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11 Estratégias de Marketing Digital

11 Estratégias de Marketing Digital | Ecommerce na Prática

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Levando em conta que boa parte do mundo é totalmente online hoje, as estratégias de marketing digital se tornam cada vez mais essenciais. Não importa o setor ou o tamanho da sua empresa, essa é uma das melhores maneiras de fazer seu negócio crescer. 

E para construir uma empresa de sucesso e gerar receita, você precisa contar com as melhores estratégias de marketing digital.

Mas a pergunta que fica é: quais estratégias são as mais relevantes para os consumidores hoje?

É isso que vamos te mostrar ao longo desse artigo…

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O que é uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital nada mais é que um plano que descreve como sua empresa vai alcançar os objetivos dela.

Uma boa estratégia  de marketing vai definir quais canais e táticas de marketing digital vão ser usadas, além de definir qual parte vai receber mais investimento.

E por mais que os anúncios sejam super importantes, existem muitas estratégias de marketing que vão além dos anúncios e é sobre elas que vamos falar hoje.

Confira 11 estratégias de Marketing Digital que vão além dos Anúncios

1. Busca de Tendências

Avaliar as novas tendências é uma forma de identificar o rumo que os acontecimentos estão tomando.

E saber como identificar tendências de mercado antes que elas se tornem conhecidas pode colocar a sua empresa à frente da concorrência.

Isso porque se a sua empresa conseguir acertar qual será a preferência do consumidor no mais adiante, você terá tempo para se preparar, criar planos de ação de marketing e lançá-los no mercado no tempo certo.

Assim, você consegue ficar vários passos à frente dos seus concorrentes e, depois que a sua marca se estabelecer com sucesso em um território, você terá um diferencial competitivo poderoso.

2. Use o Benchmarking como Estratégia de Marketing Digital

O Benchmarking é uma análise aprofundada das empresas que são referências no mercado, com o objetivo de otimizar os resultados do seu negócio.

Entenda que comparar as estratégias utilizadas pela concorrência com as utilizadas pela sua empresa você fica sempre por dentro do que está em alta e não perde relevância no mercado.

Esse tipo de análise permite que você encontre as falhas no desempenho da sua empresa e possa consertá-las, para oferecer sempre os melhores produtos e serviços ao público.

Não importa qual o tamanho da sua empresa, você deve fazer o benchmarking. Isso porque ele vai evidenciar como está o seu negócio de acordo com outras empresas.

3. Aplicativos de mensagem instantânea

Os aplicativos de mensagens instantâneas, como Whatsapp e Telegram, estão cada vez mais populares para se conectar com as pessoas em geral.

Por conta de serem gratuitos e possibilitarem as chamadas de voz e de vídeo, eles vem se tornando uma maneira fácil e econômica de se comunicar.

Mas é importante que a sua empresa saiba aproveitar os aplicativos para poder se conectar melhor com o seu público, assim, os clientes se sentirão importantes para o seu negócio. 

E como quase todo mundo usa,os aplicativos de mensagens acabam sendo um bom canal para que os usuários entrem em contato com sua empresa com perguntas ou preocupações. 

Como você pode notar, esta é uma excelente oportunidade para sua empresa responder e criar um relacionamento com seu público, principalmente para situações em que o cliente precise de um apoio ou direcionamento maior.

Leia também: 8 Funcionalidades Incríveis do Whatsapp Business

4. Os Pop-ups também são Estratégia de Marketing Digital

Usar pop-ups como estratégia de marketing pode ajudar a sua empresa a impactar o cliente e consequentemente aumentar as suas vendas. 

Eu imagino que você já tenha visto esse recurso em vários sites, durante a sua navegação. O pop-up aparece, normalmente, com uma oferta, com um aviso ou uma notificação para o visitante.

Você pode usar o pop-up para identificar o momento em que o cliente vai deixar o site, oferecendo alguma oferta ou atrativo para que ele permaneça no ambiente e pode ainda aproveitar esse recurso para ajudar a aproximar o lead do momento de conversão. 

Alguns dos tipos de pop-up que você pode usar são:

  • Scroll: esse pop-up aparece quando o usuário rola a página e depois de um determinado tempo de navegação;
  • Timed: esse tipo de pop-up é configurado para aparecer numa determinada página do site ou depois de um tempo específico de navegação;
  • Exit Intent: esse é um dos tipos de pop-up mais inteligentes, pois é disparado quando o usuário está prestes a deixar a página, sem interferir na experiência de navegação;
  • Click: o pop-up aparece quando o usuário clica em uma área determinada do site.

5. CRO

A otimização de conversão, mais conhecida como CRO é uma estratégia que usa um conjunto de práticas para aumentar as conversões do seu site sem precisar atrair mais visitantes, simplesmente por aproveitar melhor o tráfego que as páginas já têm.

Para entender a importância do CRO é preciso lembrar que o tráfego para o seu site, mesmo que seja apenas orgânico, tem um custo.

Ou seja, saber o que fazer com esse tráfego é muito importante para atingir os seus objetivos de marketing e vendas.

O CRO existe para ajudar a sua empresa a garantir que o máximo possível desse tráfego se reverta em vendas ao invés de perder oportunidades valiosas por algum erro durante o processo de conversão.

Mas como qualquer estratégia de marketing, o CRO segue um método. E quanto mais comprometido você for em cada etapa do processo, melhores vão ser os seus resultados.

6. E-mail marketing

O email marketing é uma das estratégias de Marketing Digital mais importantes, por mais que seja desacreditada por alguns profissionais de marketing.

Isso porque ela é um canal direto de comunicação entre você e o seu público. Você pode usar o email para estreitar o relacionamento, fazer a nutrição de leads e gerar vendas.

Um dos principais benefícios dessa estratégia é que você pode segmentar seu público e personalizar suas campanhas.

Por exemplo, você pode criar uma campanha para usuários que compraram um determinado produto ou visitaram uma página específica.

Mas o melhor de tudo é que quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela te dá acesso a uma parte mais pessoal da vida dela, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. 

A partir daí, você pode construir uma comunicação mais pessoal com os seus clientes.

7. Aposte nas Redes Sociais como Estratégia de Marketing Digital

Saber usar as redes sociais como estratégia de marketing digital é uma necessidade fundamental para as marcas hoje em dia. 

Isso porque é simplesmente impossível ficar de fora dos canais mais usados pelas pessoas para interagir com o mundo. 

Dito isso, a sua empresa precisa avaliar quais são as redes sociais que tem mais a ver com o seu produto para então traçar as estratégias e ter melhores resultados por lá.

Isso porque cada rede social tem suas particularidades, públicos, formatos e linguagens e, por isso, oferece diferentes possibilidades de atuação para as empresas. 

Então, é preciso conhecer um pouco de cada rede para decidir qual delas combina mais com a identidade da sua marca para então fazer um planejamento de marketing que se alinhe aos objetivos da empresa.

As redes sociais mais usadas no Brasil hoje são:

  • Facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

8. Ofereça Cupons de Desconto

Uma das estratégias de marketing mais eficientes para chamar a atenção dos clientes é fazer uma campanha de cupons de descontos. 

Ainda existem empresas que resistem a esse tipo de ação, mas é importante pontuar que essa estratégia é muito interessante tanto para atração quanto para fidelização dos clientes.

A ação mais comum com os cupons é a de oferecer um cupom logo após alguma compra. O objetivo desse tipo de ação é incentivar esse cliente a voltar à sua loja por causa da vantagem, ou seja, do abatimento de preço.

Outra forma de deixar essa tática de mercado ainda melhor é oferecer cupons especiais para seus clientes, de acordo com o perfil de cada um.

Esse tipo de ação mostra que a sua empresa está atenta a cada cliente, o que te permite estreitar o relacionamento com esse cliente.

Existe ainda a forma de se beneficiar com os cupons de descontos, chamando a atenção de quem ainda não conhece seus produtos e serviços para o seu negócio.

Você poderá distribuir esses cupons através de empresas parceiras, por exemplo. 

E por falar em empresas parceiras…

9.  Faça Colaboração entre marcas [cobranding]

A estratégia de colaboração entre marcas, também conhecida como cobranding, tem se tornado cada vez mais comum nas estratégias de marketing, principalmente, por grandes empresas. 

Esse tipo de união entre as marcas traz ganhos para as duas partes, além de ampliar a imagem das duas empresas, o que naturalmente vai impactar no aumento das vendas para ambas.

Mas para ter sucesso nessa estratégia, em primeiro lugar, é preciso escolher uma marca que tenha afinidade com o seu negócio e avaliar se essa relação é do tipo “ganha-ganha”.

Uma forma simples para não errar na escolha da parceria é avaliar se o resultado do Cobranding será maior do que o valor das marcas atuando sozinhas. 

Além disso, é indispensável verificar se as marcas estão em um mesmo nível de importância e reconhecimento no mercado. Aí então, é só definir o tipo de campanha que será realizada.

10. Aposte no Marketing de Influência

A cada dia que passa, os influenciadores estão cada vez mais presentes na vida das empresas e dos consumidores e por isso, a influência se tornou uma das estratégias de marketing digital mais procuradas por grandes empresas. 

Mas a verdade é que o marketing de influência funciona em diversos contextos e mercados, ou seja, o nicho da sua empresa certamente tem influenciadores e nanoinfluenciadores.

Por isso, vale muito a pena fazer uma pesquisa para entender como eles podem se encaixar na sua estratégia de Marketing Digital.

Muita gente acha que os influencers são apenas as grandes celebridades da internet, sendo que, na verdade, existem muitos tipos de parcerias que podem ser feitas com pessoas com número de seguidores variáveis.

O segredo para que essa estratégia dê certo está em encontrar alguém que faça sentido para a sua marca. 

11. Jamais esqueça o Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo se concentra em alcançar, envolver e conectar a sua empresa com os consumidores através de conteúdo do interesse deles e por isso é uma das estratégias de marketing digital indispensáveis para qualquer negócio.

Esse conteúdo pode incluir vídeos , postagens em blogs , infográficos e muito mais, o mais importante é que ele agregue valor aos usuários. 

Por exemplo, se você dirige uma empresa que vende tênis, pode escrever artigos sobre o que um iniciante em corridas precisa saber.

Seja lá qual for o seu produto, é possível pensar no tipo de informação que essa audiência procura nos buscadores

Mas é importante frisar que o Marketing de Conteúdo vai muito além de apenas produzir conteúdo para blogs, sites e redes sociais. 

É preciso pensar na maneira estratégica em como distribuir este conteúdo, como aumentar a audiência e como medir os resultados.

Aprenda a Criar um Conteúdo Encantador

Não importa qual seja a sua escolha de estratégia de criação de conteúdo, produza um material para educar e, o mais importante, encantar o seu público com um conteúdo de valor que fique na lembrança das pessoas.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/estrategias-de-marketing-digital

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