Grupo Premier

oBlog GP

4 dicas para aprimorar a Jornada de Compra

4 dicas para aprimorar a Jornada de Compra | Ecommerce na Prática

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Já pensou em como aumentar a conversão do seu site? Aprimorar a jornada de compra do seu Ecommerce pode ser uma boa ideia…

A mudança e os desafios no processo de compra são reais, mas com algumas ações é possível facilitar a jornada do seu cliente e, consequentemente, melhorar seus resultados.

A pandemia da Covid-19 já é uma pauta antiga, mas impossível não ressaltar os impactos positivos e negativos causados mundialmente no cenário do e-commerce. Alguns registraram recessão, outros um enorme crescimento de demanda.

De modo geral, foram mais de 13 milhões de novos consumidores no Ecommerce só em 2020, segundo pesquisa da Ebit|Nielsen.

Porém, citando como exemplo o setor de turismo, o reflexo foi percebido por aeroportos fechados e a queda expressiva nas vendas de viagens. Já as vendas por aplicativo, mais especificamente do segmento alimentício, apresentaram um “boom” nos números de pedidos.

Apenas pelo site Mercado Livre, a venda de alimentos cresceu 644% durante a pandemia, de acordo com dados divulgados pelo E-Commerce Brasil.

O comércio vem se restabelecendo, mas sabemos que o processo de compra do cliente sofreu alterações. A pesquisa “CX Trends 2021”, realizada pela Zendesk, empresa de desenvolvimento de software, mostra que 76% dos consumidores afirmam que a experiência se tornou mais importante para eles agora em comparação ao ano anterior. (Fonte: Blog Exame).

As exigências, que antes já eram significativas, passaram a ser cruciais: percepção do produto e/ou serviço, valores transmitidos pela marca, atendimento rápido e prestatividade na resposta são apenas alguns dos fatores que passaram a fazer a diferença na hora da escolha e tomada de decisão.

Índice:

Mas, afinal, o que é a jornada de compra?

Todos os consumidores passam por ela, mesmo que de forma inconsciente e não linear. Para exemplificar, comumente a jornada de compra é dividida em 4 etapas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução; 
  • Decisão de compra.

Cada estágio se tornou mais complexo, exige atenção e, sendo assim, cada estratégia aplicada ou não, pode fazer a diferença para levar o cliente ao tão sonhado objetivo: a compra. 

Uma vez que o usuário migrou ainda mais para o ambiente digital, melhorar a experiência online e estar sensível ao olhar ainda mais crítico e analítico do consumidor não é mais diferencial, e sim imprescindível.

Como melhorar a jornada de compra no meu Ecommerce?

Infelizmente não existe receita mágica e o aprimoramento exige planejamento e dedicação. A boa notícia é que é possível implementar práticas que ajudem a experiência de compra a fluir melhor, facilitando a conversão. Então, vamos às dicas:

1- Faça “benchmarking”

Traduzindo: avalie a sua concorrência. Com a pesquisa e análise de concorrentes, você obtém informações, entende a diversidade do mercado, e se beneficia desses exemplos para aperfeiçoar negócios, processos, comunicação, atendimento, produtos e serviços.

Isso servirá como um ponto de referência para medir e mapear o que outras empresas do setor têm feito, além de proporcionar uma visão mais ampla de como evoluir a sua marca.

2- Analise resultados

Definir KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave em bom português) são dados importantes a serem mensurados, avaliados e acompanhados.

Medir e interpretar resultados gera insights sobre o que é necessário, seja redefinir estratégias, investir em inovação ou ferramentas, implementar melhorias e assim por diante. Na etapa inicial e de entendimento das métricas, o Google Analytics pode ajudar.

3- Avalie o carrinho abandonado – checkout

Ah, o famoso dilema! Em média, 70% dos usuários abandonam o processo na hora de efetuar o pagamento, e cerca de 40-50% dos boletos não são pagos, dependendo do setor, público-alvo, ticket médio, e outros fatores.

Invista em ações via SMS, e-mail, WhatsApp Business e Notificações Push para notificar o cliente e incentivar o retorno ao site.

Ainda é possível oferecer vantagens para que ele finalize a transação e, de quebra, fidelizá-lo. Algumas soluções, como as da Venda Válida, facilitam a interação e o engajamento, melhorando os resultados de conversão.

4- Cuide do pós-venda

O pós-venda é tão importante quanto a conversão final. Manter a comunicação com o cliente, entender se as expectativas dele foram alcançadas e buscar melhorar o atendimento pode elevar a reputação da sua empresa para que seja até mais recomendada.

Mapeie os pontos de contato do usuário com o seu negócio, implemente pesquisas e/ou obtenha feedbacks. Isso gera uma visão mais clara dos processos, principalmente para descobrir o que impacta na performance, além de agregar valor para o cliente. 

Leia também: Como Transformar Visitantes em Clientes

Por fim, para construir uma boa jornada de compra, lembre-se…

O mercado não é constante nem inflexível. Se antecipar e estar atento às mudanças do mercado também faz parte do processo de melhorias e investimentos para sua empresa.

Busque serviços que agreguem a concretização da jornada de compra, intermediando soluções e favorecendo tanto o seu negócio, quanto o seu cliente. 

Conheça o EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!

Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados para te ajudar a chegar mais longe no mundo dos negócios.

O EnP Prime!

No EnP Prime, você terá acesso imediato a:

  • + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • + 200 horas de conteúdo;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Inscreva-se Abaixo e participe Dessa verdadeira REVOLUÇÃO para o mercado:

imagem04-05-2022-12-05-25
imagem04-05-2022-12-05-25

A maior escola de Ecommerce do Mundo.

CompartilharCompartilharTwittarPin0 Compart.

Fonte: ecommercenapratica.com/blog/jornada-de-compra

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram