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10 Mitos sobre Marketing de Conteúdo e como evitá los

10 Mitos sobre Marketing de Conteúdo e como evitá-los | Ecommerce na Prática

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Marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa para atrair, fidelizar e engajar clientes. É um tema amplamente discutido na internet e, como tal, há vários mitos propagados de forma cíclica. Confira nossa lista para fugir desses erros comuns que podem prejudicar seu Ecommerce:

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo uma das vertentes do marketing. O objetivo é criar textos, vídeos, fotos e todo tipo de conteúdo para impactar o público, aumentar o tráfego e impulsionar as vendas. Além do engajamento, investir nessa estratégia dá autoridade e relevância à marca.

No ramo do Ecommerce, os principais canais são redes sociais, blogs e email marketing. O bom uso do marketing de conteúdo melhora também o posicionamento da loja virtual e agrega valor para a empresa e os possíveis compradores.

No entanto, diversos mitos sobre o assunto se disseminaram ao longo dos anos. Vamos entender mais sobre isso:

Mitos do Marketing de Conteúdo

Mito #1: “Eu sei tudo do assunto”

Muitos empreendedores caem no erro de achar que sabem de tudo. Em qualquer segmento, essa arrogância impede que a pessoa estude e se atualize sobre os assuntos pertinentes ao negócio. Posto que o marketing de conteúdo e suas melhores práticas estão em constante desenvolvimento e novas ferramentas e estratégias surgem a todo instante, é fundamental estar sempre atento às mudanças para alcançar os melhores resultados.

Mito #2: “Marketing de conteúdo é caro”

Ter recursos pode ajudar em qualquer área da empresa. Entretanto, esse tipo de estratégia não necessita de um alto investimento financeiro. A qualidade do conteúdo produzido não está diretamente ligada ao preço. Muitas empresas pagam caro por impulsionamento em redes sociais, por exemplo, mas não tem resultados devido à irrelevância do que publicam. Com criatividade, atenção à persona e conteúdo bem produzido, é possível traçar uma boa estratégia de marketing de conteúdo com baixo orçamento.

Mito #3: “Quanto mais conteúdo, mais vendas”

Somente conteúdo de qualidade gera engajamento e aumenta vendas. Não adianta publicar postagens em profusão se elas não são interessantes para seu público. Isso pode gerar o efeito reverso e fazer seus possíveis clientes pararem de acompanhar sua loja virtual. É melhor investir no famoso “menos é mais”. Assim como divulgar um monte de conteúdo de qualidade duvidosa não dá resultado, a mesma filosofia pode ser aplicada ao tamanho dos textos. Nem sempre um artigo imenso em seu blog vai trazer muitas vendas. Pelo contrário, pode acabar cansando o leitor e o deixando desinteressado.

Mito #4: “Preciso criar um blog”

Ter um blog pode ser uma estratégia interessante para seu Ecommerce. Entretanto, não é a única forma de abordar o marketing de conteúdo. A estratégia deve ser mais ampla, abordando email marketing, redes sociais e todo tipo de canal que puder. O conteúdo da sua empresa não deve se resumir a textos.A interação também deve ser feita através de vídeos, fotos, áudios… Aproveite os recursos que a tecnologia proporciona.

Mito #5: “O conteúdo deve ser apenas sobre minha loja virtual”

É comum que quem está começando no marketing de conteúdo pense que toda a produção deve ser sobre a marca ou os produtos. Não apresentar temas variados e assuntos interessantes aos compradores vai fazer com que percam o interesse rapidamente. O conteúdo produzido por uma loja online deve agregar valor, solucionar problemas, responder a dúvidas… Enfim, o ideal é dar ao público o que ele quer ver, e não apenas o que você quer vender.

Mito #6: “Email marketing está ultrapassado”

A ideia que “as pessoas não abrem mais email” não está correta. Realmente, nem todos que recebem esse tipo de mensagem a abrem, mas isso não significa que você possa ignorar o email marketing. É um canal fundamental para divulgar novidades, conteúdo e vender. Pense na abordagem apropriada e diferencie a comunicação da sua loja online para que os clientes não vejam como spam.

Mito #7: “Marketing de conteúdo é só para gerar tráfego”

Quanto mais visitantes sua loja virtual tiver, maior é a chance de vender. Apesar disso, os benefícios do marketing de conteúdo vão além disso. O objetivo é muito mais amplo. Gerar engajamento orgânico, fortalecer sua marca, se tornar referência, educar o leitor e influenciar a decisão de compra são apenas alguns dos muitos outros pontos a serem considerados.

Mito #8: “Preciso investir no Google Adwords para ter resultado”

O Google é gigante e suas ferramentas são muito úteis. Mesmo assim, seu Ecommerce não precisa ficar escravo do Adwords. Há outras ferramentas e, dependendo da sua estratégia, é possível alcançar resultados até melhores gastando menos. Nas redes sociais, o destaque fica por conta dos anúncios no Facebook e Instagram. Além disso, há o Bing Ads, muito menos procurado, mas que pode trazer um bom retorno.

Mito #9: “Produzir conteúdo audiovisual é caro”

Você não precisa realizar mega produções para ter um bom retorno. Certamente, um equipamento profissional pode deixar o vídeo e as fotos melhores, mas não é o mais importante. É possível produzir conteúdo interessante até mesmo com smartphones e aparelhos do dia a dia. Pense em quantos youtubers alcançaram milhões de visualizações gravando em seus próprios quartos. Sua empresa também pode ter esse tipo de retorno com pouco ou nada de investimento. Tudo depende da qualidade entregada ao público.

Mito #10: “Fazer conteúdo sobre meu negócio é entregar meus segredos”

Empreendedores geralmente têm medo de compartilhar seus planos, ideias e estratégias. Você não precisa destrinchar todas as práticas da sua loja virtual, mas compartilhar conhecimento vai fazer com que as pessoas te respeitem e se interessem. Pense no marketing de conteúdo como uma troca. Sua marca entra com o know-how e, em contrapartida, aumenta suas vendas e a relevância do seu Ecommerce.

Como fazer Marketing de Conteúdo na sua Empresa

Agora que sabe que esses pontos que eu apresentei são mitos, talvez esteja pensando em como aplicar estratégias de Marketing de Conteúdo na sua empresa do jeito certo. 

Acredite: muitas pessoas, hoje, postam simplesmente fotos dos produtos e acham que estão produzindo conteúdo de qualidade. Esse é um dos maiores erros com relação ao marketing de conteúdo que vejo no mercado.

Por isso, convidamos a nossa gestora de Conteúdo e Redes Sociais, Ana Clara Magalhães, e o especialista em copywriting, Lucas Lombardi, para gravar um treinamento completo sobre Marketing de Conteúdo par Negócios.

No treinamento, eles abordam de forma prática o passo a passo para construção de conteúdo de valor nas principais redes sociais do país (Instagram e Facebook). Além disso, abrem o jogo sobre as estratégias que usamos no Ecommerce na Prática para alcançar mais de um milhão de pessoas por semana.

Saiba mais sobre o treinamento:

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A maior escola de Ecommerce do Mundo.

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Fonte: ecommercenapratica.com/blog/mitos-marketing-de-conteudo

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