Grupo Premier

oBlog GP

4 dicas para começar a anunciar nos Marketplaces

4 dicas para começar a anunciar nos Marketplaces | Ecommerce na Prática

Compartilhar133CompartilharTwittarPin133 Compart.

Começar a vender nos Marketplaces está no radar de muitos varejistas, mas isso nem sempre se torna algo concreto. Como ainda existe uma desinformação que ronda o universo dos Marketplaces, muitos acham que anunciar seus produtos nessas gigantes é difícil, caro e que não traz o lucro esperado…

O que não é verdade. 

Com isso, iremos abordar alguns pontos para fazer você, lojista, entender a real oportunidade dos Marketplaces e também daremos algumas dicas de como começar a anunciar neles.

imagem30-04-2022-15-04-30
imagem30-04-2022-15-04-30

Garanta o seu Mapa dos Marketplaces gratuito e saiba TUDO sobre os maiores Marketplaces do Brasil.

Por que estar nos Marketplaces?

Por serem ainda uma novidade, os Marketplaces se tornaram os queridinhos do público.

É difícil achar um consumidor que não pesquisa, antes de tudo, nos Marketplaces.

Isso porque esses sites possuem não só uma variedade de produtos extremamente rica, mas também produz promoções relâmpago que enchem os olhos do consumidor, o que acaba tornando essas plataformas os gigantes do varejo online.

Quando você anuncia seu produto em um Marketplace, você passa a ter mais chances de ser visto pelo seu público-alvo. 

Como dito acima, os consumidores primeiro procuram o seu produto lá para depois comparar o preço com outras lojas.

Estar dentro desses gigantes faz com que o seu produto esteja mais próximo do consumidor final e possua maior chance de ter uma conversão. 

Além disso, quando falamos do preço, por estar nos Marketplaces, falamos de poupar.

Isso mesmo: poupar.

Se colocarmos na ponta do lápis os custos e lucros de estar num Marketplace, vemos claramente que o lucro, muitas vezes, supera o custo.

A maioria dos Marketplaces cobra somente uma porcentagem sobre a venda do produto e manutenção da sua loja dentro deste site.

Os demais gastos seriam com Anúncios pagos, que você pode, ou não, investir para que seu produto apareça sempre no topo da página de busca.

Antes de saber como começar a anunciar nos Marketplaces, conheça os 7 Melhores sites para anunciar produtos na Internet (Clique aqui e confira).

4 Dicas para começar a Anunciar nos Marketplaces

Acima falamos um pouco sobre as vantagens de estar em um Marketplace.

Existem muitas outras, mas, agora que você sabe mais da importância de estar nessas gigantes, chegou a hora de saber como você pode começar a anunciar nos Marketplaces hoje.

1- Entender onde está o seu Público e qual Plataforma você deve Anunciar

Quando fazemos um Planejamento com o objetivo de atingir o maior número de público-alvo possível, precisamos primeiro entender onde está esse nosso público.

Isso é definido através de pesquisa de campo, online ou simplesmente com plataformas que analisam os dados de nosso site (como o Google Analytics). 

Agora, vamos supor que o seu nicho é bem específico… por exemplo, uma loja de móveis.

Existem diversos Marketplaces que são justamente para estes nichos e fazem com que o seu produto atinja uma fatia ainda maior do seu público-alvo.

De certa forma, estar nos Marketplaces Nichados é uma vantagem para quem possui uma linha de produtos linear e específica. 

Da mesma forma é vantajoso que você entenda as vantagens de estar nas Marketplaces que não possuem um nicho. Essas são as que mais atraem o público e com certeza são as mais acessadas.

2- Chegou a hora de Integrar com o Marketplace

Nessa hora, você possui algumas opções.

A primeira é contatar diretamente o Marketplace para contratar o serviço e fazer a Integração com seu Ecommerce.

A segunda é contratar um HUB de Integração para que ele faça esse serviço para você.

A maior diferença é que, com o HUB, você consegue fazer a Integração com mais de um Marketplace de uma só vez, o que te poupa tempo e facilita a operação.

Nessa hora, você pode subir os produtos que possui interesse de vender no Marketplace. Alguns lojistas optam por anunciar somente alguns de seus produtos, enquanto outros preferem subir toda a base de produtos… isso vai da estratégia que você quer atingir dentro do Marketplace.

Se você ainda não possui Ecommerce, também pode se integrar com um Marketplace e começar a vender nessas gigantes.

Feita a Integração, chegou a hora de vender!

3- O Cadastro que vende bem

Integrado o Produto, é hora de rever os itens cadastrados.

Alguns Marketplaces possuem uma exigência específica nessa hora, com um modelo que deve ser seguido. Seguir esses modelos não só facilita o seu produto ser aceito sem precisar de uma revisão, como faz com que ele suba mais rapidamente dentro do Marketplace.

Veja algumas dicas para fazer o seu cadastro ter sucesso:

  • Fotos com qualidade e, de preferência, em um fundo branco;
  • O título deve possuir o NOME DO PRODUTO, MARCA e CARACTERÍSTICAS, por exemplo: Smartphone Xiaomi Mi9 64GB Azul;
  • Descrição detalhada, de modo que ajuda no SEO e no ranqueamento do seu produto;
  • Cadastrar os Atributos do Produto, que são itens indispensáveis para o consumidor fechar negócio.

Ter um cadastro bem estruturado permite que o seu produto seja achado com maior facilidade não somente dentro dos Marketplaces, como também dentro das ferramentas de busca online. 

E não se esqueça de colocar o seu produto dentro da Categoria que ele mais se encaixa…

Por mais que a maioria das pessoas façam suas buscas através de palavras-chave, ainda existe uma quantidade enorme de consumidores que navegam pela árvore de categorias, e, se seu produto não for encontrado lá, ele não vai ser visto.

4- Um bom atendimento ao cliente é a chave de tudo

Essa dica deve ser levada para o coração e não deve somente ser utilizada dentro dos Marketplaces, como também em todos os seus canais de vendas. 

Quando falamos que o Atendimento é o que fideliza o cliente, estamos falando sério.

No caso dos Marketplaces, existe uma quantidade significativa de concorrentes que estão “batendo de frente” com você dentro do mesmo espaço de venda. Isso significa que absolutamente tudo que você faz de diferente para tornar o seu cliente feliz te ajuda a se destacar

Alguns Marketplaces levam a sério critérios como: Respostas Rápidas, Avaliação de Satisfação e até a forma que você fala com o cliente nas Ferramentas disponíveis de Contato.

Isso tudo conta como ponto positivo e, consequentemente, faz com que você se destaque de forma orgânica dentro do Site.

É recomendável que você possua uma pessoa especializada para atender a esses clientes vindos dos Marketplaces, justamente para que você passe a manter esse critério muito bem estruturado.

Leia também: Vale a pena vender na Shopee?

5- Dica Extra: Anúncios Pagos

Claro que essa dica não é essencial, mas, caso você tenha a oportunidade de investir em anúncios pagos dentro dos Marketplaces, faça.

Pagar um pouco a mais para ter uma maior visibilidade nas ferramentas de Busca do Site pode te dar em um retorno positivo, uma vez que você ficando no topo da página.

Assim, mesmo não possuindo a melhor das ofertas, pode fazer com que as pessoas cliquem mais no seu produto.

Mas tenha em mente que o que realmente converte nesses casos é ter o valor competitivo, então estude a possibilidade de pagar anúncios somente quando o seu produto está com um preço competitivo.

Com essas dicas você já consegue começar as suas vendas nos gigantes do varejo online e conquistar cada vez mais o seu espaço dentro da internet e dentro da mente do seu consumidor. 

Venda nos Maiores Marketplaces do País

Se você ainda não sabe qual o Marketplace mais adequado para o seu produto, preparamos um Mapa dos Marketplaces com todas as informações relevantes sobre as 17 maiores lojas virtuais do Brasi. 

Nessa lista, você terá acesso a informações, como: comissão média, forma de pagamento, dados requeridos e etc. 

Essas informações serão determinantes na decisão final para aproveitar as melhores oportunidades que os marketplaces podem te oferecer.

Garante o seu Mapa dos Marketplaces gratuito e saiba TUDO sobre os maiores Marketplaces do Brasil.

QUERO GARANTIR MEU MAPA DOS MARKETPLACES

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

Compartilhar133CompartilharTwittarPin133 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/como-comecar-a-anunciar-nos-marketplaces

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram