactos do Coronavírus no seu Ecommerce. (Clique aqui e confira).

2 – Diminuir a concentração de produtos

Diminuir a concentração de produtos
Diminuir a concentração de produtos

Outra coisa que costuma acontecer é a concentração de mais da metade do faturamento em apenas um produto ou uma categoria específica.

Isso não é saudável para o seu negócio em momentos de crise.

Esse produto pode sofrer um reajuste alto ou você pode ficar sem matéria-prima para a construção deste produto.

Nessas duas situações, você vai sentir forte impacto nas finanças do negócios.

Então é bom que preveja situações como essa e se prepare.

Diversifique o seu catálogo de produtos, seja na variedade de produtos em si ou nas categorias em geral.

Isso não quer dizer que você tem que investir em um produto totalmente diferente do seu nicho… Busque por algo que tenha ligação, mas que seja uma opção diferente para não depender apenas de um.

3 – Preservar o caixa da empresa

Outro ponto importante para se precaver de situações de crises econômicas é preservar o caixa da sua empresa.

Até o momento, o mercado apostava num momento positivo para os investimentos e muitas pessoas estavam se preparando para isso…

Mesmo que você esteja focado em investimento a longo prazo, recomendamos que não invista durante uma crise econômica.

Afinal, o mercado financeiro está instável e os números variam muito.

Para você ter uma ideia, recentemente a bolsa de valores brasileira paralisou as negociações pela segunda vez na mesma sessão. Esse é o segundo “circuit breaker”, nome que se dá para o sistema que interrompe os negócios automaticamente quando a queda supera 15%.

Isso tudo devido aos impactos do Coronavírus no mercado financeiro global.

Portanto, antes de fazer grandes investimentos, saiba o que está acontecendo no mercado e seja cauteloso. Não se apresse e tome decisões precipitadas em períodos como esse.

Preze pela liquidez do seu negócio, guardando o dinheiro em caixa e esperando a oportunidade certa.

Isso não quer dizer que você terá que dar passos para trás e retroceder o negócio, mas é importante desacelerar os processos de investimento…

Entenda o cenário atual, pois, desta forma, você consegue sair de uma crise mais fortalecido e sem grandes prejuízos.

4- Fluxo de caixa positivo

Fluxo de caixa positivo
Fluxo de caixa positivo

O fluxo de caixa é a média entre as saídas e entradas de dinheiro do caixa da empresa. Em momentos de crise econômica, o fluxo de caixa deve ser prioridade.

Você deve manter um fluxo positivo para ter maior tranquilidade e manter o funcionamento do seu negócio constante (veja aqui como manter um fluxo de caixa positivo)

Com o fluxo de caixa positivo, você terá um ótimo capital de giro para sobreviver nos períodos de crise econômica.

Cresça mesmo em períodos de crise

Eu sei que a situação econômica mundial é desafiadora, mas, com base nessas estratégias, você consegue se manter no mercado sem grandes prejuízos.

E, se você quer ter um negócio totalmente à prova de crise e continuar crescendo em todos os momentos, precisa participar da Mentoria de Negócios do Ecommerce na Prática.

Lá, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, vai estudar o seu negócio pessoalmente e te dar o direcionamento para construir uma base sólida, lucrativa e inabalável.

São apenas 15 vagas disponíveis. Preencha o formulário de inscrição o quanto antes!

QUERO PARTICIPAR DA MENTORIA

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar62CompartilharTwittarPin62 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/crise-economica-dicas-para-vencer

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram